Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado primeiro RC do novo Slackware 13

Enviado por Grupo de Usuários Slackware do Pará (guspaΘslackwarebrasil·org):

“Estamos bem próximos de um novo Slackware. Após as últimas novidades na distribuição e os primeiros indícios do novo Slackware 13, eis que surge o primeiro release candidate da nova versão.

De acordo com o SlackBlogs:

O desenvolvimento do Slackware 13.0 está encerrando e o Pat decidiu congelar atualizações subsequentes (a menos que surja uma falha de segurança ou problema de regressão) e marcou as atualizações de hoje como Release Candidate 1.

” [referência: pa.slackwarebrasil.org]

Slackware Linux 13.0 chega ao estágio RC1: “Foi anunciada a chegada ao estágio de Release Candidate 1 na distribuição Slackware Linux. Embora a lista de coisas a fazer ainda não tenha sido completada, a maioria dos pacotes foi “congelada” e só devem receber alterações caso encontrem problemas de segurança ou incompatibilidades futuras com os outros softwares que ainda serão alterados até o lançamento da versão 13.0. O que já pode ser adiantado é que trará o KDE 4.2.4 como desktop padrão e kernel Linux 2.6.29.x.” [Enviado por Josan Neves (caminhandolivreΘlinuxmail·org) - referência (caminhandolivre.wordpress.com).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    eduardo (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 7:58 am

    até q enfim KDE 4 com o Slackware :)

    É, estou usando o current desde sempre há muito tempo e não tive poucos problemas até agora em atualizações. Está rodando redondo.

    Mas… o KDE4 ainda está muito cru para substituir o KDE3 no slack. Explico: o Koffice, mesmo sendo 2.0.1, ainda é uma versão em desenvolvimento. O k3b nem se fala. O amarok2 comigo está com uns bugs engraçados, que embora não impeça seu uso, enchem o saco.

    Ah sim, e parece que finalmente o Xfce ocupará o lugar do KDE no slackware, já que está muito mais polido que o colega, mesmo não sendo tão completo.

    Sou fã do KDE, mas ainda falta muita coisa. Mas tomara que o Slack se dê bem com ele.

    Ah sim, o linux 2.6.29 é aquele com o diabo da tasmânia. Adoro o bichinho no demorado boot do meu computador :-)

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 9:28 am

    Cara, em tempos de Debian , Ubunto e CentOS…

    Alguem ainda usa Slackware ?

    Moisés (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 9:43 am

    Eu usava até 2 meses atraz, estou com o ArchLinux agora, e estou gostando muito, principalmente pelos repositoris para 64 bits, que tem uma gama enorme de programas para esta plataforma, que não era o caso do Slackware, inclusive o http://www.slack.eu nao possuia pacotes para 64 bits deste do anuncio do current 64. Por este motivo nao uso mais o Slackware.
    Mas digo: Foi muito bom enquanto durou.. excelente distro.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 9:48 am

    @Dyego

    Muita gente ainda usa Slackware, principalmente quem não suporta Debian/Ubuntu e CentOS. Eu uso CentOS diariamente como desktop e servidor, mas gosto muito do Slackware, sendo que já foi minha distribuição mainstream. Não julgue a ninguém, faça esse favor a humanidade.

    Marcelo Andrade (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 11:23 am

    Numa escala de estabilidade e confiabilidade, certamente há um primeiro time com Slackware, Gentoo e os BSDs à frente dos demais (*Buntu, Fedora e cia).

    Se certamente há, então certamente será fácil para você apontar onde estão os dados comparativos objetivos e atualizados que demonstram isso quanto às distribuições mencionadas.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 12:03 pm

    “O amarok2 comigo está com uns bugs engraçados, que embora não impeça seu uso, enchem o saco”

    Pow, será que só eu não tenho problemas com ele? Em tudo que é distro funciona normal. OK, teve época que só abria a infos da wikipédia em EN (mas até prefiro) e alguns scripts não funcionavam direito (geralmente gambiarras que eu usava 1 ou 2x e nunca mais, mas usava), mas o programa em si ia normal.

    Agora, pelo que li em fóruns mundo afora, o pessoal não está nem um pouco preocupado com o KDE, até pq a maioria que usa ele no desktop já vinha usando o current a muito tempo, no linuxquestions por exemplo a preocupação é se vai vir com o Firefox 3.5 kkkkkk

    willian firmino (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 12:27 pm

    O Slackware 13 esta ficando ótimo muito bom mesmo com a mesma estabilidade e segurança de sempre, muito rápido por sinal estou usando ele no desktop 32 bits e em um notebook acer aspire 3100 com hd 160 4g de ram versão 64 bits e o kde4 tem se comportado muito bem um ponto para o kontact que tem organizado minha vida o amarok comigo nunca deu problema e fica ativo quase o dia todo e rodo neste notebook eclipse, mysql, netbeans etc…

    PoolS (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 1:53 pm

    O Slackware para mim sempre foi referência de simplicidade e estabilidade. Espero que perdure por muito tempo ainda!
    Porém hoje eu me dedico ao ubuntu que realmente soube cativar e mostrou todo o poder do Gnome, o qual venho admiriando mais do que o Kde4.
    Torço para que o kde 4.x possa me convencer um dia a voltar para o slackware!

    Até mais!

    Luís Antônio (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 2:13 pm

    Vida longa ao Slackware!!

    Fellype (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 4:10 pm

    Legal!
    Embora esta atualização seja boa pra eu poder eliminar a duplicidade das bibliotecas Qt, acho que daria pra esperar mais um pouco pra já vir com o KDE 4.3.

    Em relação à opção por usar Slack: não tenho nenhum problema com as outras distros. Sempre que possível, instalo uma ou outra pra dar uma olhada. Usei o Ubuntu por bastante tempo, experimentei o Mandriva, OpenSUSE, Gentoo… mas, retornei ao Slackware. Motivos: leveza (eu usava um pII233 até uns 9 meses atrás) e simplicidade (pra mim o Slack é simples, e olhem que eu não sou nenhum expert). Depois que aprendi a criar pacotes então… aquele problema de baixa disponibilidade de binários se foi. Só tem alguns aplicativos GTK que ainda me dão trabalho.

    BrZ (usuário não registrado) em 5/07/2009 às 3:45 pm

    No geral meu sistema ficou mais rápido com a 13.rc1. Estranhei muito a nova interface (KDE4) no início, mas a adaptação foi menos complicada que havia pensado. Ainda sinto falta de algumas funcionalidades no KDE4, mas prefiro que os desenvolvedores mantenham suas atenções na estabilidade.

    Acho que algumas pessoas vão ‘apanhar’ um pouco do HAL para configurar dispositivos periféricos. O ‘xorg.conf’ foi quase extinto, mas algumas opções só são reconhecidas quando adicionadas ao arquivo de confifuração do X (ex: minha placa de vídeo é reconhecida como AGP2x, e necessito especificar manualmente ‘AGPMode 4′ na seção ‘Devices’). Como as soluções já estão bem documentadas, uma rápida busca resolve, mas é bom já ir se preparando e pesquisando como configurar, no HAL, teclado/mouse/etc.

    Se você não gostar do Tux disfarçado (no boot), dê uma olhada em ‘/drivers/video/logo’ nas fontes do Kernel. Altere os arquivos ‘logo_linux_clut224.ppm’, ‘logo_linux_clut224.o’ e ‘logo_linux_clut224.c’. Você pode copiar os arquivos de outro Kernel recente e sobrescrever (backup antes). Particualarmente, prefiro o velho Tux.

Este post é antigo (2009-07-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.