Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamentos: KyaPanel 2.2~2 (ex-JeguePanel), Resulinux 3.0 Beta2, Linux antiX em português do Brasil

Resulinux 3.0 Beta2 Liberado: “A distribuição brasileira Resulinux foi uma das primeiras do mundo à desenvolver sistemas de otimização de processos no boot abandonando o velho RC-SYSVINIT em troca do TexasFlood-SYSVINIT(criado pela equipe). Hoje em dia é comum ver várias distribuições de outros paises otimizando seus processos de boot de diversas maneiras, mas no tempo em que o Resulinux começou, aqui no Brasil, isto era raro e pouco reconhecido. Hoje a distribuição liberou sua terceira Release de testes, o beta2. Para quem não acredita que esta é uma das distribuições mais rápidas do mundo, vale a pena baixar e instalar no HD. Apesar de usar KDE4, seu sistema de otimização permite que rode em máquinas antigas com apenas 128 mb de ram + swap. E o melhor de tudo é brasileira!” [Enviado por Luciano Andress Martini (bluespower_777Θhotmail·com) - referência (linuxhard.org).]

Linux antiX em português do Brasil – ajudem a testar!: “O linux antiX é uma distribuição baseada no Mepis (c/ repositórios compatíveis c/ Debian) feita p/ computadores antigos, ou seja, consome pouca memória. No entanto ele é bem completo. Ele é recomendado p/ quem tem pcs c/ RAM à partir de 128 MB e há uma versão ‘base’ que é apropriada p/ pcs c/ ainda menos memória. Por experiência própria, digo que ele é muito estável, tem toda a opção dos repositórios do Debian e, pra ser sincero, num computador mais novo é muito rápido. Foi lançada uma versão p/ teste ( http://www.mepisimo.com/antix/Test%20releases/ – pegar a nº2, antiX-M8.2-test2.iso ) c/ suporte ao português do Brasil. Ao iniciar o pc pelo cd, teclar ‘lang=br’ p/ que ele entre no live-cd localizado em pt_BR e p/ teclado abnt2. Peço que quem puder instale-o (3 GB disponíveis no disco é suficiente) e recomendo vivamente isso p/ quem tiver micros antigos. Embora essa seja uma versão de testes, ela pode ser usada sem problemas visto que as novidades se encontram principalmente nas localizações. O fórum dele é apenas em inglês e o tópico do lançamento é esse http://antix.freeforums.org/antix-m8-2-test2-available-for-testing-t1745.html . Se alguém tiver uma pergunta e não souber inglês, poste-a aqui que eu traduzo. Observações: ele não suporta processadores AMD K-6. No live-cd a localização dos programas fica em português de Portugal, mas passam a pt_BR após a instalação. Página inicial: http://antix.mepis.com/index.php/Main_Page (inglês) http://antix.mepis.com/index.php/Spanish (espanhol) Capturas de tela em http://yfrog.com/15korstropx” [Enviado por Sérgio Brandão Cipolla (secipollaΘgmail·com) - referência (antix.freeforums.org).]

Nova versão do KyaPanel: “Esta é a versão mais testada do KyaPanel em todos os tempos. Nós desenvolvemos nosso próprio software Q&A (Quality & Assurance) para testar todas as suas funções. Nesta versão nós testamos somente as funções do módulo de Gestão de E-mail sem incluir as funções de integração com Zimbra e eGroupware, apesar disso é um imenso passo do KyaPanel na direção da qualidade total. Todas as distribuições suportadas – Red Hat, Fedora, CentOS, Debian e Ubuntu – com cada uma das bases de dados – OpenLDAP, MySQL e PostgreSQL – foi testada. Muitos erros foram corrigidos, em especial com as bases de dados SQL. Portanto, se você tem o KyaPanel instalado usando MySQL ou PostgreSQL nós recomendamos fortemente que você se atualize para esta nova versão. Uma das novidades desta versão é o aumento considerável nas variáveis substituíveis que podem ser usadas nas mensagens de retorno. Agora são sete opções por mensagem para permitir mensagens muito mais personalizadas. De qualquer forma não deixe de dar uma olhada no ChangeLog publicado na área de download. Finalmente, nós desenvolvemos dois novos scripts para configurar o Postfix e o Courier de forma automática. Eles estão disponíveis no diretório scripts/conf e funciona em todas as distribuições suportadas. Esses scripts ainda não estão disponíveis pela interface. Nós queremos que eles sejam muito bem testados antes disso. Então é isso. A equipe de desenvolvimento do KyaPanel espera que vocês gostem.” [Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·biz) - referência (kyapanel.com.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 2/06/2009 às 2:48 pm

    Não estou gostando nada dessa coisa de juntar vários tópicos em um só. Fica meio aflitivo de ler e, se for comentar, a gente tem de dizer a qual deles o comentário se refere. Quer dizer: a gente perde tempo.

