Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Menos de um quinto das casas brasileiras têm acesso à internet, aponta NIC.br

Cobertura falha exclui áreas rurais e impede que ritmo de adoção de web acompanhe de PCs em 2008, mostra TIC Domicílios 2008.

De diferentes maneiras, a cobertura falha de banda larga no país permeia os resultados da 4ª Pesquisa sobre uso de tecnologias da informação e comunicação do Brasil (TIC Domicílios 2008), divulgada nesta quinta-feira (26/03).

Segundo a pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), 25% dos domicílios nacionais possuem computador, enquanto o acesso à internet foi identificado em apenas 18% delas.

Em números absolutos, o Brasil registrou 60 milhões de usuários de computadores nos últimos três meses de 2008 e 54 milhões de internautas no mesmo período, o que equivale a 38% e 34% de toda a população, respectivamente.

Na comparação em áreas urbanas com anos anteriores, a relação entre a penetração de PCs e conexões domésticas vem crescendo, saltando de 4 pontos percentuais em 2005 para 8 pontos percentuais em 2008, o que indica a incapacidade do mercado de banda larga acompanhar o de venda de PCs.

Por uma mudança nos critérios de medição do TIC Domicílios, que agora inclui áreas rurais, o estudo mostra também a incapacidade de moradores de regiões fora dos grandes centros urbanos de terem conexões domésticas pela falta de cobertura. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    meujoystick (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 11:19 pm

    vou ser franco. acho que o número está elevado demais…

    http://www.perolasdoorkut.com.br/fotos/perolasdoorkut-com-br-2c9a1.jpg

    pense quantos bytes poderiam ser economizados no mundo se esta foto simplesmente não existisse!

    pense quanto tráfego não seria economizado se as pessoas não clicassem neste link.

    até mesmo este comentário que só veio existir por causa desta imagem, um dia ficará esquecido tomando espaço em algum cache da vida daqui há 5 ou 10 anos…

    uma reação em cadeia que consumiu preciosos bytes da minha banda e da banda de várias pessoas… consumirá espaço no HD de vários certamente.

    quantos neste exato momento não estão clicando seus celulares e suas máquinas digitais pelo mundo, ávidos por divulgar suas “peripécias” num site de relacionamento qualquer como se isso tudo tivesse realmente alguma relevância além de servir para compor infinitos e-mails com apresentações tipo “os piores da internet”, ocupando espaço pelos HDs do mundo todo…

    e por aí vai.
    meu ultimo byte gasto com este assunto->.

    Eu mesmo (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 11:21 pm

    Não precisa ir longe do grande centro para ver que o acesso a Internet é um lixo pelo Brasil.

    Aqui no Rio (capital) os links fornecidos pelas operadoras como Oi, Net etc de 1mpbs, 2mpbs etc… Se você atravessar a nossa querida “possa d’água” (baia da guanabara) com destino a Niterói que está apenas 10minutos de distância você só encontrará, se encontrar, os serviços de 300kpbs e 600kpbs e a preços exorbitantes.

    Enquanto acesso a Internet não for considerado um bem de necessidade comum à todos os cidadões essa safadeza vai continuar.

    Eu mesmo (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 11:22 pm

    Não precisa ir longe do grande centro para ver que o acesso a Internet é um lixo pelo Brasil.

    Aqui no Rio (capital) os links fornecidos pelas operadoras como Oi, Net etc de 1mpbs, 2mpbs etc… Se você atravessar a nossa querida “possa d’água” (baia da guanabara) com destino a Niterói que está apenas 10minutos de distância você só encontrará, se encontrar, os serviços de 300kpbs e 600kpbs e a preços exorbitantes.

    Enquanto acesso a Internet não for considerado um bem de necessidade comum à todos os cidadões essa agonia vai continuar.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 11:35 pm

    Estamos falando dos maiores monopólios do setor, Velox, Oi, Net etc…Aqui, no apêndice do mundo, Recife, (algumas pessoas preferem a porção terminal do intestino para se referirem, mas está serve para algo), a Telemar monopolizou tudo, resultado, as piores conexões a preços exorbitantes. É claro que as telefonicas não acompanharam, elas roubam mesmo. E de pobre, não há o que roubar.

    Papa figu (usuário não registrado) em 31/03/2009 às 9:15 am

    UhUUuHuHH

    Grande pesquisa, como se a maioria não soubesse… Pago apenas 150 reais por 300Kbits por segundo, da OI Velox!! Isso aqui no nordeste!

    Enquanto na parte sul os negos pagam 70 reais por 1mb, 2mb ou até 4mb da mesma operadora/provedora de internet.

    Os caras fazem cada pesquisa que vou dizer.

Este post é antigo (2009-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.