Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Internautas britânicos reprovam corte de acesso à web por “download ilegal” sem julgamento

Leia também: Avança na França a lei Hadopi, que prevê corte da conexão de quem baixa conteúdo online sem licença.

Trecho da notícia do IDG Now:

Uma pesquisa do YouGov, realizada pela organização Open Rights Group, no Reino Unido, revelou que a maioria dos internautas discorda do plano dos Provedores de Serviços de Internet que pretende cortar o acesso para suspeitos de download de conteúdos protegidos de forma ilegal. Os dados foram publicados no website do jornal The Guardian.

Quase 70% dos entrevistados defendem o direito de julgamento para casos suspeitos antes que restrições ao acesso à internet sejam aplicadas. Apenas 16% são a favor de penas automáticas para acuações feitas por detentores de direitos como músicas, bem como é a proposta de mercado.

Provedores como TalkTalk e T-Mobile reclamam por terem de pagar para proteger os direitos de terceiros. Eles avisam que o plano não funcionará, porque usuários de compartilhamento ilegal de arquivos podem se esconder usando criptografias, roubando endereços IP (Internet Protocol) ou usando uma rede sem fio de terceiros. (…) (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel R (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 3:01 pm

    Quem eles querem pegar é quem mais sabe se esconder.

    Guilherme Cherman (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 4:10 pm

    O que o governo tem que fazer neste caso é prender as pessoas (se for o caso), mas não proibí-las de usar um serviço.

    Welington (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 5:55 pm

    Punir alguém sem julgamento é meio retrogrado. Embora não seja antropólogo, nem historiador muito menos entenda do assunto acho que isso não existe em sociedade nenhuma do mundo que OFICIALMENTE faça isso.

    bonnot (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 6:06 pm

    É que se tiver julgamento sempre, terão despesas demais para uma coisa que não se sabe ao certo se dá prejuízo e se realmente tem como controlar.

    Renan (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 9:27 pm

    ou usando uma rede sem fio de terceiros.

    É o ÓBVIO, que alguns preferem não ver. O que ia dar de universidades e empresas sendo desconectadas se essa lei pegasse…

    Inclusive ia ser um eficiente método de chantagem.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 2:33 pm

    Esse é um caminho sem volta e, portanto, deveriam parar um pouco para pensar em como se aproveitar disso. Estão querendo criminalizar algo que poderia ser uma oportunidade de fazer negócios… estabeleceriam um preço por aquele determinado download, independente de sua origem e, caso o internauta o fizesse, automaticamente cairia em sua conta de serviços da internet e o valor seria creditado ao detentor dos direitos, seja da música, filme, software etc. Os sites que se cadastrassem para serem distribuidores oficiais do produto virtual, receberiam uma comissão por venda e os que não, receberiam uma multa para pagar no valor do download efetuado, para cobrir os custos dos downloads que porventura não venham a ser identificados. Seria como uma linha telefônica em que as ligações são registradas no extrato da conta.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 2:39 pm

    Os usuários que se sentirem lesados por downloads que porventura não tenha sido efetuado por eles, estariam no seu direito de contestar como se contesta a ligação que aparece na sua conta de telefone, feita pelo técnico de rua da Telemala que jumpeou a tua linha para ligar pro Ceará. Os méritos da questão como isso vai ou não ser comprovado, aí eu deixo para o juiz de pequenas causas.

    gyako (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 11:27 am

    E enquanto isso, Webmarlin, a pessoa lesada fica sem internet e pagando por ela?
    É como se cortassem sua linha automaticamente porque a linha jumpeada foi usada, por terceiros, para cometer um ato ilícito.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 12:52 pm

    Quando apareceram ligações estranhas na minha linha, eu simplesmente passei da Telemar para o Embratel livre. Qual o problema? Só existe uma operadora de internet banda larga no Brasil?

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/10/2009 às 1:03 pm

    Sem falar que há casos em que vc contesta com a operadora, ela até reconhece e ressarce na próxima conta. Estou aqui apenas falando das questões contratuais. Tais mecanismos seriam os mesmos de modelos já existentes. O grande problema seria aplicar estes mecanismos na prática, tipo, identificar se aquele download é ilícito ou não, o quê teria sido baixado e por quem etc.

    E em nenhum momento falei em cortar a conexão do sujeito. Ora, essa idéia é justamente para evitar que isso aconteça. Agora, se o sujeito tem desvios de conduta, seja referente a quaisquer serviços prestados, em que ele age espertamente deixando de pagar conta, pondo todo mundo na justiça… chega uma hora que o nome dele já tá sujo e aí ele realmente não consegue contratar mais nada. Esse merece ficar sem o serviço, seja ele telefonia, internet, luz, gás etc.

Este post é antigo (2009-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.