Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Justiça proíbe menores de ir a LAN Houses em cidade de SP

Os jovens de Ilha Solteira, cidade a 650 quilômetros de São Paulo, estão proibidos por decisão judicial de freqüentar LAN Houses no município, mesmo que acompanhado dos pais.

A decisão foi tomada pelo juiz Fernando Antônio de Lima, da Vara da Infância e Juventude, e impõe também um toque de recolher na cidade para menores de 18 anos. Quem não é maior de idade, não pode ficar na rua após as 23 horas sem a companhia de um responsável mais velho.

A ordem determina ainda que jovens com menos de 16 anos completos não podem frequentar LAN houses em nenhum horário, nem mesmo durante o dia, nem mesmo acompanhado dos pais.

Em todo o Estado, já existe uma lei que regula o uso de LANs e, entre outras regras, diz que menores podem ir a LANs durante o dia, porém com uma autorização por escrito dos pais.

Em Ilha Solteira, no entanto, a lei estadual é considerada branda demais. O prefeito do município, Edson Gomes (PP), manifestou apoio público à decisão da Justiça e disse que a Prefeitura tomará medidas para acolher os jovens com opções de lazer e entretenimento.

A decisão afetou duramente as LANs da cidade, que ameaçam fechar após ver seu faturamento desabar.

A prefeitura local diz que já oferece uma rede Wi-Fi gratuita, o que em tese permite que os jovens com computador façam suas pesquisas escolares e naveguem na web a partir de casa, sem precisar ir a uma LAN.

Quem não possui um PC, no entanto, ficará com poucas opções para explorar a internet.

A prefeitura, no entanto, diz que a cidade conta com um telecentro do programa Acessa São Paulo, pago pelo governo do Estado, além de PCs em bibliotecas municipais.

Nestes locais, o acesso aos computadores é controlado e não é permitido seu uso para jogos violentos ou visitar a sites eróticos, supostamente nocivos aos jovens.

A cidade possui 25 mil habitantes e fica na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 6:41 pm

    Então, mesmo que os menores estejam bem intencionados, indo à LAN house para fazer uma pesquisa na internet para um trabalho de escola, por exemplo, serão impedidos! Será uma boa desculpa para aqueles que já não iam mesmo fazer o trabalho, né? A coisa só se complica.
    Se não me engano, tudo começou com uma alegação de motivos de segurança (com algumas cidades impondo toque de recolher). É, quanto menos gente na rua, menor o número de policiais e guardas municipais necessários para realizar a segurança (e menor o investimento em segurança pública).
    Não consegui ler a notícia completa pra ver quais foram os motivos alegados agora. De qualquer forma, mesmo sendo a favor de um certo controle sobre o que as crianças podem ver na internet, acredito que não é “missão” estado realizar este controle. Os governantes deveriam ter como prioridade o investimento na formação e educação dos jovens, com uma maior carga de atividades extra-curriculares para ocupar o tempo ocioso deles. Com isto, ações típicas da “época da ditadura” seriam desnecessárias.

    Antonio (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 7:18 pm

    “Será uma boa desculpa para aqueles que já não iam mesmo fazer o trabalho, né? A coisa só se complica.”

    Em 99.9% da minha vida colegial não precisei da internet pra fazer meus trabalhos, tive uma ótima formação e hoje sou um bom profissional da área de TI.
    Livros ainda são uma ótima fonte de conhecimento.

    Se for considerar uma relação de:
    (% de conteúdo útil da Internet) X (% de conteúdo útil em Livros)
    Iremos ter uma vitória massacrante dos livros.

    anon (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 7:24 pm

    A besteira se estende à mais que LAN. Mas os motivos…
    1. Estudos mostram que jogos violentos não criam pessoas violentas. Mas essa atitude de repressão cria!
    http://arstechnica.com/news.ars/post/20070403-study-finds-stable-personalities-unaffected-by-violent-games.html
    http://www.tandf.co.uk/journals/titles/1068316x.asp
    –Sempre tive contato e colegas tb. E ninguem é violento. Apesar que quando era pequeno(~10 anos) me interessava mais por jogos de aventura.

