Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançamento do Compiz Fusion 0.8 e o futuro do projeto

“Compiz fusion chega a sua versão final 0.8,dentre as novidades se pode destacar melhor suporte ao gnome 2.24 e kde 4.2,novos plugins,melhoria na estabilidade e muitas correções. será utilizado nas próximas distribuições como Ubuntu 9.04 e Fedora Core 11. Agora o projeto entra em sua nova fase. o compiz fusion se chamará compiz++ e será totalmente reescrito em C++, trazendo a separação do composite e OpenGL em camadas distintas,novo designe de plugins dentre outras novidades”

Enviado por Henrique Lechner (hlechnerΘgmail·com) – referência (phoronix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Petter (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 2:09 pm

    Muito interessante esse projeto, especialmente pela baixa necessidade de hardware em relação a qualidade de efeitos que proporciona ao desktop.

    tadeu (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 2:17 pm

    Eu acho que é um projeto falhado: não roda direito em qualquer distro, há uma quantidade enorme de otimizações possíveis no menu ( o que é tremendamente confuso), causa travamentos, complica som & vídeo (pelo menos no Mandriva, que eu sei), enfim, não é prá qualquer um.

    Rogério Garcia (RoG.) (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 2:50 pm

    Vamos esperar que comecem a pensar na estabilidade e usabilidade, e não apenas em firulas desnecessárias.

    Henrique Lechner em 23/02/2009 às 2:56 pm

    @tadeu
    realmente para algumas placas de vídeo o compiz fusion não se comporta perfeitamente como deveria,gerando imperfeições, alguns problemas,instabilidades.

    no meu caso uso nvidia,com o driver oficial.e já há muito tempo tenho o compiz rodando em minha maquina 100%,estável,sem bugs,desde que foi lançado a ultima versão que eu usava (acho que 0.7.8) tive uma estabilidade incrível,tanto que muitas vezes consigo rodar jogos com o compiz ativo,como Unreal Tournament 2004,pois as vezes esqueço de desabilitar o compiz.

    porem em um onboard intel aqui em casa já não consigo as mesma façanhas,gerando problemas com bordas de janelas,um pouco de instabilidade e outros bugs pequeno.

    infelizmente os drivers disponíveis para nós usuários não estão tão bom quanto deveriam

    Paul (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 3:29 pm

    DesignE? o_O

    @Paul
    apenas um erro de digitação que se passou despercebido por mim

    Luiz (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 4:19 pm

    Gosto muito do Compiz e das firulas que ele proporciona. Fica muito mais divertido usar o Desktop desta forma e sem falar que deixo os usuários do W(R)indows de boca aberta. Projeto excelente !!!

    tenchi (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 5:22 pm

    Em relação ao “peso” talvez esteja “pau-a-pau” com o aero do Windows vista, já que o mínimo que este exige é uma placa com 64MBs de RAM (embora não seja a memória que determina o desempenho). Com o compiz 64MB (uma nvidia, ati ou intel) é o mínimo que se pode ter, embora já tenha visto rodar em geforces 2 com 32MB (e roda até bem!). Assim normalmente quando falamos de requisitos mínimos no Windows significa que aquele mínimo é o suficiente para a coisa funcionar, mas dificilmente alguém conseguirá usar (os req mínimos do winXP são um proc com 233Mhz e 64MB de RAM, mas hoje em dia com menos de 256MB você não consegue fazer o bicho funcionar. Mesmo assim o Windows XP ainda se dá bem muitas vezes em questão de desempenho que o Linux (uma distro recente, como o Ubuntu 8.10) se vc pegar uma máquina mediana de alguns anos atrás (sei lá, um athlon 2000 com 512MB), mas aí estamos tratando um sistema de oito anos atrás com um de menos de um ano…

    Quanto à estabilidade, o compiz hoje está mil vezes mais estável que há alguns anos, quando ainda estava no começo e não existia nem compiz fusion ou beryl…

    Hugo (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 5:41 pm

    Com os efeitos de composite nativos do Kwin do KDE4, quem precisa de compiz++, Fusion ou seja lá o que for?

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 8:39 pm

    Olha Hugo, para quem usa somente KDE os efeitos do Kwin do KDE4 estão perfeitos, mas se a pessoa usa Gnome o Xfce?.
    Os efeitos do Kwin parecem fluir melhor do que os do Compiz, acho que devido a serem nativos e não um mutunte(compiz no KDE 3.5.X) que tenta se integrar ao Desktop, já os do Compiz se integram bem melhor no Gnome(pelo menos no Ubuntu funciona legal).

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 23/02/2009 às 9:23 pm

    Provavelmente é a minha placa de vídeo, mas o Compiz funcionou BEM melhor aqui do que o KWin.

    nacionalista (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 2:08 am

    Acho que o autor da noticia se equivocou na tradução.
    Na verdade o projeto não passara a se chamar compiz++. O compiz++ é um BRANCH do compiz original, e ja existe!
    Ele sera reitegrado com o projeto original e o bolo todo vai continuar se chamando simplesmente COMPIZ.

    Eles só vão fazer o merge dos projetos. Por favor corriga a noticia.

    Rafael (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 9:41 am

    Tambem acho que esse Compiz é um projeto completamente falho.

