Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado Mono 2.2 com estréia de Mono.Simd

“Foi lançado no dia 14 de janeiro de 2009 o Mono 2.0. Segue detalhes do blog de um desenvolvedor do projeto (brasileiro, inclusive) e link oficial.”

Enviado por Elvis (elvisΘgmail·com) – referência (kumpera.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 9:47 am

    Tem algo de errado com a notícia, o título diz Mono 2.2 mas o corpo diz 2.0…

    s (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 12:15 pm

    De novo assunto sobre essa tranqueira de mono. aff.

    me (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 3:53 pm

    Que tem uma qualidade de código interno superior a Python e Ruby …

    é 2.2.

    Não sei, não programo em mono, mas me parece que c# é uma boa linguagem e que o mono tem mostrado uma evolução incrível nos últimos anos. São passos realmente largos.

    O que me incomoda mesmo é a cara de Windows que os programas em .net tem quando no mono… Nossa, parece rodar programas no wine… :-) (e aquele esquema de .exe e .dll?).

    cristo (usuário não registrado) em 21/01/2009 às 11:01 am

    @Tenchi o motivo disto é que mono utiliza o mesmo conceito de execução do Windows, no caso o modelo Portable Executable, faz um certo tempo que estudei sobre este modelo, mas tem explicação por sua utilização no .net (compatibilidade por sistema).

    Mas se tratando do mono e da tecnologia .net tenho de admitir que é anos luz a frente de Java, além de C# ser uma linguagem completa, a própria idéia do Mono é impressionante, como eu queria que o pessoal da sun pegasse algumas idéias da maquina virtual do mono, pois pelo menos se acabariam com os problemas de pacotes e outras frescuras que existem em Java.

    Enquanto a sun adotou a idéia de JIT o pessoal do .net adotou a idéia do JIT mais opcodes, que resulta numa compilação nativa de acordo com o uso não necessitando recompilar o código toda vez quando se é utilizado e isso resulta numa enorme diferença se compara com Java, meu sonho é que um dia o pessoal da sun resolva reaproveitar estas idéias e melhorar a tecnologia Java, ou mesmo que o pessoal do Mono possa converter toda tecnologia java a usar o Mono como runtime.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 21/01/2009 às 11:17 am

    @Tenchi a aparência da aplicação depende exclusivamente do toolkit gráfico utilizado. Isso não é um problema exclusivo do mono.

    Uma aplicação feita com WinForms (o toolkit de GUI do .NET) terá o laf do windows. Isso é o esperado, não é nem uma questão de skinning.

    Agora se for feita usando Gtk#, ela estará usando o mesmo toolkit do GNOME e irá se integrar perfeitamente com o ambiente. O Tomboy é um ótimo exemplo disso, se não avisarem, ninguém lembra que é escrito em C#.

    O mesmo pode ser feito para o KDE usando o Qyoto, porém é um projeto que infelizmente não tem o carinho necessário. Bindings com C++ é uma área na qual o mono ainda peca – não que outros ambientes façam muito melhor.

Este post é antigo (2009-01-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.