Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


khtml2png – “screenshot” de página web inteira, via linha de comando

O khtml2png é uma ferramenta interessante para quem precisa guardar ou divulgar imagens mostrando o conteúdo completo de páginas da web: ele monta o equivalente a um screenshot de uma página web inteira (seria uma pageshot?), não importando o seu comprimento (ou largura).

Eu usava extensões complicadinhas do Firefox para esta mesma função, mas o khtml2png parece ser bem mais amistoso. Só que obtê-lo ainda não é tão amistoso: aparentemente ainda não há pacote pronto nos bem supridos repositórios da minha distribuição, então vou ter que compilar pessoalmente – qualquer dia desses. (via thedailyubuntu.blogspot.com)

Saiba mais (thedailyubuntu.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só para dizer que existe um complemento similar para o Firefox chamado de ScreenGrab onde pode salvar uma página inteira exatamente como é mostrada no formato png ou jpeg.

    çichárpi (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:19 am

    E eu que fiz um programa para Windows, Linux e OSX para fazer captura de como as páginas são renderizadas no IE, Firefox e Safari? Não sei que fim deu essa coisa porque não era projeto open-source…

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:19 am

    Ele disse que usava uma extensão complicada, complicada só se ele usava outra extensão, pois com a extensão “ScreenGrab” salvo toda a pagina ou parte dela em formato de imagem (png, jpg) com apenas 3 cliques de mouse.

    Agora se isso é muito complicado pra ele, é outra “estória” (história com “e” mesmo).

    miranda (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:48 am

    Extremista é fogo, prefere ficar digitando linhas de comando a ter que dar 3 cliques no mouse.
    Isso é pra se mostrar mais “esperto” e que quem usa mouse é preguiçoso, que faz tudo na “unha”, é macho e outras besteiras mais se se lê por ai.

    Thiago (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:52 am

    “Agora se isso é muito complicado pra ele, é outra “estória” (história com “e” mesmo).”

    Ou talvez ele simplesmente não gostasse do fato de ter que carregar a velha gorda ocupando várias dezenas de MB de RAM (aka firefox) só pra tirar uma “pageshot”

    Sim, darkstarfire, a extensão que eu usava era outra, chamada Page Saver. E achei o khtml2png bem mais simples do que ela, especialmente pela maior facilidade de automatizar o processo, tirando “pageshots” em horários específicos sem precisar abrir as páginas no navegador interativamente.

    Quanto ao “extremismo”, não acho que digitar comandos no terminal seja necessariamente melhor que realizar tarefas pela interface gráfica. Pelo contrário: interfaces gráficas bem feitas facilitam muito a minha vida. Mas isso não quer dizer que eu acredite no oposto, que seria a abolição da interação pelo terminal mesmo quando ele oferece uma boa solução para o meu problema.

    Thiago (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 11:59 am

    Extremista é fogo, prefere ficar digitando linhas de comando a ter que dar 3 cliques no mouse.
    Isso é pra se mostrar mais “esperto” e que quem usa mouse é preguiçoso, que faz tudo na “unha”, é macho e outras besteiras mais se se lê por ai.

    Claro, pra que usar uma ferramenta pequena, leve, prática, simples, desenhada para fazer uma coisa e fazer bem feito, se podemos abrir o nosso todo-poderoso firefox, instalar mais uma extensãozinha e fazer a mesma coisa, não é mesmo?
    A filosofia UNIX que se dane, KISS que vá pro inferno. Adotemos “overkill” como nosso nome do meio…

    çichárpi (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 12:20 pm

    O medo irracional da linha de comando é prejudicial aos profissionais de TI. Tem gente que passa 35 minutos fazendo algo em uma interface gráfica só porque acha que linha de comando e scripts são coisas de nerd fanático por Linux. Aí você, na maior boa vontade, faz um script que economiza 2 horas de trabalho por dia. O sujeito dá aquele olhar esquisito do tipo “seu nerd”, dizendo: “Ah, mas é linha de comando!”.

    josedasilva (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 12:31 pm

    Que críticas mais deslavadas, só porque o negócio é por linha de comando. Sem contar que quem criticou não lembrou que um utilitário desses é muito bom pra ser integrado com outras soluções. Por exemplo um site que mostre thumbnails de vários outros, ou algo do gênero. Como você faria esse tipo de integração com uma extensão de Firefox?

    Renan (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 1:24 pm

    Extremista é fogo, prefere ficar digitando linhas de comando a ter que dar 3 cliques no mouse.

    Agora faz isso com uma lista de, digamos, 50 sites. Vamos ver quem resiste ao clica-clica-clica-clica?

    Bremm (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 12:34 am

    @ Renan

    Chegaste ao ponto. Scripts são servem para substituir o trabalho que temos às vezes, e sim para facilitar tarefas enfadonhas.

    Claro que existem os desocupados que querem fazer um “H” para o chefe e passam o dia todo criando arquivinhos *.mht ao invés de fazer algo realmente produtivo e deixar que o computador seja escravo do usuário, e não o contrário.

    @ Thiago (ou para quem está de saco cheio do Firefox)

    Falando em s/velha/sogra/ gorda, alguma novidade substancial nos navegadores que usam webkit? Até ia sugerir o Augusto ou outra pessoa que tenha know-how para fazer um comparativo do que se tem hoje em matéria de navegadores baseados nessa plataforma. Eu uso o Midori e o Liferea, mas não me considero imparcial (ou suficientemente capaz) para tal tarefa.

    Thiago (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 10:19 am

    @ Bremm
    Já usei o midori, e pra falar a verdade não achei ele tão leve assim não.
    No momento, estou utilizando o uzbl (significa alguma coisa em alguma daquelas línguas do leste europeu…), mas talvez ele seja um pouco, como vou dizer, hardcore demais pra muita gente. Questão de gosto, pra falar a verdade. O melhor a fazer é dar uma olhada em http://www.uzbl.org :-)
    ps: o liferea não é um agregador rss?

    Bremm (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 5:08 pm

    @ Thiago

    Obrigado pela rápida resposta! Vou testar esse “uzbl” e ver como ele funciona.

    Com relação ao Midori, a única coisa que me irrita nele (e que é pelo visto relacionado ao Webkit, pois o Liferea tem esse mesmo comportamento) é ficar fazendo “flush” para o disco o tempo todo. Exemplo: ao arrastar as bordas da janela para redimensionar, a impressão que se tem é que o HD está sendo “moído” (o que o pessoal chama de “disc thrashing” — parece que está debulhando-se mesmo).

    Comentei sobre o Liferea, pois além de ser um agregador de rss ainda tem a opção de abrir as páginas em uma aba dentro da janela dele, sem necessitar um navegador externo.

    Hoje fiz uma coisa inusitada: recebi uma tabela por e-mail que estava em formato mht. Com preguiça de pesquisar alguma solução que não envolvesse a instalação de um plugin extra no Firefox, abri o arquivo com um editor de texto e vi que dentro dele a tabela estava em algo próximo de html. Renomeei o arquivo de mht para html e abri ele no Firefox. Para minha surpresa, a tabela (bruta) estava lá. Foi questão de copiá-la e colar o conteúdo da mesma numa editor de planilhas.

    Jairo (usuário não registrado) em 1/08/2009 às 10:07 pm

    Uma ótima e interessante opção é digitar aviary.com/ antes da url. O site aviary cria uma imagem da página. Sem precisar instalar nada em lugar nenhum. A dica integral está no lifehacker (em inglês).

Este post é antigo (2009-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.