    Quando a Microsoft anunciou as novidades do Windows Vista a galera do Linux já deu um jeito de fazer alguma coisa parecida e lançaram as pressas todo instável e cheio de bugs. Ou melhor, o projeto existia e tava abandonado, colocaram um monte de programador pra tentar fazer alguma coisa que prestasse.

    Eu ate acho legal a ideia, mas se os proprios usuarios sao contra uma possivel unificacao de desktops, qual a vantagem de fazer um projeto como esse que veio inicialmente suportando so o Gnome e a implementacao do KDE foi feita nas coxas, travando todo o desktop e com a maioria de efeitos nao disponiveis? Concordo que hoje pode ate ser que esta melhor, mas nada como o KWin do KDE 4.2.

    E ainda tem a questao da customizacao. Voce instala o Compiz Fusion e cada distribuicao tem um jeito diferente de customizar os efeitos. No Ubuntu 8.04 ou ate mesmo o 8.10, voce manda habilitar os efeitos, mas se quiser customiza-los tem de instalar uma ferramenta adicional. No Fedora a mesma coisa, mas a ferramenta é outra, e assim por diante. No caso do KDE 4.2 nao importa qual a distro, se voce tem o desktop instalado, todos os controles serao sempre iguais.

    Resumindo, eu nao gosto do Compiz por ter sido essa zona que sempre foi. Era Compiz, veio Beryl, uniu virou Compiz Fusion, agora esse Compiz++, e nada de melhorias verdadeiras…

    Daniel (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 9:52 am

    Conforme o comentario acima… a ferramenta é a mesma, a unica coisa que muda é o nome do pacote!!! E isso sempre varia de dist pra dist…

    a proposito… a ferramenta é o Compiz Manager

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 12:06 pm

    habilitar, customizar?
    Eu hein…

    Rafael (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 1:25 pm

    Sim… habilitar e customizar… No Gnome do Ubuntu quando voce inicia, clique com o botao direito do mouse no desktop, e va na ultima opcao… Tem uma aba sobre esses efeitos… La voce pode escolher o set de efeitos que quer no desktop ou desabilita, e quanto a questao de customizar, o que quis dizer seria pedir propriedades de cada efeito, por exemplo o desktop cube… Se voce quiser girar o cubo sem ter de ver aquele fundo preto, nao seria possivel definir um background sem uma outra ferramenta, alias, nem cube rotation voce nao tem sem essa ferramenta… Isso seria um dos exemplos, para esclarecer o que quis dizer com customizar, e eu nao mudaria a palavra porque de certa forma, ao mudar uma propriedade de um efeito, voce estaria customizando ele.

    @nacionalista
    tens razão foi um erro de minha tradução.peço desculpas a todos por esse enorme deslize,apesar de não influenciar tanto. o compiz++ fará parte do compiz e não como eu havia noticiado.

    mas não tenho o poder de modificar a noticia,cabendo ao augusto ou algum outro integrante do br-linux.

    grato pela correção

    MaxRaven (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 6:37 pm

    “Quando a Microsoft anunciou as novidades do Windows Vista a galera do Linux já deu um jeito de fazer alguma coisa parecida”

    Cara, de boa, melhor se informar mais, a ideia original disso tudo é muito, mas muito antes do Vista, e partiu da SUN (se não me engano) e era só um cubo bem simples para alternar entre as diferentes areas de trabalho, era bem tosco, mas serviu de incentivo para os caras começarem, sem contar que o compiz começou como uma experiencia, nem quem começou esperava que ele ia ser tão popular, muito por canta do outro projeto não ter “pego” logo após ser lançado.

    Eduardo Gurgel (usuário não registrado) em 24/02/2009 às 10:36 pm

    “Cara, de boa, melhor se informar mais, a ideia original disso tudo é muito, mas muito antes do Vista, e partiu da SUN (se não me engano) e era só um cubo bem simples para alternar entre as diferentes areas de trabalho, era bem tosco, mas serviu de incentivo para os caras começarem, sem contar que o compiz começou como uma experiencia, nem quem começou esperava que ele ia ser tão popular, muito por canta do outro projeto não ter “pego” logo após ser lançado.”

    Melhor que falar:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Project_Looking_Glass

    Rafael (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 5:42 pm

    Se for pra voltar as origens, isso tudo comecou com a Apple entao.

    E mesmo que tenha comecado com a Sun, isso facilitou a vida do usuario? Desde de quando o Looking Glass eh algo usavel? So se for no seu universo. Alem de ser pesado, os ajustes pra fazer isso rodar sao bastante complicados para end-users.

    Eu nao uso Windows Vista, mas nao me venha com historia e mimimi. A empresa que deixou esse tipo de tecnologia acessivel ao usuario foi a Microsoft e fim de conversa. Embora a Apple ja vinha com N conceitos parecidos, isso nunca foi acessivel a termos de custo.

    Uso openSUSE com KDE 4.2 e me serve muito bem, trabalho com Unix e conheco muito bem a evolucao desse tipo de tecnologia, voce nao precisa me dizer, mas de qualquer forma eu agradeco.

    cristo (usuário não registrado) em 26/02/2009 às 11:32 am

    Como foi dito acima o compiz começou ccomo um experimento, no caso um prótótipo, sendo o primeiro a fazer algo que faz e que influenciou muitos outros projetos atuais nas distros, mas ainda assim gosto pacas do KDE4 com seus efeitos nativos e muito do WindowsMaker, gostaria que o mesmo ficasse ainda mais leve.

Este post é antigo (2009-02-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.