Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Inkscape 0.47

Enviado por Aurélio A. Heckert (auriumΘgmail·com):

“Depois de mais de um ano de muito trabalho e um necessário atraso no lançamento, acaba de sair o Inkscape 0.47!

Veja as principais melhorias desta versão:

  • Salvamento automático Temporizado: o fim do trabalho perdido
  • Spiro splines: uma nova e excitante forma de trabalhar com caminhos, totalmente fumcional no lápis, caneta e editor de nós
  • Auto suavização de nós: um novo tipo de nó que mantém o caminho o mais suave possível enquanto você move seus vizinhos
  • Novos modos na ferramenta Ajustador: empurrando e modelando objetos inteiros, redimensionando/rotacionando objetos, deletando e duplicando usando o “pincel macio”
  • Sistema de alinhamento e barra de configuração de alinhamento, refeitos e muito mais usáveis
  • Novos efeitos em caminhos, incluindo sketch, hatching, envelope; Efeitos podem ser empilhados e aplicados a grupos
  • Uma grande coleção de filtros pré-definidos no novo menu Filtros
  • Nova exportação para PS e EPS baseada em Cairo: melhor qualidade, suporte a mais funcionalidades, resterização para filros e transparência
  • Corretor ortográfico para textos no documento
  • Muitas extensões novas: restacking, calendário, marcas de impressão, grades cartesiana e polar, interpolação de atributos
  • Opções de otimização de código SVG, agora com sua própria página de preferências
  • Muitas outras melhorias, ajustes de usabilidade, correção no vazamento de memória, e vários bugs corrigidos

Para download ou para conhecer todos os detalhes, visite http://inkscapeBrasil.org/Noticia20091126145400.” [referência: inkscapeBrasil.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Davi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 10:40 am

    Ola,

    Demorou tanto desde a versão 0.46 e Cade o Multi Page???? O conversor de arquivos cdr ainda é muito fraco. Sei que o culpa não é dos desenvolvedores do Inkscape e sim do pessoal do Corel que desenvolvem um formato de arquivos fechado e obscuro. Não consegue importar nem desenhos simples. Troca cores, não importar textos simples. O Inkscape sé se tornará concorrente verdadeiro para o Corel atual quando lançarem a versão 1.0. Mas neste ritmo de desenvolvimento só daqui uns 5 anos. Só que neste meio tempo o Corel não ficará parado no tempo e tornará o Corel Draw ainda melhor.

    Sds,

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 10:50 am

    Davi, você pode ajudar a reduzir este prazo! Veja: http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/FAQ#How_can_I_help_the_Inkscape_project.3F

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 10:54 am

    Corel Draw: fazendo da vida dos profissionais de design um inferno desde 199x ;)

    Davi, nem o Corel importa arquivo de Corel direito, como você quer que o Inkscape importe?

    Já arquivos de Illustrator, o Inkscape importou com perfeição nos testes que executei, mesmo em ilustrações elaboradas com vários efeitos de sombras

    Como dizia o terrinha:
    Davi voce esta defecando pela boca.

    Davi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 11:02 am

    Testem primeiro antes de postar. O UniConvertor ainda é muito fraco sim. O teste é simples. Experimentem. Façam uma quadrado simples no Corel X4 e pintem de Ciano. Salvem como .Depois importem no Inkscape. Vão ver que perde cor para uma coisa simples. Este foi um teste simples que fiz, mas tenho milhares de desenhos que perdem cor, textos, etc. Depois de testar me fala quem ta defecando pela boca.

    Esses novos recursos são bem vindos, mas o Inkscape ainda está bem atrás sim.

    E a Corel já melhorou bastante a compatibilidade com versões anterioes dos seus formatos, embora ainda possa perder alguma coisa, está anos luz a frente do filtro do inkscape. Illustrator e outras ferramentas vetoriais tem mais sorte na importação do que o Inkscape.

    A Corel bem que poderia liberar pelo menos os formatos antigos. Assim os desenvolvedores já terial alguma ajuda pra aprimorar e entender mais o formato.

    Davi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 11:11 am

    @Paulo Brito.

