Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Internacionalização do Software Público do governo brasileiro será lançada em Cuba

“Começa a primeira etapa de internacionalização dos softwares livres (que adotam modelos de licenças livres) disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro – que disponibiliza os programas desenvolvidos por órgãos do governo do Brasil para quem se interessar.

Em 13 de fevereiro, será lançado, em Havana, durante a IV Oficina de Software Livre, um site onde os latino-americanos poderão mostrar os softwares do portal brasileiro pelos quais mais se interessam. Os dois softwares mais votados serão traduzidos para o espanhol e hospedados em um portal especial que deve ir ao ar na metade deste ano.

A enquete com os latino-americanos faz parte da campanha Software Público Internacional , que pretende tornar os softwares disponíveis no portal brasileiro, mais acessíveis ao público internacional e aumentar a colaboração entre os países. A campanha é uma iniciativa da RCSLA (Rede Colaborativa de Software Livre e Aberto) e é coordenada pelo PNUD com o apoio do Ministério do Planejamento e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Os programas disponíveis no portal do Brasil foram desenvolvidos por órgãos do governo e são usados para áreas como educação, saúde, tecnologia da informação e georreferenciamento. No site, eles ficam à disposição de outras esferas do setor público e da sociedade em geral, que pode utiliza-los e ajudar a aperfeiçoa-los. Cada software tem uma comunidade de pessoas que contribuem, postam mensagens, discutem e fazem alterações nos códigos dos programas. Atualmente, porém, a participação de não brasileiros nessas comunidades é pequena. A intenção é que, com a campanha de internacionalização, este quadro mude e os softwares sejam usados e aperfeiçoados também por pessoas de fora do país.”

Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br) – referência (pnud.org.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 11:55 am

    Da série : “Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço!”

    Gabriel (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 12:41 pm

    Sera uma grande ajuda na area da saude.

Este post é antigo (2009-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.