Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linus comenta sobre netbooks, XFS/Btrfs, Windows 7 e troca do KDE pelo GNOME

“Em suas férias anuais na Austrália, Linus Torvalds sempre aproveita para fazer uma visita a linux.conf.au. Lá ele concedeu entrevista para a ComputerWorld. Na entrevista ele fala, dentre outras coisas, sobre o sucesso do processo de atualização do Linux e aspectos relacionados aos sistemas de arquivos, um campo bastante movimentado ultimamente graças ao ext4 e Btrfs.

Torvalds oferece também insights sobre os motivos que o levaram a migrar do KDE para o GNOME, além de compartilhar conosco as suas impressões sobre o Windows 7.”

Enviado por ASF (antoniosfonsecaΘyahoo·com) – referência (antoniofonseca.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 8:14 am

    Linus usando Gnome !? Ele disse que era sistema de idiota….

    É que o KDE 4 consguiu ser tão ruim em tantos aspectos diferentes que ele acabou trocando.
    Pelo que percebi eu não fui a única pessoa que achou o novo KDE um “tiro no pé”. Bom saber…

    Peter Parker (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:05 am

    Ele deixou claro na entrevista ter mudado pro Gnome pq o KDE4 quebrou o que o 3 fazia.

    israroot (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:08 am

    Bom pra ele.
    Pra mim ainda não inventaram um gerenciador de janelas que substitua o KDE.

    luiz (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:16 am

    israroot:
    Bom pra ele.

    Bom para todos que usam linux e podem escolher qual gerenciador de janelas usar.

    Willian Silva (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:19 am

    Alguém aqui esqueceu do XFCE…

    André Machado (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:26 am

    É por isso que o Linus é um cara inteligente.

    Gnome, KDE, Xfce, Windowmaker, Fluxbox … que importa… é Linux!

    Noticia assustadora seria se ele dissesse que compilar o kernel no Windows Vista.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:40 am

    Engraçado. Ele sabia que o 4.0 não era definitivo, que não estava completo e tal e, em vez de instalar em paralelo com o 3.5, fez uma atualização. Acho que ele já queria mudar pro gnome e deu essa desculpa.

    Teen de Taubaté (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:42 am

    Linus não tá sozinho: eu também achei o KDE 4 uma bomba e migrei pro Gnome.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 9:58 am

    @Marcelo:le sabia que o 4.0 não era definitivo, que não estava completo e tal e, em vez de instalar em paralelo com o 3.5, fez uma atualização.

    O problema (pra ele) não foi esse, mas a quebra de compatibilidade. Aliás, todos os desenvolvedores vão passar por isso com o novo KDE, mas vai valer a pena porque as novas APIs são bem mais robustas. Queria ver agora é o pessoal do KDE conseguir atrair mais empresas pra sua API e a performance delas no ambiente Windows.

    dk (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 10:01 am

    Eu vou migrar para o IceWM =)

    O Linus, assim como eu, não queria instalar um KDE paralelo, não suportado pela distribuição, para usar em produção no dia-a-dia dele. Ele foi praticamente obrigado pela sua distribuição a utilizar o KDE4 e provavelmente acabou indo junto com a maré. Eu mudei de distribuição menos “burra” há um ano e uma das razões foi ficar com o KDE 3.5.

    Sempre fui fã do KDE, mas confesso que o “KDE4″ decepcionou. Na verdade, o KDE 4.0 e 4.1 decepcionaram mesmo. Não sei ainda o KDE 4.2, mas acredito que não vá ser uma maravilha ainda não. As promessas do time do KDE sobre o KDE4 só vão se realizar mesmo, acredito eu que a partir do KDE 4.3.

