Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva Linux 2010: especificações e versão Alpha 1

O Mandriva Linux 2010 Alpha 1 já está disponível nos mirrors públicos, em sua edição Free, com DVDs de 32 e 64 bits.

Vale lembrar que os usuários entusiastas brasileiros da Mandriva estão sempre convidados a mandar para cá cobertura dos lançamentos e novidades da sua distribuição, a exemplo do que fazem usuários de outras distribuições populares no país.

As especificações propostas para a versão 2010 também foram divulgadas, e incluem itens interessantes como:

  • Possibilidade de usar o Moblin como ambiente default em configurações de hardware adequadas
  • Melhorias no menu e tempo de boot
  • Uso da conta “guest” quando necessário
  • Detecção automática de repositórios locais urpmi

e mais. (via blog.mandriva.com)

Saiba mais (blog.mandriva.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Obrigado, Augusto. Eu ia mandar hoje a notícia mas você foi mais rápido. Vou ver se faço a tradução hoje à noite e posto o link aqui

    O Mandriva já não faz mais referência a “Mandrake”, embora o logotipo ainda tenha uma estrela de mágica :-)

    http://www.mandriva.com/enterprise/en/company/press/logo

    Não deixem de contribuir com idéias e discutir as já existentes na página que fizeram para isso

    http://ideas.mandriva.com/en/idees/

    Coloquei a tradução completa da notícia oficial em

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/252/34/

    Após uma sucessão de crises financeiras a MANDRIVA continua mais em pé do que nunca! Não sei se a quase ausência de marketing significa uma política interna mas, como usuário desde 2002, atesto uma qualidade incrível: uso-a em casa e comercialmente e nunca tive qualquer problema. (conheço muitas outras versões).

    Admiro não haver notebooks que saiam de suas fábricas com este sistema tão fácil e prático para o manejo e segurança e com sua capacidade tão grande de reconhecer diversos hardwares. Mas fico satisfeito de ver a cada seis meses um progresso contínuo e constante em cada nova versão.

    Eis o embrião do próximo sucesso!

    Felipe (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 8:11 pm

    Quem precisa de Windows e do Ubuntu quando se tem o Mandriva?

    Conan (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 8:33 pm

    Esses dias eu tentei usar o mandriva, a primeira impressão foi muito positiva. De modo geral, a distribuição funciona bem, más eu acho que eles pecam nos detalhes. Não teve jeito de fazer o virt-manager funcionar com o KVM além de uns outros probleminhas que me incomodaram bastante más que agora eu não lembro quais foram.

    Do ponto de vista do desenvolvimento eu entedo que existem básicamente dois tipos de distribuição: As fortemente patrocinadas por empresas e as que tem uma comunidade de desenvolvedores em volta.
    O madriva linux é patrocinado pela Mandriva, más eu não sei até quando a mandriva vai ter meios de subsistir. O mercado de servidores é dominado pela RedHat e pela SuSe, no desktop a concorrecia da Canonical é muito forte. Eu não vejo como a Mandriva pode ser viável. O produto deles não é ruim, más parece que eles não tem como lutar de igual para igual com outros fornecedores no mercado corporativo, que é onde se ganha dinheiro.

    O Mandriva é um espetáculo. Não estou utilizando-o no momento devido a uma falha no driver de som para o meu note. Às vezes funciona, mas deixa de funcionar de uma hora para outra. Aguardo ansioso pela versão 2010 para retornar para retornar para o bom e velho Mandriva.

    bode (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 9:59 pm

    É mandriva ou nada!

    ShellScott (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 9:59 pm

    Deixei o Mandriva por causa desse bendito KDE4, que não me entra. A versão com Gnome tem problemas com o compiz aqui em casa. Eu queria mesmo é que tivesse um Mandriva XFCE. Aí sim, seria bacana. Será que dá prá instalar um XFCE funcional? Teria suporte?

    Outra coisa que eu queria era a volta do nome original, Mandrake. Mas isso não vai acontecer, claro.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 10:06 pm

    Caro “ShellScott”, já existem há tempos uma versão do mandriva com XFCE. Verifique o link abaixo:
    http://distrowatch.com/?newsid=05191

    Obs: É uma versão mantida pela comunidade.

