Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Inkscape: alternativa livre para diagramas de redes

Enviado por Luiz Gustavo S. Costa (luizgustavoΘmundounix·com·br):

“Estava procurando uma alternativa viável em software livre para a hora de desenhar uma topologia de rede, esbarrei com algumas soluções em software livre como Dia e Kivio… mas eles por mais que fizessem a função deles não me agradavam na parte gráfica. Após pesquisar, resolvi experimentar o Inkscape. Gráficos não é bem minha praia e ter em mente que eu iria usar um utilitário de edição vetorial estava me assustando até então.

Bom.. de qualquer forma coloquei a mão na massa e comecei a ler alguns tutoriais, aprender um pouco mais sobre SVG, enfim, em pouco tempo já estava fazendo alguns desenhos e achei bem tranquilo editar um mapa de rede nele (…)” [referência: luizgustavo.pro.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    luizzeross (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 8:40 am

    Afinal, pq não o DIA? No dia é possível construir diagramas de diversos tipos de assuntos, como diagramas de eletronicos, diagrama de modelagem de dados, fluxograma, redes, redes CISCO, casos de uso, etc etc.

    Jonathan (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 8:44 am

    “Afinal, pq não o DIA?”

    Como disse nosso colega, o problema é a parte gráfica. O Dia, convenhamos, parece um software do Gnome 1.x. Os diagramas criados por ele são esteticamente feios, principalmente pelas imagens disponíveis de equipamento e símbolos que acompanham o software, falta de um “anti-aliasing”, etc. Sei que gosto não se discute, mas compartilho da opinião do Luiz.

    @Jonathan, onde que o dia parece um programa do GNOME 1.x? :-) Se você utilizar a última versão (0.97) verá que existe a opção (integrated), que une todas os diagramas em abas e operações numa única janela, deixando com o visual de uma aplicação gtk+ típica. (aí falar que gtk+ tem uma aparência de antigo é outra história… :-)).
    Além disso no menu Ver há a opção de ativar ou não antialiasing no diagrama. O problema é que por padrão não há, a não ser que você altere este comportamento nas preferências do programa.

    Quando será que vão portar o Kivio pro Koffice 2.0? O projeto anda meio parado ainda na versão 1.6.x

    devnull (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 9:19 am

    Acho que ele estava se refetindo aos gráficos em si, que são muito feios (minha opinião, claro). Com o InkScape dá para fazer coisas muito melhores e termos de aprendizado é um conhecimento muito mais util do que o Dia.

    Jonathan (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 9:22 am

    @tenchi, sinceramente não lembro das opções existentes nele, mas mexi e revirei ele na época e não consegui melhorar o aspecto dos diagramas gerados. Quanto ao Gnome 1.x, quis dizer que ele mão parece ser muito intuitivo, e só apresenta um monte de menus, poucos intuitivos. O Visio, por exemplo, apresenta resultados melhores e é mais intuitivo de mexer.

    Desculpe ser impreciso nas críticas, mas estaria disposto até a instalar o Dia aqui, para refrescar a memória e enumerar os problemas que vejo nele.

    Lembro também que no Dia que, conforme fosse movendo os elementos do diagrama, ele insistia por vezes em perder as conexões com outros elementos, além de outros bugs. Lembro que passava muita raiva com ele, e tinha alguns amigos meus que tentaram usar o Dia também e reclamavam.

    E os diagramas gerados pelo Luiz apresentam resultados estéticos bem melhores. Pode ser um pouco de sacanagem comparar as imagens gerados por uma ferramenta de desenho vetorial com o Dia, mas se o Dia chegasse perto da qualidade do Visio, aposto que o Luiz não estaria usando o Inkscape.

    Jonathan (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 9:25 am

    *Correção do meu comentário anterior:

    tenchi, sinceramente não lembro das opções existentes nele, mas mexi e revirei ele na época e não consegui melhorar o aspecto dos diagramas gerados. Quanto ao Gnome 1.x, quis dizer que ele não me parece ser intuitivo, mostrando um monte de menus e botões da barra de ferramentas de aspecto discutível. O Visio, por exemplo, apresenta resultados melhores e é mais fácil/prático de mexer.