    2. Estudos mostram que quanto mais cedo a criança conhece(aprende ou vê videos) sobre sexo, mais tarde tem as primeiras relações sexuais e com mais segurança.
    http://www.jornaldedebates.ig.com.br/debate/educacao-sexual-no-ensino-infantil-orienta-ou-deso
    –Também posso afirmar isso já que tive educação sexual na escola desde uns 8 aos 14. E dois colegas de escolas publicas inclusive um com pais repressores tiveram filhos na adolecencia! Não estou querendo enfatizar. Realmente aconteceu.

    Sobre o toque de recolher a situação é mais séria já que a maioria dos país concorda. Estatisticas mostram que as crianças e adolecentes sofrem mais abusos(de todos tipos) dentro de casa do que na rua[vi na TV]. E o juíz ainda manda eles pra casa, usando a policia?! Mas o que realmente me preocupa é essa atitude dos pais, de maneira nenhuma eu permitiria um juíz qualquer decidir quais horas que meus filhos podem estar na rua ou em que idade podem ir numa LAN. Isso prova que a maioria dos pais dessa republica das bananas é irresposavel, despreparado e não tem autoridade nenhuma. Mas como teria? Como um filho pode respeitar pais assim?

    Fellype (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 7:44 pm

    @Antonio
    No seu tempo não existia internet? C tá véio hein!!! ;-)

    O fato é que atualmente os próprios professores, inclusive universitários (de fato, vários artigos só são publicados online), pedem para os alunos pesquisarem coisas na rede. Sem falar que o acervo de bibliotecas públicas (excluindo os das universidades) está mais do que defasado e desatualizado. Procure um livro sobre Internet em uma biblioteca municipal qualquer pra ver o que encontra.

    @anon
    “Estatisticas mostram que as crianças e adolecentes sofrem mais abusos(de todos tipos) dentro de casa do que na rua[vi na TV].”

    Também já ouvi isto muitas vezes e acredito que seja verdade. Talvez uma pesquisa na web possa confirmar esta informação, através de algum estudo publicado.

    Dstolf (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 7:45 pm

    “Se for considerar uma relação de:
    (% de conteúdo útil da Internet) X (% de conteúdo útil em Livros)
    Iremos ter uma vitória massacrante dos livros.”

    com afirmações absurdas como essa sua circulando livremente, não é difícil de saber o porquê.

    a questão não é %, mas quantidade e facilidade de acesso.

    Smaug (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 8:25 pm

    Não vou dar minha opinião porque, infelizmente, não entendo tanto desse assunto como entendem os leitores deste blog. Mas pelo que entendi, os leitores daqui são muito mais preparados para legislar sobre o assunto do que o juiz lá da cidade.

    Então eu fico satisfeito, porque estou em boa companhia…

    Éverton (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 8:49 pm

    Quando vi no jornal sobre o toque de recolher, achei difícil tirar uma conclusão, por um lado a muitos problemas com jovens nas ruas ate altas horas, por outro, estão tirando a liberdade desses mesmos jovens de aprenderem por si só a conviver em sociedade. Mas o que mais me preocupa é fato de que começa com isso e vai se estendendo.

    Sobre a questão das LAN’s, acho um erro sem tamanho, tudo bem que internet hoje e o meio mais fácil de se obter acesso a pornografia, mas impedir que jovens que fazem muitas outras coisas além de acessar pornografia, tenham acesso a net, não é o caminho.

    Se querem controlar o que eles tem acesso, obriguem as LAN’s a controlar isso, não difícil para elas filtrarem esse tipo de conteúdo, e garanto que elas vão preferir isso ao em vez de fechar as portas por falta de público.

    É o Brasil andando mais uma vez para trás com a educação e com os exemplos de como as leis são feitas e pensadas.

    perdido (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 9:17 pm

    Toque de recolher é algo constitucional? Eu sei, é direcionado a menores de idade, mas menores de idade não são seres humanos igualmente protegidos pela Constituição?

    Por favor, alguém que tenha alguma noção de direito, tire-me esta dúvida…

    Menor de Idade e Incapaz Juridicamente. (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 10:10 pm

    (enquanto isso, em um universo paralelo… mas bem paralelo mesmo… digno da garagem hermetica de moebius…)

    - Papai, quando eu crescer vou querer ser juiz de direito lá naquele reino distante, a Bananolândia ou naquele outro, a Pizzalândia.

    - Que otimo, meu filho. Vc já tem 11 anos e é bom saber que vc já sabe o rumo a dar na sua vida. Mas posso saber o porquê dessa profissão?