    ShellScott (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 10:30 pm

    Caro Rodrigo, é verdade. Eu já sabia dessa versão (aliás, está atrasada, porque o Mandriva oficial já está na 2009-1), mas não me interessei porque é mantida pela comunidade, o que é sempre complicado (tô me lembrando do Linux Mint com KDE, que nunca sai nada que preste).

    O que eu queria saber é se instalar o XFCE no Mandriva com KDE4, por exemplo, vai resultar num produto sólido ou se vou ficar com uma espécie de Frankenstein.

    De qualquer modo, obrigado

    ShellScott?

    O XFCE está nos repositórios do Mandriva 2009.1. Procure-o em “Ambientes Gráficos” e o pacote será instalado com todas as suas dependências. Depois é só locar e pronto. Está funcionando perfeitamente!

    Desculpe: não é locar e sim logar novamente.

    Quem nunca usou o Mandriva Linux, nunca usou Linux!
    Tem problemas? Tem, mas 99.9% deles sao os mesmoas q as outras distros tambem infrentam, como os relacionados ao (quase) maravilhoso Pulseaudio.
    Do resto… Mandriva Rocks (menos de marketing :-)!

    Para instalar o XFCE no Mandriva Linux é só instalar o metapacote task-xfce, que irá instalar como dependências todos os pacotes do ambiente.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 8:34 am

    É uma Distro admirável, apesar de não usar, esses dias baixei a versão LiveCD do Mandriva One e gostei do que vii (“O Centro de Controle dele é SHOW!!!”).

    freak (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 9:42 am

    O mandriva tem, sem duvida nenhuma, o melhor centro de controle, painel de controle ou qualquer nome que se de.
    Eu não tive com o mandriva metade dos problemas que tive com o ubuntu. Recentemente até instalei o mandriva com kde4 em um Eee pc 900 da asus. Que, inclusive vinha com uma versão do ubuntu. Tive que tirar a que vinha pq não dava nem se quer pra dar um enter em qualquer alteração que fosse feita. Coloquei o mandriva 2009 e rodou perfeitamente bem, relativamente rapido e extremamente facil de usar. Até me surpreendi.
    Com relação aos problemas de um modo geral é como ja foi colocado aqui: normalmente são os que tem em qualquer outra distro. Isso pode variar dependendo da realidade de cada um, mas para usuário final indiscutivelmente falando é a melhor distro.

    Flavio (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 9:58 am

    @ricardomoc Problema no som e uso intensivo da CPU quase sempre é culpa do pulseaudio, experimente ir no Centro de Controle Mandriva, Hardware, Som, Desabilitar pulseaudio.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 10:22 am

    O ambiente leve default do Mandriva é o LXDE. Mas como o Pinho falou tem o metapacote do XFCE nos repositórios oficiais.

    Felipe (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 10:43 am

    Poxa não sabia que o pessoal sismava com o KDE4, to com ele aqui e to adorando to loco pra usar a versão 4.3 que ja se encontra na beta 2. e pelos screens está mais bonito do que nunca, uma coisa que eu achava difícil de acontecer o KDE4 ficar ainda mais bonito.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 10:49 am

    O LXDE tanto no Mandriva quanto no Ubuntu dão show absoluto em velocidade (sem perder facilidades).

    É uma otimização absurda em uso de CPU e RAM.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 12:55 pm

    Estou com o Mandriva 2009.1 instalado em meu notebook e também no desktop. Realmente esta distro é muito boa, como disseram acima seu Centro de controles é o melhor que existe no reino Linux (simples, poderoso, prático, bem organizado e bonito). Ando tendo problemas com o vídeo em meu desktop (módulo intel i810). Infelizmente tentei consertar seguindo as dicas do wiki do Mandriva mas não deu certo, o computador fica super lento às vezes e também não há meio de assistir filmes. Ah, também estou achando o Mandriva 2009.1 c/ KDE4 um pouco pesado, em meu notebook c/ 756MB de RAM o Fedora 11 c/ Gnome está bem mais esperto que o Mandriva. No desktop nem conto, mesmo c/ 2GB tem hora que parece que travou, mas acho que neste caso é por causa do vídeo…

    Flavio (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 9:13 pm

    @Lauro César
    Meu notebook é um CCE T31, chipset SiS 671/761, Intel(R) Celeron(R) CPU 540@1.86GHz, 880MB RAM, detalhe, a placa de video onboard não tem suporte nativo em nenhuma distro, tive que recompilar para poder usar a resolução nativa, não há qualquer aceleração 3D, e parcialmente 2D.