    Mas fico triste com isso, vi um comentário no Slashdot e me identifiquei muito com ele:

    Antigamente, eu adorava zoar do Windows porque quando era lançada uma versão final, na verdade essa versão era a Alpha. Daí chegava o SP1 e virava Beta. Depois chegava o SP2 e finalmente virava a versão “final”. Enquanto isso, no Linux os programas em versão Beta já eram considerados finais/estáveis. Hoje em dia eu não posso mais zoar com o Windows, porque tá acontecendo demais com o software livre :(

    Os motivos do Linus, e a crítica que ele fez, estão na página 5 da entrevista.

    Acho que muita gente está distorcendo o que ele disse. Ele disse que não gostou do KDE 4.0 porque lançaram-no faltando certos recursos (e isso é verdade) e criticou a decisão do fedora (e outras distribuições) terem adotado a versão 4.0.

    Ele não disse que desistiu definitivamente do KDE e muito menos do KDE 4, que é uma série nova de versões. E disse que reavaliará novamente daqui a 6 a 8 meses quando fizer a atualização da distribuição.

    Eu também não gostei inicialmente do KDE 4.0 e concordo plenamente que foi uma má idéia vendê-lo como versão final e, pior ainda, as distribuições linux a usarem como versão default do KDE. A versão 4.2 é que no fundo é a versão 4.0 e não custava nada as distribuições terem colocado o KDE 4 apenas como uma alternativa mas manterem a estável série 3.5 como padrão.

    Mas o projeto KDE está indo muito bem e da versão 4.0 para a 4.1 já houve uma significativa melhora na estabilidade e usabilidade geral e a 4.2, prestes a ser lançada, promete acabar de implementar os recursos que faltaram na 4.0. Acredito que em menos de um ano a série KDE 4.x será tão estável e rica de recursos quanto a série 3.x e com vantagens graças à reestruturação geral, ao uso do Qt 4 e ao fato do projeto já permitir um uso multiplataforma.

    Eu aposto que o Linux vai voltar para o KDE em breve :-)

    Peter Parker (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 10:28 am

    Manoel Pinho, e custava o próprio time do KDE ter chamado a 4.0 de alfa, a 4.1 de beta? Ou seja, lançar como 1.0 realmente a versão completa e funcional?

    André Machado (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 10:32 am

    Noticia assustadora seria se ele dissesse que compilar o kernel no Windows Vista.

    Reza a lenda que as séries 2.2 do kernel podiam ser compiladas no MS-DOS sob o Borland C ou Turbo C. Li isso em algum lugar, acho que no FTP do kernel.org, mas acredito que não seja mais possível.

    miranda (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 10:57 am

    Realmente a distro que usa um WM ainda em fase de teste como padrão não é lá muito confiavel. Nada contra o Fedora, acho uma excelente distro mas nem ao menos disponibilizar o KDE 3.5.x como WM opcional isso sim que foi um tiro no pé (melhor: pesoço).
    Agora fica tudo mundo churumingando colocando a culpa no KDE por cagadas dos outros. Ainda bem que nem a opinião de “Linus” me influencia…..

    Acho que se o KDE4 não tivesse entrado como padrão em boa parte das distros ele não teria evoluído de forma tão fantástica em 1 ano apenas. Com mais gente pra testar, menos bugs o programa vai ter. Vide a MS distribuindo um beta do Windows de graça para qualquer um testar (eu peguei também, mas não vou submeter manualmente nenhum bug report :-).

    Os alemães são metódicos e muitas vezes mal compreendidos. Podem criticar a vontade, mas a idéia dos caras vingou. Vocês acham mesmo que o Gnome teria evoluído tanto em tão pouco tempo? Eu duvido.

    “Fase 1 do Plano de dominação do Desktop completada, passar para a próxima fase” :-P

    frank_w (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 11:35 am

    pois eh, ja faz um ano que lançaram o kde4 e nem o kaffeine ou k3b apareceram…

    Eh… o kde4 precisa se aperfeiçoar muito ainda. A cada login, uma surpresa, nunca se sabe o que vai acontecer.

    O kde 3.5 é completo,funcional, e cheio de recursos. O gnome é simples, amigável, prático e funcional. O kde 4 é moderno.

    Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 11:39 am

    O motivo específico da troca é bem detalhado na entrevista, infelizmente muita gente só lê os títulos. Linus não queria trocar de distribuição e foi forçado a usar o KDE 4.0, pois não havia pacotes do 3.5 na distribuição dele. Esse release foi realmente marcado como para desenvolvedores apenas, o primeiro (e necessário) passo dolorido no caminho para o desenvolvimento de algumas novas idéias para o desktop. Eu mesmo, apesar de desenvolver para o KDE, continuei usando 3.5 na maioria das máquinas “de produção”, e no PC da minha mãe :)
    Eu considero o 4.1 um pouco melhor, mas sempre soubemos que apenas o 4.2 ou 4.3 estaria pronto para a maioria dos usuários. Não é à toa que distribuições como o Debian e Slackware ainda oferecem 3.5 como padrão: esta linhagem tem cinco anos de estabilização e trabalho.
    O 4.2 é bastante bom, considero este release pronto para ser usado por todo mundo que usava 3.5. Deverá estar disponível esta semana, testem e depois digam o que acharam.

    Henrique Lechner (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 11:56 am

    é um tanto quanto estranho Linus Torvalds usando GNOME sendo que ele havia dito uma vez que gnome é sistema de idiotas.por criticar o sistema com que lidavam com o desenvolvimento do gnome

    um dos grandes problemas do linus é que ele não pensa antes de falar/escrever algo.ele mete pau e não está nem ai se por acaso ele possa estar exagerando nas palavras

    considerando o que ele falou seria como se ele estivesse se chamando de idiota por trocar de WM.

    muitas vezes ele esta correto,o porem é que não tem censura em suas palavras que acabam gerando conflito entre os usuarios

    sou usuario GNOME,e eu nunca gostei do KDE 3(primeiro WM de linux que conheci),e começei a gostar um pouco do kde4 devido ao seu excelente QT4,que é otimizado.

    o que ele quer fazer é dar um alerta aos desenvolvedores do KDE,mas acho que ele deveria ir com um pouco mais de calma nas palavras

    Fellype (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 12:01 pm

    Até onde eu sei, o KDE4 ficou mais leve que o 3 devido ao fato de usar a Qt4, a qual é mais leve que a 3 (me corrijam se eu estiver errado).
    Pois bem, se eu fosse desenvolvedor e tivesse um tempo de sobra, eu faria um fork do KDE3 fazendo ele utilizar as bibliotecas da Qt4. Assim, teríamos um KDE com todas as funcionalidades e recursos do 3, com a leveza do 4.
    Eu, particularmente, ficaria muito feliz se algo assim acontecesse. Mas também ficaria muito contente se no KDE4 tivesse uma opção de ativar recursos do 3. Talvez o Linus gostasse disso tb…

    cristo (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 12:17 pm

    @Peter Parker a questão disto foi o fato de mesmo o time KDE avisando que iriam focar todo o desenvolvimento numa nova versão ninguém levou a sério, neste caso muito dos desenvolvedores nem estava participando do projeto e inclusive aplicações como k3b nem estavam sendo portadas, por esta razão eles tiveram que lançar como stable sabendo que ainda estava muito instável com o objetivo de atrair desenvolvedores, mesmo que ouvessem críticas e pelo visto a iniciativa funcionou muito bem, tanto é que do kde 4.0 para o 4.1 foi uma evolução brutal e o 4.2 terá como principal foco apenas as correções que ficaram ausentes da versão 4.1, no caso ~3580 bugs, dos quais ainda restam ~1805 bugs a serem corrigidos e quando for lançado vou fazer o upgrade do 4.1 para o 4.2 com toda certeza.

    Mas espero realmente que todos os programas sejam portados para o novo kde para assim me livrar das dependencias do kde 3.

    Ei !!! Alguém disse IceWM ??? Pois eu adoro ele, e agora em conjunto com o PCManFM e o idesk, é muito fácil montar um desktop leve e funcional. Nesse caso menos é mais !!!

