Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o G:Standard 3.0.rc01 (2.9.90)

Enviado por Flavio de Oliveira (flavosΘterra·com·br):

“O Projeto GoblinX tem orgulho em anunciar a segunda edição do próximo G:Standard. O G:Standard 3.0 rc 01 (2.9.90) está lançado. O G:Standard é a versão original do GoblinX lançada em outubro de 2004 com o simples nome do projeto e posteriormente chamada como GoblinX Standard. Para demover dúvidas dos usuários a distribuição passa a adotar o mesmo critério de nomenclatura e se torna G:Standard.

O GoblinX Standard no passado trazia cinco gerenciadores de janelas e suporte a cinco idiomas, entretanto o G:Standard passa a ser a distribuição especialmente confeccionado em torno do KDE, único desktop incluído, e, por questões de tamanho limitado, traz no livecd apenas o idioma oficial (inglês). No futuro a distribuição que substituirá o G:Standard na reformulação do projeto não mais será livecd e sim um livedvd. Os usuários brasileiros devem baixar o pacote de língua portuguesa para o KDE porque somente os locales que já estão inseridos nos pacotes estão presentes.

O G:Standard é distribuído como uma imagem ISO para CD. Baixe a ISO, queime a imagem com seu favorito programa para gravar cds e inicie o computador a partir do cd-rom. Você deverá checar se a BIOS de seu computador inicia antes pelo cd-rom do que pelo disquete, e poderá, se preferir, testar o G:Standard antes em um CD-RW, mas o ideal é utilizá-lo em um CD-R. Não se esqueça de checar o md5sum antes de queimar o cd. Se vocẽ desejar usar o G:Standard em pendrives ou outros dispositivos USB, melhor baixar a versão compactada no formato ZIP. Depois basta descompactar a imagem zip na mídia (USB) e usar um dos comandos encontrados na pasta boot, bootinst.bat, para usuários do Windows e mídia formatada em FAT32, bootinst.sh, para usuário de Linux e mídia formatada em FAT32, ou liloinst.sh para mídias em outros formatos. Após usar esses comandos o dispositivo USB estará preparado para iniciar (bootável).” [referência: goblinx.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-08-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.