Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Justiça manda operadora divulgar autor de torpedos no DF

A Vivo vai ter de informar a uma usuária do serviço de telefonia os dados de um desconhecido que reiteradamente lhe envia torpedos com mensagens amorosas. Em uma decisão polêmica, a Justiça de Brasília confirmou uma condenação imposta à Tele Centro Oeste Celular para que sejam revelados os dados do remetente das mensagens apaixonadas.

A disputa judicial começou em 2006. A cliente encaminhou uma ação à Justiça pedindo que lhe fosse garantido o direito de saber a identidade do autor das mensagens amorosas que eram enviadas para seu telefone. A Vivo alegou que era impossível atender ao pedido da usuária porque a empresa é obrigada a respeitar o sigilo dos dados telefônicos e pessoais. Mas o juiz do 7º Juizado Especial Cível deu uma decisão favorável à autora da ação. “Não existe direito constitucional absoluto, nem a vida o é; e neste contexto também é constitucional o direito da autora a privacidade, intimidade, felicidade, bem-estar, etc”, afirmou o juiz.

O magistrado disse que os direitos da usuária estavam sendo desrespeitados por uma pessoa que usou o serviço telefônico. Segundo ele, a identificação do remetente era necessária. A decisão do juiz do 7º Juizado Especial Cível foi confirmada agora pela 2ª Turma Recursal.

Segundo a assessoria de imprensa do TJ-DF, não cabe mais recurso, pois a ação correu em Juizado Especial. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elg (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 3:09 pm

    E o que isso tem haver com Linux ou código aberto? Por acaso o juíz digitou a sentença usando o BROffice? Só se for.

    Ué, mas alguém disse que tinha algo com Linux ou código aberto? Eu postei na categoria Privacidade, que é um dos diversos temas de interesse aqui do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 8:07 pm

    Isso é ótimo para minimizar e futuramente tornar trote, crime.
    Uma pessoa que recebe mensagens direcionadas por um desconhecido se sente, no mínimo, sem privacidade ou mesmo insegura.

    Smaug (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 10:46 pm

    E se fosse pelo Orkut e a Justiça mandasse o provedor revelar quem estava fazendo isso? Seria censura? Ingerência indevida do Estado? O fim dos tempos? Ataque covarde contra a Internet, cujo destino é ser livre, por excelência?

    Complicado, heim?

    israroot (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 8:15 am

    Caiu a casa mano!
    Dsliga o cabo de rede e sai correndo!

    Só não entendi se ela fez isto porque não gostou dos torpedos ou se está apaixonada pelo dito cujo e quer ficar com ele.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 10:45 am

    @israroot

    Imagino que seja para saber quem é o dito cujo e se for bonitinho, tentar algo ele logico.
    Mas o pior é se descobrir que era apenas o irmão ou um colega de trabalho fazendo hora com a cara dela.

Este post é antigo (2009-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.