    Quem dera que tivesse conhecimento em programação avançado, tempo e dinheiro para contribuir com o Inskcape. Acompanho sempre o desenvolvimento do Inkscape e tem muito tempo que a contribuição não para de 8.745 dólares. Ainda prefiro pagar 1.500 pilas no Corel e ter um produto pronto que me atende do que doar 1.500 e ter que esperar mais 5 anos para o produto ficar no nível do Corel?

    @Davi, o Corel Exporta como SVG. Faça o seguinte, se quiser usar o Inkscape e substituir o Corel Draw por ele, converta todos seus arquivos CDR pelo Corel e os edite no Inkscape. E recomende a todos que você conhece e que compartilham arquivos com você que usem somente SVG. O Inkscape não é obrigado a suportar CDR, já que é um formato fechado e com especificação que muda a cada versão do CD. Ele suporta SVG, que é capaz até de recursos como animação e jogos, além de ser um padrão Web de imagens vetoriais, além de recomendado para uma real interoperabilidade entre os softwares de edição vetorial.

    Ou então…. tcham, tcham, tcham… Não reclame. Brincadeira, pode reclamar sim :-)

    Uma coisa que faltou nas últimas versões do Inkscape é a capacidade de criar e editar fontes em formatos como true type, open type, etc.

    ps: @ghost man, bem lembrado. Terrinha. Por onde anda o Terramel que nunca mais apareceu por estas bandas?

    Davi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 11:53 am

    @tenchi.

    Já faço e evangelizo muito gente no Linux e para utilização de formatos abertos. Mas é o mercado que dita as regras. Se o cliente quer doc eu envio doc, se ele quer cdr eu envio cdr, se ele quer dwg envio dwg. Não é o cliente que tem sempre a razão? Agora para amigos e profissionais da área eu procuro sempre mandar em formatos abertos.

    Acredito que este terrinha sumiu daqui, porque o fórum da br-linux é um fórum sério e não tem espaço para pessoas mal educadas.

    Ola tenchi, bem lembrado o SVG é o ponto forte do Inkscape. Vi outro dia um site todo feito com imagens svg, impressionante como ele redimensionava no tamanho da tela do usuario. Sem contar que eh posssivel fazer interação com javascript, e assim criar animações e etc.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:19 pm

    Davi, no link que você leu há várias dicas de como ajudar o projeto sem precisar conhecer programação ou doar dinheiro. Aposto que se você ajudar com esforço em algumas dessas dicas, o pessoal que conhece programação poderá se concentrar em melhorar o software! O que acha? É uma boa forma de ajudar!

    Davi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:32 pm

    @Paulo Brito,

    Quando tinha tempo, já mandei várias solicitações e melhorias para o pessoal do Inkscape. Hoje infelizmente eu não tenho mais tempo. Só acompanho o que há de novo, testo e verifico se a versão me atende. Se não me atende eu continuo com Corel. Quando ficar no mesmo nível do Corel eu mudo de vez. Hoje infelizmente a versão 0.47 ainda não é concorrente do Corel X4.

    Sds,

    Xitoso (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:38 pm

    Davi então usa teu Corel original, que voce ja falo que te atende e para de chorar aqui. Grato.

    Mauro (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:45 pm

    Apensar te utilizar o Inkscape por não ter grana para comprar o Corel e o Windows eu tenho que concordar com o Davi. A versão 0.47 seria equiparada mais ou menos a versão 11 do Corel Draw sem o Multi pages.
    Tem outras coisas que acho que falta um pouquinho de atenção do pessoal do Inkscape. Ex: Nas opções de configuração do Inkscape, em Salvar não existe uma maneira de escolher o diretório para Salvamento.Você tem que digitar manualmente. 10 minutinhos de programação o cara colocava a opção. Claro que também é preguiça minha. Em alguns segundos dar para digitar o caminho. Mas não justifica este tipo “errinho” por parte da equipe do Inkscape. Isso é uma coisinha minima para mostrar o que falta no produto, mas tem várias outras coisas que detectei que ainda espero para sair nas próximas versões, como um local para definir a unidade padrão de medidas (mm,cm,pol,etc).