    Alguns motivos PESSOAIS (por favor, é apenas uma opinião pessoal) porque prefiro usar o KDE, inclusive o KDE 4.1, ao Gnome:

    - O diálogo de seleção de arquivos/diretórios do Gtk+ é horrível e até agora não há sinais de melhoria

    http://people.redhat.com/otaylor/fosdem2003/file-selector.html

    Uso o firefox por default mas odeio toda vez que vejo o diálogo de arquivos dele… Comparem com os de outros sistamas/ambientes

    http://insanecoding.blogspot.com/2007/03/file-dialogs.html
    http://insanecoding.blogspot.com/2007/04/file-dialogs-take-2.html

    - Não gosto também do nautilus como gerenciador de arquivo e muito menos do famoso modo espacial dele (sei que dá para mudar isso).

    http://lwn.net/Articles/78355/

    E também não gostei inicialmente do Dolphin como gerenciador de arquivos do KDE 4

    http://www.kde.org/announcements/4.0/applications.php

    porque não gosto que me escondam nada nos gerenciadores de arquivos e tratem os diretórios como pastas com ícones dentro. Sou do tempo que pastas se chamavam diretórios e dos Xtree Golds e Norton Commands da vida e sempre gostei de ver a estrutura em árvore de todo o filesystem.

    Felizmente o KDE 4.1 trouxe de volta a visão em árvore para os saudosistas como eu

    http://arstechnica.com/open-source/news/2008/03/kde-4-1-to-bring-back-konqueror-tree-view-other-goodies.ars

    O que eu acho que o Linus quis dizer no fundo no passado sobre o Gnome não era que ele era um sistema para idiotas, mas que tratava o usuário como idiota ao esconder opções e detalhes.

    http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=05/12/13/1340215

    A melhor aceitabilidade do Gnome foi que por causa da licença GPL e não LGPL do Qt no passado empresas como a Red hat e a Canonical adotaram o Gnome como ambiente default nas suas distribuições e com isso capricharam mais em detalhes de usabilidade do ambiente distribuído com o Fedora, Ubuntu e derivados diretos.

    Na minha experiência pessoal eu vejo que usuários vindos do windows, pelo menos aqui no Brasil, sentem-se mais à vontade num instante inicial num ambiente KDE do que no Gnome, talvez pela maior similaridade no posicionamento do menu e barra de tarefas, dos diálogos e gerenciador de arquivos e outros detalhes. Tanto que o Kurumin (o antigo), famoso por ser o preferido dos iniciantes no linux, usava o KDE e nunca ouvi falar mal dele por causa do ambiente gráfico escolhido. O Gnome sempre teve uma pequena inspiração no MacOS nos pequenos detalhes como posicionamento das barras e menus e talvez por isso tenha tido maior aceitação inicial nos EUA e não na Europa.

    Cleverson (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 1:26 pm

    Ele teve que decidir se ele era um idiota ou um irresponsável. Não deve ter sido fácil.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 2:48 pm

    Pelo jeito a maioria aqui não leu a entrevista. Ler somente o título, pricipalmente na notícia do Slashdot, leva a pensar algo completamente errado.

    Primeiro, Linus claramente diz que testou o KDE 4.0, que nunca foi recomendado para uso geral. As Distros que saíram correndo atrás de algo novo, de forma irresponsável e a conta caiu pro pessoal do KDE.

    O KDE 4.1 teve muitas melhorias, principalmente na estabilidade. Fica realmente faltando aplicativos com versões específicas para a série 4.

    Segundo que na entrevista o Linus fala que achou o KDE4(.0) ruim, mas entende que praticamente refizeram todo o KDE para poder desenvolver melhor e evoluir a plataforma.

    E lá ele elogia o nível de avanços que o KDE vem alcançando e cita que o GNOME parece precisar de uma mudança radical e então pode acabar passando por problemas parecidos de compatibilidade e estabilidade.