    - Ah, papai, eu descobri que se eu for juiz posso mandar a Mariana mais cedo pra casa assim ela não vai beijar o Juquinha, e também posso proibir todo mundo de pesquisar na net, e de jogar joguinhos legais, dai so eu tiro nota alta na escola e eu vou rir de todo mundo, e ninguém vai poder falar nada, pq não tem ninguém acima de mim, nem mesmo a lei, e se falar algo eu mando prender. Qualquer coisa eu digo que a lei dos outros tá errada ou que ninguém entendeu ela direito.

    - Poxa, meu filho, mais fácil ser Deput4do ou Band1do

    - Ah não, pai, dá mto trabalho ser politico e ser bandido é legal mas não dá pra mandar no delegado nem no prefeito nem na policia. No máximo dá pra mandar no bairro. Viu, pai? eu sou mto inteligente, ser juiz é um emprego da hora. Só ficar mandando o dia todo e ninguem pra atrapalhar e nem poder dizer que eu sou gagá ou desatualizado pq parei de estudar a 30 anos. Já to pensando na minha velhice. Viu? nem preciso de ir na escola, de tão inteligente que eu sou.

    - Achei que vc iria querer ser analista daquele sistema, o Cortinas® ?
    .
    - Ah não, pai… essa é a profissão que até o porteiro do prédio é chefe da gente. Já viu curso de atualização pra juiz, pai? Ou já viu juiz ser demitido por ter dado sentença idl0ta ou errada?

    - Não, nunca…

    - Então… quero ser juiz. De preferência em uma terra onde so existam bananas ou pizzas.

    Antonio (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 10:25 pm

    @Dstolf
    “Apache shows the largest growth this month, gaining a further 2.47 million sites. Just over half of this growth is due to the net hostname growth at ThePlanet.com, which once again includes a large number of .pl domains. Many of these new sites redirect to another site hosted by ThePlanet.com, which appears to offer PornTube videos, but in fact directs visitors towards a site which Google believes to be malware .”
    http://news.netcraft.com/archives/2008/12/24/december_2008_web_server_survey.html

    Fatos são fatos!

    @Fellype
    Na maioria das vezes fazia minhas pesquisas usando livros ou revistas mais técnicas, ganhei meu primeiro PC no final do 3º ano, portanto só tive tempo de fazer um trabalho de história usando a pesquisa do falecido “Cadê”, conexão discada 0800 do super11, também falecido, hehe
    Isso no final de 1999.
    O que eu quis te dizer acho um absurdo um estudante usar isso como desculpa para não fazer o trabalho… facilita muito o trabalho mas não é vital.
    Livros de tecnologia de bibliotecas realmente são muito defasados.

    Vejam bem, não estou dizendo que sou a favor ou contra a decisão judicial, pois estou na mesma situação do colega Smaug, não sei em detalhes o que se passa por lá.

    Romulo (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 10:36 pm

    Achei o toque de recolher consistente… Agora essa lei para Lans é uma atitude muito pouco inteligente, principalmente não dando para ir com os pais. Ou seja, a lei feriu a liberdade do meu ponto de vista.

    Agora quanto ao toque de recolher… Ai concordo totalmente, não é uma intromissão negativa do governo, mas uma proteção a liberdade da sociedade de se sentir mais segura sem adolescentes marginais nas ruas, dentre outras coisas como um motivo para dar poder aos pais até… Não o bastante… Como comentado em uma reportagem foi capaz de diminuir 60% da violência envolvendo menores. Sem falar que dificulta o contato de adolescentes com bebidas e álcool, enfim mexe beneficamente com vários problemas…

    Toque de recolher afeta ou não a liberdade do adolescente ou dos pais? Acho que não, a noite e na rua não é lugar para menor, como não o é muitos outros… Ex: casa de prostituição, motéis, enfim… Da mesma forma o adolescente é também um protegido do governo que por lei não importando o que queiram os pais, não pode consumir álcool, drogas, cigarro, entrar em ambientes para maiores, dentre outras coisas… Agora se afeta a liberdade, desculpe, mas foi eficiente em diminuir a violência…

    perdido (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 11:09 pm

    http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm

    Capítulo II

    Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

    Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm

    Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    § 3º – O direito a proteção especial abrangerá os seguintes aspectos:

    V – obediência aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicação de qualquer medida privativa da liberdade;

    anon (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 1:06 am

    @Romulo…

    Agora quanto ao toque de recolher… Ai concordo totalmente, não é uma intromissão negativa do governo, mas uma proteção a liberdade da sociedade de se sentir mais segura sem adolescentes marginais nas ruas[...]