    Mas o blog é do Augusto, ele faz o que achar melhor.

    tenchi (usuário não registrado) em 2/06/2009 às 3:00 pm

    se esqueceu de colocar na categoria odpc (uma distro por criança) rsrs

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 2/06/2009 às 9:04 pm

    KyaPanel uns dos melhores senao o melhor projeto de software livre brasileiro. Excelente!
    Parabens a voces!

    Abs, fiquem com Deus!

    Mosoli (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 11:45 am

    ObS: A respeito de distribuicao para micros antigos, tive um experiencia unica e vou compartilhar aqui agora! Na minha empresa tenho uma rotina de controle de produção onde necessito apenas do navegador para trabalhar (tenho um servidor web rodando).

    ” Eu poderia instalar o win98, mas cae entre nos aquilo não é sistema operacional, entao pensei vou instalar um linux aqui, vou matar 2 coelhos, ficarei livre dos virus, e vou dar uma melhorada no desempenho dessa reliquia ”

    Tenho um note antigo aqui na empresa que esta para essa funcao (somente navegador para trabalhar) até por que o micro não é muito bom (para epoca foi um grande avanço) se trata de um note com 128RAM – Processador(nao me lembro o modelo mas é um p3, bom é isso que estava na etiqueta) 175Ghz HD 30G. (tem até drive de disquete)

    Detalhe muito importante esse micro estava funcionando com windows xp, entao tive alguns problemas com o conficker na rede e tive que formatar algumas maquinas. Inclusive esse note do que estou falando agora.

    Tentei instalar varias dritrib. Como “Kwort 2.2″ ” Damn Small 4.4.10″ “Kurumin Lighit” “Molinux Zero v1.0″ “Debian 4″ por incrivel que pareça nenhuma dessas drist conseguiram resussitar o micro. (com execao do debian que iniciou seu gnome mas ficou uma carroça)

    Por mais incrivel ainda somente o windows XP conseguil o que nenhuma distrib que eu citei acima conseguil (com execao do debian que iniciou seu gnome mas ficou uma carroça). Nosso ruim/bom windows xp SP2 levantou o note, (que nesse instante se enconta em producao) claro que o micro leva quase 3 min para iniciar completamente, mas mesmo assim ele inicia e faz bem o seu trabalho, coisa que nenhuma das distrib que citei mesmo prometendo resussitar maquinas antigas nao conseguiram.

    Parece uma piada. Acredite eu senti isso na pele!!!

    Entao lendo o br-linux me deparei com o arquigo “Linux antiX em português do Brasil – ajudem a testar!:” Agora a minha duvida é sera que a nosso “Linux antiX” realmente funciona (claro que é uma versao para teste)???

    E outra coisa que mer pergunto aqui, com essa decepção que tive será que nosso querido linux é tao rapido assim? (talvez fui pouco persistente, mas é que nao tinha 1 mes para testar qual iria funcionar ou nao, precisava de resultado)

    Bom pessoal é isso qualquer coisa… estarei no meu msn mosoli.comercial@hot… a disposição.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 1:30 pm

    À respeito do Resulinux: Ele não deve ser executado no Virtualbox!!!!

    Texas flood, não é compatível com esta tecnologia. Você pode testa-lo usando um live-dvd ou pendrive.

    @Mosoli

    Testa o debian lenny mas nao instala a interface grafica (“ambiente desktop”) via assistente de instalacao da distribuicao. Instala só o base mesmo. Depois do sistema instalado baixa o xorg, gdm e o gnome-core, que um é “gnome pelado”, sem nada mesmo.
    Uma vez o gnome instalado, instale o browser, no debian é o swiftweasel que, na pior das definicoes, é um “mozilla modificado do debian”.

    Tenta ai, deve ficar bem mais rapido.

    Abs, fica com Deus!

Este post é antigo (2009-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.