    Abraços a todos,

    Davi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:49 pm

    @Xitoso

    Cade o respeito rapaz? Você é dono do site? Se não for, os incomodados que se mudem.

    Alias queria agradecer o Augusto por disponibilizar um site tão bom de notícias de tecnlogia na lingua portuguesa. Valeu mesmo.

    Abs,

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:54 pm

    Legal, Davi. Parabéns! Realmente é incomum alguém que realmente ajude um projeto antes de criticá-lo. Desculpe se pareci agressivo nos comentários anteriores.

    Sobre o seu comentário sobre a concorrência entre o Corel e o Inkscape, imagino que isso é coisa de usuário, e não de quem mantém o projeto. Não faz o menor sentido um projeto criado por voluntários querer ganhar clientes de um projeto comercial. Até porque, se o projeto é gratuito, ele não quer clientes! Ele quer usuários e mais voluntários, para que o projeto cresça e atenda cada vez mais quem se dispõe a utilizá-lo.

    Nós sabemos que os projetos livres (pelo menos a grande maioria) começa devido à insatisfação com algum projeto comercial, seja devido à funcionalidade ou devido ao preço.

    A gente que tem essa mania de colocar projetos open source no ringue do mercado junto com projetos comerciais.

    Abraços.

    diniz (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:56 pm

    [quote]Ola tenchi, bem lembrado o SVG é o ponto forte do Inkscape.[/quote]

    Só queria saber quem é que teve alguma boa experiência ao salvar algum trabalho em SVG em um programa e tentar abri-lo em outro.

    Fiz um trabalho simples no Inkscape e salvei em SVG para depois abri-lo no Corel X3, simplesmente abriu uma página em branco, refiz o mesmo trabalho no SK1 e salvei em SVG e o Corel não abria e o Inkscape abria todo desconfigurado, no final refiz o mesmo trabalho no Corel X3 e salvei em SVG e nenhum dos outros dois abria o tal arquivo e o próprio Corel abria todo desconfigurado o arquivo que ele mesmo gerou!!

    Afinal qual a vantagem de se usar o SVG se cada programa o implementa da sua forma ( sem padrão) e incompatível um com o outro??

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 1:57 pm

    E, completando o comentário anterior (que está pendente no antispam do br-linux… aguardem!), na minha opinião você está certíssimo em usar o que te atende, e não forçar a barra em algo devido à ideologias.

    tenchi (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 2:19 pm

    @diniz, aí é problema de implementação e não do padrão. Da mesma forma acontece com o ODF, onde nele mesmo há problemas de implementação nos mais variados programas de forma que pode acontecer de um documento feito no Symphony ter algumas desformatações no OpenOffice ou Koffice (e vice-versa). Na verdade hoje em dia o Koffice2 ainda não abre documentos ODT muito bem. Mas o Karbon abre muito bem arquivos SVG feitos no Inkscape (e vice-versa, palavra legal), bem como o OpenOffice com o plugin para SVG. Bem como outros programas visualizam bem SVG, como os programas do KDE, o Firefox, etc.. Consegue abrir um cdr no Internet Explorer? :-)

    Se há uma coisa que custo a aprender é que o que existe no mercado está certo e ponto final. Tomamos o “Mercado” como uma entidade absoluta, independente e onipotente. Mas não, o mercado não é um ser. É uma entidade abstrata e orgânica (no sentido de organização) feito por pessoas com interesses diversos mas bastante comuns. Se vc consegue convencer as pessoas das vantagens (principalmente econômicas) dos padrões abertos, vc está automaticamente mudando o mercado mesmo sem precisar se voltar contra ele.

    Mas mesmo assim eu sou a favor dos padrões de arquivo (e de tudo que precise ser interoperável, como protocolos de comunicação em rede, etc). Especificação não é código, e eu mesmo conheço várias pessoas que não conseguem entender isso, pois quando eu falo em padrões abertos, já vêm reclamando “Ah Leandro (eu), nem vem começar a falar desse negócio de software livre”. O que tem a ver padrões abertos com software livre? Nada!