    Adolecentes não fazem parte da sociedade? Quem vai proteger os adolecentes dos outros adolecentes marginais? Quem vai proteger eles do abuso de adultos como juizes, pais ausentes, pais estressados que descontam neles e de pais pedofilos e/ou paedofilos?

    Da mesma forma o adolescente é também um protegido do governo que por lei não importando o que queiram os pais, não pode consumir álcool, drogas, cigarro, entrar em ambientes para maiores, dentre outras coisas… Agora se afeta a liberdade, desculpe, mas foi eficiente em diminuir a violência…

    A constituição e o estatuto garantem que os pais é que tem que educar. Desculpe o tom, mas você teve infancia e adolecencia? Mesmo se um filho meu fosse apreendido por estar tomando um copo de cerveja(oq o resto todo a sociedade faz e ensina pelo exemplo) sem estar em condições de risco, EU não iria até o conselho tutelar buscá-lo. Eu chamaria a policia federal por sequestro. Consumo de álcool não é crime mas a venda pra crianças é. Quem tem que ser preso é o comerciante e não a vítima. Os fins não justificam os meios. Se fosse asim, é mais facil criminalizar o álcool e o sexo. Exterminar os adolecentes ou colocar coleiras com GPS. A interpretação do juíz e sua de que a rua é perigosa anoite não computa. Perigoso é tratar como “criança” alguem com 17 anos e 364 dias que compra um fusil AK-47 pra fazer arrastão e mata uma familia inteira.

    Pffff… Absurdo de cabo à a rabo. Onde já se viu proibir um adolecente pai de familia de entrar numa LAN por que pode ter contato com pornografia? Aliás, que historia é essa? Nem todo mundo é catolico. Pra mim e um monte de gente sexo nunca foi pecado. Estou dizendo isso por que numa das cidades do toque de recolher o juízz disse – ou deu a entender- que o papel dele era tirar os adolecentes da rua perigosa e que o papel de assistencia psicologica e tutelar era da religião! Pode isso?

    Qual o problema do Brasil? Simples: Juíz acha que é psicologo. Analfabeto-Digital regulamenta a internet. E assim por diante.

    Cardoso (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 7:29 am

    Calma, gente. Não é um ataque tão grande assim a liberdade. Os menores podem não ser mais aceitos em Lan Houses, mas fumar crack na calçada, na região da Consolação ainda está permitido, assim como cheirar cola na Sé e roubar celular na Av Rio Branco.

    flavio (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 8:58 am

    E viva a democracia Chine.., quer dizer , a democracia Brasileira .

    Toque de Recolher Para Menores: Sou 100% favorável. Lugar de moleque é dentro de casa.

    Lan House, aqui em Mogi das Cruzes só com autorização por escrito de pais ou responsáveis. Também sou a favor.

    Voto aos 16 anos de idade. Sou totalmente contra. A molecada não sabe nem a diferença entre direita e esquerda, vai querer votar como ? Tem moleque que acredita que o tal de DEM é um partido democrata!!! Não conhecem e nem se interessam em conhecer. Em tempo :dem-pfl-pds-arena-ditadura… Só pra constar.

    Passou da hora dos pais assumirem a responsabilidade por seus filhos, e não deixar isso por conta das escolas/babás…

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 10:41 am

    No Brasil, Juiz faz o que bem quer. Quer exemplo maior do que o presidente do Supremo?

    Deve ser a melhor profissão que existe, conforme bem ilustrou “Menor de Idade e Incapaz Juridicamente” acima.

    Hunf. Repressão gera ordem… boa teoria essa.

    João Marcus (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 10:41 am

    Voto aos 16 anos de idade. Sou totalmente contra. A molecada não sabe nem a diferença entre direita e esquerda, vai querer votar como ?

    Você sabe? Quantas pessoas realmente sabem? Conheço gente com mestrado (e até com doutorado) que não sabe o que é esquerda e o que é direita. Tem gente que até hoje acha que o PSDB é um partido de direita. O pessoal, quando quer xingar o juiz em uma partida de futebol, diz que ele é “de direita”. Alguém daqui a pouco dirá que o PT “virou direita” quando chegou ao poder. Outros dirão que “ser direita é não se preocupar com os pobres”, enquanto “ser esquerda é ter consciência social”. O pior é que tem gente que diz isso sem rir da própria bobagem.

