Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ipanema e Leblon ganharão internet sem fio gratuita no Rio

Os bairros de Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, terão acesso à internet sem fio gratuita em toda a orla até o fim do primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada pelo sub-secretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Oscar Lagun, nesta quinta-feira (16), durante o Digital Cities 2009 – 2º Seminário Nacional de Cidades Digitais. O evento, que debate as políticas públicas de tecnologia da informação no país, é realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

O processo faz parte da ampliação do projeto Orla Digital, iniciado em julho de 2008 no bairro vizinho de Copacabana, e será realizada nos mesmos moldes do que já está disponível em toda a extensão da Avenida Atlântica. “Serão 20 pontos de acesso espalhados ao longo das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, com conexão WiFi utilizando a frequência livre de 2,4 GHz”, explica o professor da COPPE/UFRJ Luis Felipe de Moraes, coordenador técnico do projeto Orla Digital.

Os moradores da Cidade de Deus, comunidade localizada na Zona Oeste carioca, também estarão conectados gratuitamente em rede wireless, numa extensão do que acontece há um mês no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul. (via g1.globo.com)

Leia também: Preço impede conexão de 4 milhões de PCs domésticos no Brasil.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 3:33 pm

    Nossa, que boa notícia, não conheço o Rio, mas acho que esses bairros são aqueles onde as pessoas não tem condições para ter acesso a internet, então um projeto desse pode ajuda-los a se conectar.

    Fabiano (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 4:06 pm

    Espero que você esteja sendo irônico, pois os Bairros de Ipanema e do Leblon (mais especificamente as Avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, respectivamente) possuem os m2 mais caros do RJ. Como (genericamente) não existe segurança para se utilizar um Notebook na rua, provavelmente os ricaços vão navegar de suas sacadas milionárias de frente para o mar …

    ThiagoArbex (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 5:05 pm

    É cara, a prefeitura do rio tá disponibilizando internet grátis pra quem já é capaz de pagar. Os morros eu até entendo mas a Orla? Simplesmente não faz sentido. Mesmo se for pensar que algum poderoso morador desses bairros poderia ter utilizado a influência pra tanto não faz sentido já que ele pode ter toda a internet que quiser. É bem o tipo de doideira que acontece no rio.

    Luferat (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 7:01 pm

    É isso aí! Parabéns à prefeitura! Enquanto isso a “pobraiada” da zona oeste e norte tem que acessar Internet usando discadão “banda podre”. Nem mesmo Velox ou Virtua chega em algumas regiões.

    Mas o prefeito está certo, afinal, pobre não vota, não é mesmo e além disso se colocar Internet gratis em Campo Grande e Santa Cruz, não vai aparecer na Rede Globo!!!

    @Luferat,

    Eu sou um dos infelizes moradores do bairro de Campo Grande e sei bem o ue você está dizendo, já que sinto isto na pele toda vez que lembro que precisei pagar “uma cerveja” para o técnico da oi para colocar o Velox aqui em casa.

    Oficialmente meu endereço não possui condições técnicas para receber o serviço, mas o estranho é que você paga e os carinhas instalam e funciona muito bem.

    A Tentativa frustrada do 3G do Rio (a qual també sou assinante) só agrada aos moradores da Zona Sul. Aqui em Campo Grande não passa de uma conexão discada e quando passa disso é por pouco tempo.

    Bacana é que quando estou no trabalho ou em alguma conferência, lá na zona sul, eu tenho o 3G funcionando com mais velocidade do que o plano contratado permite, o Wifi da Orla a 100% e ainda o acesso fornecido pela instituição.

    É por isso que peço a Deus sabedoria para compreender os nossos políticos, porque se Ele me dese forças eu quebraria a cara deles.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 7:57 pm

    Explicar para o povo do RJ este exemplo de distribuiçao de renda ao contrario eh mais uma missao para fucker and sucker, uma dupla de dois policiais que resolvem qualquer parada… e vai tirando este traseiro gordo da minha frente…

    ejedelmal (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 11:14 pm

    Um dia, quem sabe, chega aqui no Oeste-sem-lei, depois da ilha do Lost…

    Eu acho que a idéia (que não sei se está certa, mesmo assim) é atender os turistas.

    Luz (usuário não registrado) em 20/04/2009 às 6:03 pm

    Qual turista que vai ficar acessando internet na orla? Todos hoteis dispoem de conexão wifi, e ninguem vai ficar dando mole com notebook a tira colo.

    Isto é desvio de verba puro e notório. Qualquer justificativa que se dê para este projeto ou experimento, nao terá o mínimo de cabimento.

    Que realizar projetos cientifico? Porque neste caso, nao se inicia pelas camadas menos favorecidas? Ainda teria a vantagem em inserir estas pessoas ao cyberespaço. Talvez os “politiqueiros” tenham medo da cybercultura que isso vanha trazer aos seus eleitores.

    Se fosse pra testar veneno de ratos, com certeza estes experimentos começavam pelas zonas desfavorecidas da cidade.

    []´s

    Não sei qual o público-alvo da iniciativa, mas quando viajo eu sempre faço bom uso de redes wi-fi abertas ou públicas no celular, e torço para que chegue logo o dia em que elas sejam mais comuns.

    Ipanema e Leblon não são áreas pelas quais eu costume passar, mas imagino que bastante gente passe, e que este mesmo caso de uso meu seja compartilhado por várias delas.

Este post é antigo (2009-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.