    Luiz Gustavo (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 10:29 am

    Então pessoal, minha escolha foi totalmente questão de estetica, o DIA faz o seu papel fundamental, tem todo o ferramental necessário para montar diagrama de varias coisas, mas me esbarrei em algumas coisas que eu necessitava. Os objetos são muito “genericos” e não fazem concorrencia à um diagrama editado no Visio (Veja isso como uma confrontação de proposta por exemplo, sei que não tem nada haver no que diz respeito o lado técnico, mas o visual deixa a desejar).

    Fiz algumas tentativas de importar objetos, etc… mas ainda assim não ficou 100% (tente editar um texto e usar a tecla DEL, ele simplesmente apaga o objeto de texto, falta algum esquema de seleção/edição do objeto)

    O Inkscape mesmo não sendo um software voltado para diagramação (apesar de existir uma ferramenta de ligação de objetos), não tive problemas na usabilidade do mesmo, pelo contrario, achei até bem mais facil e a criação de objetos novos ficou muito mais rápido e somou com a facilidade de eu poder usar icones do sistema no formato SVG (a maioria dos pacotes de icones disponibilizam os mesmos em formato SVG).

    Enfim… quis colocar que o Inkscape pode ser uma ótima alternativa à outros diagramadores comerciais.

    rpm (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 11:02 am

    Seria melhor colocar os links diretos

    http://www.quantum-bits.org/?p=57

    http://www.quantum-bits.org/?p=74

    Monge (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 11:04 am

    Como dizia o Poeta: “Os feios que me perdoem, mas beleza é fundamental!”

    e é mesmo! – esse negócio de dizer que um aplicativo cumpre bem o seu papel, mesmo tendo uma interface tosca, é balela. Estética final do aplicativo faz parte, sim, de sua funcionalidade.

    Luiz Gustavo (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 11:37 am

    @rpm
    feito !

    []‘s

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 1:01 pm

    “é mesmo! – esse negócio de dizer que um aplicativo cumpre bem o seu papel, mesmo tendo uma interface tosca, é balela. Estética final do aplicativo faz parte, sim, de sua funcionalidade.”

    Também levo muito em conta o visual quando vou escolher a ferramenta e espero um dia ver uma ferramenta livre que surja pra concorrer efetivamente com o Visio.

    Vinícius (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 1:10 pm

    Eu acho o InkScape mt bom, testei o Dia e achei mt anti-quadro e feio, estou usando o OpenOffice Presentation para fazer Wireframes.

    AH sim. Se for assim sim :-) Realmente falta ao dia alguns elementos de diagrama com uma aparência melhor. Será que não é possível criar um conversor dos arquivos do visio para o dia, por exemplo, assim como há conversores de pinceis do photoshop para gimp?

    Cada tipo de elementos de diagrama do dia é um diretório contendo as imagens de miniaturas das “coisinhas” (que vão nos botões) junto a um arquivo xml (fácil de manipular) com o mesmo nome, mas com extensão .shape. Um dos elementos deste arquivo é um SVG, mas não sei qual especificação do SVG se trata.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 2:56 pm

    Eu gosto do Dia, uso ele as vezes, mas prefiro o Visio mesmo. O que me interessou foi a idéia de usar um editor vetorial poderoso (adoro o Inkscape) pra fazer os diagramas, sem precisar esbarrar nos stencils prontos de ambos os programas. Vou testar.

    devnull (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 3:05 pm

    > anti-quadro

    antiquado???

    Mateus (usuário não registrado) em 24/09/2009 às 6:36 pm

    Usei o Dia sem problemas
    As figuras originais dele realmente deixaram muito a desejar, mas procurando no google achei vários pacotes de shapes que resolveram muito bem o meu problema.
    Olhando por cima parece ser fácil desenvolver outros shapes, pois se tratam apenas de imagens no formato png.

Este post é antigo (2009-09-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.