    Mas tudo bem, antigamente eu também me achava o maioral por falar que X é “de direita”, imaginando que estava esbanjando conhecimento e consciência político-social.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 10:48 am

    Quem quiser mais informações, sem exageros e não deixando pressuposições cegarem a realidade, acessem a página do município e vejam o que a população local acha disso.

    http://www.ilhasolteira.com.br/noticias/index.php?id=1240857554

    Eu pessoalmente não concordo, mas se der certo para a realidade deles…

    Com relação ao acesso às LAN houses, isto não prejudicará o desenvolvimento intelectual de ninguém, afinal 90% – carece de fontes – do uso dos computadores destes estabelecimentos é para games e para orkut.

    Pode ser que os games violentos não crie pessoas violentas, mas perceberam que os jogos q as crianças mais gostam são GTA (onde você rouba carros, ganha ponto atropelando pessoas, regado à músicas do tipo rap, que, como sabemos, fala somente de coisas belas como assassinatos, mortes e estupros, achando que com isto está fazendo alguma crítica social (gosto de algumas músicas do tipo, mas a maioria é porcaria)) e jogos de tiro, onde seu objetivo é… matar (antes que falem que isso não tem nada a ver, porque diabos os personagens não atiram flechas com pontas com aqueles negócios que grudam, ou tiros de tinta, e, quando o cara é atingido, simplesmente sai da arena ao invés de ser morto, como quando jogamos paintball?). O jogo teria a mesma jogabilidade, mas porque é mais interessante matar?

    Mas estatísticas mostram que não influenciam e que tudo que estou falando é bobagem. Estudos mostram que… Perceberam que, mesmo o número de estudos e estatísticas aumentando, a violência não diminui? Não que uma coisa seja conseqüência da outra, mas há, em minha opinião, uma – ou várias – origem comum entre ambos.

    Outros vão em lan houses para usar orkut e MSN, com intermináveis e ilegíveis conversas sobre como foi a última briga que tiveram na escola…

    Nunca vi aqui alguma pessoa que tenha ido a uma lan house para fazer um trabalho escolar. Na minha época a gente, quando precisávamos de um computador, usávamos o de algum colega (tá, sei que há lugares no Brasil onde nem o colega tem acesso ao computador).

    E, como já disseram, o computador não é essencial para a maioria dosa trabalhos escolares. É uma excelente ferramenta auxiliar? É. Mas ninguém morre se não encostar a mão num teclado.

    Para fazer trabalhos escolares não há lugares melhor do que os lugares feitos para isso. Quando eu era estudante do ensino médio, fui uma só vez a uma lan house, e é claro que não consegui fazer meu trabalho. Impossível. As escolas precisam ser melhor equipadas, lugares públicos também (um telecentro para 25mil habitantes?). LAN house não lugar para se estudar. Isto devia ficar claro aos pais e jovens, e não por decreto de lei.

    Estou dizendo que é correto impedir que os jovens tenham acesso ao computador? Quem disse isto?

    Quanto à questão do toque de recolher, é obvio que fere a tal da liberdade de ir e vir (assim como pedágios, etc…), além de ser inútil, pois os que saem para fazer baderna não se curvam diante de lei alguma.

    “Se boa parte da violência vem de casa, que deixemos os jovens na rua!”. Isto é parecido com afirmar que, já que somente 30% dos acidentes de transito são causados por embriagues ao volante, e 70% por não bêbados, o ideal é que se dirija bebado, já que assim a chance de sofrer um acidente é menor! hauahuaha. Estatísticas mostram que…

    É a lei que resolverá tal problema? Acredito que não. Quem poderá nos ajudar? “Eeeuu, o Chap…”

    E Augusto, o botão “Preview” não está funcionando aqui. Firefox 3.0.10.

    perdido (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 1:13 pm

    “se der certo para a realidade deles…”

    Antes do município, vem a Lei Federal e a Constituição Federal. Eles são parte do Brasil e portanto devem seguir a Lei Brasileira.

    Ainda que fosse verdade a sua preconceituosa premissa não confirmada de que 90% do uso dos computadores das lan houses é para games e para orkut, ela não sustentaria a conclusão de que a proibição de acesso a elas não prejudicará o desenvolvimento intelectual de ninguém.

