Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux em hardware modesto: TinyCore 2.0

Da cobertura do iG Tecnologia:

“A distribuição Linux TinyCore, uma das menores da atualidade, chegou à versão 2.0 nesta semana. Na lista de mudanças estão novas versões de aplicativos já existentes e atualizações de scripts e ferramentas de configuração que provêem funcionalidade básica.

Mas a mudança mais interessante é uma “versão alternativa” do TinyCore, batizada de Micro Core. Para quem não conhece, a TinyCore faz jus ao nome, colocando um sistema operacional Linux básico com interface gráfica e ferramentas de rede em apenas 11 MB. Eliminando a interface gráfica, o MicroCore consegue ser ainda menor, apenas 7 MB.

Claro que não dá para colocar muita coisa em 11 MB, mas é aí que está o “pulo do gato”: com um sistema de módulos, e vários deles já disponíveis na internet, é possível adicionar mais recursos ao TinyCore e moldá-lo para ser exatamente o que você precisa. Quer navegar na internet com o Firefox? Existe um módulo para isso. Precisa de ferramentas de rede para trabalhar? idem.

Mesmo “incrementado” o TinyCore continua pequeno, e cabe até mesmo naquele velho pendrive de 128 MB encostado no fundo da gaveta. (…)”


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    De tantos Linux que vem surgindo sempre com a mesma conversinha de “voltado para usuários iniciantes” e com “interfaces customizadas” estava mesmo faltando um que preenchesse a lacuna dos micro-linux. Alguém se lembra do DSL?

    sem@email.org (usuário não registrado) em 11/06/2009 às 12:47 am

    O tinycore, pelo menos a versao 1.2, eh um grande conceito. Da para remasterizar “a seco” ate de dentro do Windows. Mas eh aquela historia:

    Quantos bons produtos foram descartados por conta de “especilistas” na midia “especializada” os terem desqualificado.

    A questao eh:

    Se voce tem computadores com poucos recursos e precisa personaliza-los para cada usuario, TyniCore eh a resposta.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 11/06/2009 às 12:59 am

    PS:

    Pretendo testar a versao 2.0 que, surpresa, eh possivel de ser baixada por conecçao dial-up (a unica).

    sem@email.org (usuário não registrado) em 11/06/2009 às 1:05 am

    Ops!!!!

    Eu queria dizer “conexao”.
    Madrugada, vespera de feriado, sabe como eh
    :).

    Niccolas (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 1:44 am

    Vale um cuidado maior ao se pensar no tinycore como distro para pcs antigos. Já que, segundo o fundador do projeto, não é este o foco do projeto. Continua valendo uma lida na documentação, fórum ou mesmo entrevistas dadas a diversos sites sobre o conceito e filosofia da distro.
    Ao que é indicado pelo fundador, o tinycore pretende se desenvolver de um conceito que permita ao usuário um controle total detalhado e de garantida integridade de sessão sobre o sistema operacional. Dispondo de uma utilização limpa e simplificada a cada uso.
    Em grosso resumo, assemelhando-se a um sistema recém instalado a cada sessão iniciada.

    Ref.:
    TinyCore Conceitos
    DistroWatch – Entrevista com o fundador
    Guia do Hardware – Entrevista com o fundador

Este post é antigo (2009-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.