    O Aaron Seigo, do KDE, escreveu a respeito da entrevista e repercuções:

    http://aseigo.blogspot.com/2009/01/choices-and-punishment.html

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 2:48 pm

    “Repercussões” e não “repercuções”.

    Mim burro :S.

    joaquim nabuco (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 2:58 pm

    Dane-se qual ambiente o Linus prefere, cada um usa a que quiser. Mas aposto que tem um monte de fanboy escroto que vai mudar pro Gnome só pq “o tio Linus usa Gnome”.

    “Pra mim ainda não inventaram um gerenciador de janelas que substitua o KDE.”
    “Bom para todos que usam linux e podem escolher qual gerenciador de janelas usar.”

    KDE não é um gerenciador de janelas…

    “pois eh, ja faz um ano que lançaram o kde4 e nem o kaffeine ou k3b apareceram…”

    Eu uso de boa o k3b no kde4 (com bibliotecas qt3). E prefiro o mplayer ;) De qualquer forma, ambos são extragears, não fazem parte da distribuição semestral do KDE.

    —-

    O problema foi por que o Fedora não fornecia mais pacotes do KDE 3, o Linus estava inteiramente ciente do KDE 4. Foi falta de opções.

    E olha que a comunidade do KDE tá dando um enorme puxão de orelhas nessa distros que enfiaram o KDE 4.0 goela a baixo mesmo quando os próprios desenvolvedores estavam alertando contra isso.

    Wlanger (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 3:15 pm

    É bem fácil de entender: O Linus quis experimentar o gnome antes que o projeto vire fumaça…

    eldarion (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 5:20 pm

    Eu estou a usar o ArchLinux já com o KDE 4.2 final (graças ao KDEMOD) e tenho que dizer que é muito bom!!! Usei o kde3 até á uma semana atrás porque o kde4 ainda era bastante instável, mas agora migrei por completo.

    Tenho que dizer que o KDE continua a ser aquilo que sempre disse que era: o desktop mais avançado do mundo.

    miranda (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 5:24 pm

    Manoel Pinho em 26/01/2009 às 1:11 pm

    Alguns motivos PESSOAIS (por favor, é apenas uma opinião pessoal) porque prefiro usar o KDE, inclusive o KDE 4.1, ao Gnome:

    Parabens Manoel, concordo com voce em grau genero e numero. Esse estilo quadradão e cinzento do Gnome com cara de windows 95 é feio mesmo. Poxa, será que não dá pra as janelas de dialogo se adequarem ao ambiente? Dói nas vistas ver esses dialogos em GTK no KDE. ( Vem logo Firefox em QT!!!!)

    cochise (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 6:22 pm

    1º – Como todo mundo disse o KDE 4.0 nunca foi recomendado para produção pela equipe KDE. A usabilidade só melhorou depois da 4.0.4, e particularmente só tomei a decisão de instalar para uso diário a partir da 4.1.2

    2º – K3Be Kaffeine NÃO são desenvolvidos pela equipe KDE. São aplicativos EXTRAGEAR que tem um calendário próprio de lançamentos, assim como o Amarok, que só ficou pronto a por volta da 4.1.3.
    Alguns aplicativos extraguer como o Ktorrent se esforçaram para migrar logo de plataforma, mas o puxão de orelha sobre os dois exemplos dados deve ser endereçado às equipes de cda aplicativo, e não à equipe KDE.

    3º – A última versão da série 3.5, a 3.5.10 foi lançada, se não me falha a memória perto da versão 4.1, o que mostra que apesar do ramo 4.x estar sendo desenvolvido a equipe KDE suportava e recomendava continuar com a 3.5.

    4º – Nunca tive um crash com aplicativos 3.5 rodando em 4.X. Todos os problemas que tive foram da série 4 que era demasiado instável. Aplicativos da série 3 ainda são plenamente compatíveis, estáveis e funcionais mesmo rodando sobre kde 4.

Este post é antigo (2009-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.