    Lauro (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 2:20 pm

    Trabalho com uma Lan House e até hoje não vi nenhum usuário ficar mais agressivo pelo uso de jogos de tiros ou afins.
    A referencia ao jogo GTA, realmente é uma preferência, que todos tem acesso nas suas residências quando tem computador em casa. Os que usam na Lan House tem a curiosa necessidade de burlar o jogo para “voar com os veículos” e nenhum momento presenciei alguém seguindo o enredo do jogo.
    Me causaria estranheza qualquer tipo de lei que me impessa de educar meus filhos e dissesse o que eu posso ou não permitir dentro de minha forma de educar.

    anon (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 3:01 pm

    @Marcelo Ulianov:
    Você acha mesmo que adolescentes são burros e não sabem de nada? Sabia que atualmente no ensino médio esses adolescente burros adquirem conhecimento pra construir um reator de fusão nuclear? Mas não podem andar na rua anoite e nem ter contato com pornografia? Faz-me-rir.
    http://www.engadget.com/2006/11/23/detroit-area-teen-builds-nuclear-fusion-reactor/

    Você consegue?

    @tenchi:
    Realmente essa historia de estudos que apontam relações entre literatura violenta e violência e estudos que apontam o contrario sempre existiu(censura é um coisa velha). Mas só busquei um estudo que mostra que jogos violentos não criam crianças violentas justamente por que o juiz sequer se deu ao trabalho de buscar um que ligue. Simplesmente se baseou na opinião própria(chute) e nos resultados. Como disse, seria mais eficiente banir a fala e o sexo entre humanos. Sobre a usar flechas de borracha e travesseiros em jogos de guerra, não vai ter efeito nenhum. Violencia é violencia. Eu por exemplo deixaria meu filho ver “Madrugada dos mortos” mas daria conselhos à ele enquanto ele assiste “Pica-Pau” já que nesse cartoon ocorre violencia gratuita e com o unico proposito de ser engraçado. Em suma, não pretendo deixar que filho meu seja educado pela TV ou por juíz.


    Nunca vi aqui alguma pessoa que tenha ido a uma lan house para fazer um trabalho escolar. Na minha época a gente, quando precisávamos de um computador, usávamos o de algum colega (tá, sei que há lugares no Brasil onde nem o colega tem acesso ao computador).

    Essa noticia bateu direto em mim. Já que não tive computador até os 14 e fazia os trabalhos numa LAN e em casas de amigos(pcs eram caros). Principalmente de geografia onde era discutido temas da atualidade. E para os outros, era mais fácil ficar 30min no google do que 3 horas numa biblioteca. Independente disso, mesmo que 99,9% usasse só para lazer não haveria mal nenhum. Antes fiquem jogando GTA e arrumando ficante no orkut do que fiquem usando drogas como cerveja como os pais -sem lazer- deles fazem.

    Daniel Augusto Bastos (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 3:30 pm

    Nova lei Made In China :)

    Daniel Augusto Bastos (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 3:42 pm

    Romulo
    mas uma proteção a liberdade da sociedade de se sentir mais segura sem adolescentes marginais nas ruas

    Pois é.. agora só teremos os adultos marginais não?

    @Augusto Campos, sim… Não sustenta. Eu disse que sustenta? :-)

    Embora não pareça pelo meu comentário, eu disse no final que não acredito que a lei seja capaz de resolver este problema. Logo uma proibição não terá efeito. Não disse que sou a favor da proibição, mas que não concordam com o “os jovens não podem ficar sem acesso à lan houses senão não se desenvolverão intelectualmente e blablabla”.

    E provavelmente a proibição prejudica sim o desenvolvimento intelectual dos jovens. Toda proibição burra prejudica.

    Você expôs uma relação causal que eu neguei. Para clareza, reproduzo: “Com relação ao acesso às LAN houses, isto não prejudicará o desenvolvimento intelectual de ninguém, afinal 90% – carece de fontes – do uso dos computadores destes estabelecimentos é para games e para orkut.”

    Eu neguei esta relação, que considero preconceituosa e ofensiva, independentemente do número de pessoas que use games e orkut em lan houses. Fico feliz que você concorde, e que agora negue inclusive a conclusão. Acredito, ainda, que se você não quer ver suas idéias debatidas a partir da forma como você as coloca, uma alternativa melhor seria escrevê-las da forma que corresponda ao que você realmente quer expor.