    Atualmente uso KDE 4, amarok 1.4.10 (KDE 3), opera e smplayer; ocasionalmente firefox e openoffice; ou seja, uma salada de bibliotecas diferentes, e raramente uso swap, o único porem é que o openoffice demora um pouco para carregar, mas isso é normal.

    Uso normalmente o sistema e não sinto engasgos ou travamentos. De que me adianta usar o LXDE ou XFCE se os aplicativos que uso são do KDE?

    As dicas que posso dar são as seguintes:

    1.Se há algum problema com os drivers 3D de sua placa de vídeo, desabilite os efeitos visuais (compiz ou efeitos do kwin).

    2.Desabilite o pulseaudio. Veja um relato do que aconteceu comigo em http://diariolinuxdigital.blogspot.com/

    3.Se não funcionar, use o programa top no terminal e identifique se há algum programa usando de forma anormal a cpu ou memoria.

    Obs. No meu desktop com placa de video Nvidia uso os efeitos do kwin sem quaisquer problemas.

    marcus goncalves (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 10:31 pm

    essa imagem do mandrake fumando tá politicamente incorreta. hehehehe

    Eu (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 1:29 am

    rapá, o mandriva spring one ta perfeito no acer aspire one!

    ficou bonito e funcional!

    Lauro César (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 9:49 am

    As dicas que posso dar são as seguintes:

    1.Se há algum problema com os drivers 3D de sua placa de vídeo, desabilite os efeitos visuais (compiz ou efeitos do kwin).

    2.Desabilite o pulseaudio. Veja um relato do que aconteceu comigo em http://diariolinuxdigital.blogspot.com/

    3.Se não funcionar, use o programa top no terminal e identifique se há algum programa usando de forma anormal a cpu ou memoria.

    Obs. No meu desktop com placa de video Nvidia uso os efeitos do kwin sem quaisquer problemas.

    @Flávio
    Obrigado pelas dicas, vou testá-las quando estiver usando meu desktop… Como estou longe dele não posso afirmar com absoluta certeza mas:
    1- Os efeitos 3D já estão desabilitados
    2- Vou desabilitar, mas parece que meu problema é mesmo com o vídeo e não com o áudio;
    3. Vou fazer isso, mas o problema não parece ser uso de memória ou processador, pelo que me lembro através do gerenciador de processos eu havia visto que tanto um como outro estavam em níveis normais.

    Enfim, acredito que realmente o problema seja com a placa de vídeo. Fedora 10, apresentava riscos e borrões nas fontes tanto no nautilus quanto nas páginas mostradas no Firefox. Esses e outros vários problemas que vejo pipocando por aí (meu computador do trabalho trava o modo gráfico a 2 geraçoes do Ubuntu/Mandriva/Fedora/OpenSuse – Placa VIA S3), mostra, pelo menos para mim, que as mudanças que vem ocorrendo no xorg estão sendo um tanto quanto traumáticas… :(

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 28/06/2009 às 8:47 pm

    Não vou ficar falando de (como todos já diseram) o Mandriva é bom, só mencionar que o som do meu Ubuntu 9.04 trava do nada de vez em quando também, sai só reiniciando o pc. É raro, mas nada que me deixe bolado.
    Na hora de tirar o Windows do pc lá de casa estava em dúvida se instalava o Ubuntu ou o Mandriva… Acabei ficando com o Ubuntu porque é facinho de instalar as coisas. Eu até instalaria o Mandriva pra descobrir (não deve ser difícil, só porque o gerenciador de pacotes [sei la se é assim que se fala - huahuah] é diferente), mas como a família inteira usa o pc não da pra mim ficar fazendo minhas experiências. Mas um dia eu tento. ^^

    falow… =D

Este post é antigo (2009-06-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.