    @anon, talvez (?!) eu tenha generalizado quando disse ser impossível fazer um trabalho escolar numa lan house (não imagino como, mas lendo o que vc escreveu pode ser possível :-)).

    Não sei se onde você mora as lan houses são mais “certinhas”, mas aqui onde moro é só lugar para jogos. Nem há, na maioria das vezes, uma estrutura que permita que estudantes a utilizem com conforto.

    Na verdade em muitas lan houses aqui é proibido (não por lei, mas o dono do lugar não deixa) estudante entrar com material escolar, pois é comum que depois da aula o estudante vá direto para a lan house, ficando lá a tarde inteira sem os pais saberem.

    Sou sim a favor do uso do computador como ferramenta de pesquisa. Mas continuo acreditando – mesmo sendo chamado de chato e bobo – que lan house não é o melhor lugar para estudo. Pode ser para jogar ou conversar no MSN, orkut, etc.

    Quanto à violência gratuita dos desenhos animados, realmente pica-pau, Tom e Jerry não são lá as melhores coisas para uma criança, mas eu dificilmente deixaria um filho meu assistir um filme violento para que não assistisse ao pica-pau… hauahau Na dúvida retire a televisão da sala :-)

    E falando nisso me lembro de um episódio onde o pixa-pau é o xerife de uma vila e no final dá um tiro com sua arma no zeca urubu. Na cena seguinte só aparece o zeca urubu vestindo uma camisola, uma areola na cabeça, tocando uma arpa e voando. Foi a mais meiga cena de assassinato a queima roupa que vi na minha vida…

    s/areola/aureola/g

    anon (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 5:28 pm

    @tenchi
    [...]mas eu dificilmente deixaria um filho meu assistir um filme violento para que não assistisse ao pica-pau… hauahau[...]

    O que quis dizer é que não é questão de proibir ou não, e sim de educar. Deixar ele simplesmente assistir esses cartoons sem fazê-lo entender que violência não é engraçada não tem cabimento.

    Seu filho não está preparado pra ter acesso à conteúdo com violência? Então prepare-o!

    Seu filho não está preparado pra ter acesso à conteúdo com pornografia? Então prepare-o!

    Seu filho não está preparado pra ir num ambiente onde todos estão bebendo? Então prepare-o!

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 8:56 pm

    Toque de recolher? Isso me lembra um país em guerra, sob uma ditadura opressiva, em meio à revoltas populares, ou quando o poder público perdeu qualquer controle sobre a sociedade.

    Decisão triste. É com tristeza que acompanho o desenrolar dos direitos na internet, no brasil. A quantas anda o projeto do azeredo? :(

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 9:01 pm

    anon, assino embaixo. as crianças *precisam* conhecer o mundo, antes que o mundo conheça elas.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 30/04/2009 às 9:04 pm

    tenho sido frequentador assiduo de lan houses (tou sem net em casa há um tempão…), e realmente, a maioria usa pra entrar em orkut. mas ja vi mais de uma vez meninos e meninas com farda escolar, as vezes acompanhados dos pais, fazendo trabalho escolar. da mesma forma que via no laboratorio de informatica da minha escola.

    mas não é essa a questão. a internet é fonte de informação, conhecimento, cultura, entreterimento. se os jovens estão usando orkut, e daí? vai proibir ler a wikipedia, tb?

    (digo isso pq passo boa parte do tempo lendo a wiki)

    @anon, concordo que temos que preparar nossos filhos para o mundo ao invés de proibir – em vão, logicamente (quem já assistiu o filme ou leu o livro “As virgens suicidas”?). Não quero que ache que penso o contrário.

    Mas convenhamos: a televisão, os filmes, a internet, hoje em dia tem um poder de “convencimento” e uma capacidade de “moldar” mentes incrível.

    Uma criança de cinco ou seis anos assistindo televisão será muito influenciada por este aparelho do que uma possível educação que alguns pais tem condições de dar nos finais de semana e olha lá.

    Crianças são muito influenciáveis, por mais esperta que possamos achar que são. Quando tiver um filho(s) – aaahhh! – farei de tudo sim para que ele não fique em lugares com pessoas fumando ou bebendo o máximo possível. Não proibirei nem falarei que são coisas do demônio, mas enquanto sentir que el(es|a|as) não têm capacidade de lidar com o que possa aparecer.

    E Augusto, tentarei ser mais claros em meus comentários de agora em diante.

Este post é antigo (2009-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.