    Acredite, numa era em que dependemos tanto de informações em forma digital, conhecer os formatos de armazenamento destas informações é essencial para possíveis abusos financeiros (financeiro no mínimo, já que o que está em jogo é o próprio conhecimento humano) cometido uma ou outra instituição.

    q (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 2:38 pm

    “Só queria saber quem é que teve alguma boa experiência ao salvar algum trabalho em SVG em um programa e tentar abri-lo em outro.”

    O ODF do Open Office acontece a mesma coisa. Ainda não achei dois softwares que abram exatamente igual o arquivo.

    O SVG também padece desse mesmo mal. Sem falar que ele é bem mais limitado que o formato nativo do Corel. Agora, se você conseguiu usar SVG e te atendeu…

    foobob (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 3:41 pm

    Eu tô me lixando para importação de arquivos: o importante é que Inkscape está cada vez mais completo para *CRIAÇÃO* de conteúdo. E cliente pode ter sempre a razão, mas o importante para ele é o resultado final. Educá-lo sobre alternativas mais baratas não custa nada.

    Henrique Gogó (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 8:46 pm

    Essa ideia de “o cliente tem sempre razão” é papo furado diante do assunto que está sendo tratado.

    Em 7 anos de experiência profissional com design nunca tive um cliente sequer que tenha me exigido fazer qualquer trabalho no Corel Draw ou qualquer programa que fosse. Que cliente se importa com a ferramenta? Ele se importa com o resultado, isso sim.

    Se você faz lá a logomarca do cara e entrega, ele aprovando, tá aprovado. A ferramenta nada importa.

    Sobre o Corel Draw em si, tenho uma opinião muito pessoal sobre ele: ele educa mal o designer. Tem um bocado de firulas e besteirinhas que viciam e limitam a criatividade. Mídia artística é um desses lixos.

    O que aprendi com um tempo foi algo bem simples: vai fazer vetor? Faça num programa de vetor. Vai layoutar, ilustrar ou desenhar? Use um programa de edição de imagens. Para mim, Corel Draw e Inkscape são programas de vetores, e somente isso.

    A pior coisa que alguém pode fazer é esperar criar uma peça toda no Corel Draw (o que a maioria faz). O suporte a imagens dele é tosco (em todas as versões). Tentar imprimir imagens em CMYK com ele vai te dar cores defornadas (a não ser que utilize miscelânea).

    Resumindo, para não polemizar, programas como Corel Draw e Inkscape são e só devem ser utilizados para criações vetoriais (logomarcas, traços, etc). Se levarmos em consideração isso, o Inkscape é uma ferramenta tão robusta quanto o Corel Draw, e praticamente qualquer outra ferramenta que gere vetores. Do que mais você precisa para desenhar vetores do que quadrados, cículos, linhas e curvas de bézier? E, por favor, não me venha utilizar tal sombra do Corel Draw, que é uma tosquidão só. O gradiente destes programas não é tão bom, convenhamos.

    Minha dica é: crie vetores no Corel/Inkscape/Illustrator e então aplique efeitos num bom editor de imagens como o Photoshop ou Gimp

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 27/11/2009 às 9:40 pm

    Concordo com Henrique Gogó. :)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 11:22 am

    Fraco demais o comentário do Henrique Gogó. O Cliente tem sempre a razão sim. Experimenta mandar um odf da vida para o cliente para ver o que ele vai te falar. Ele não sabe que existem padrões abertos e para ele o Word seria o padrão. Mesmo explicando as vantagens de padrões abertos, dos programas gratuitos e tals, ele não vai querer nem saber. Ele quer que funcione no Word, mesmo o dele sendo piratão.

    foobob (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 1:32 pm

    @Rodrigo, estamos falando de Inkscape aqui, não de Word. Para o cliente de trabalhos gráficos, o que importa é um bitmap em 300 dpi final. E isso aí, você pode fazer até em paint, quanto mais Inkscape.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 6:45 pm

    “O que aprendi com um tempo foi algo bem simples: vai fazer vetor? Faça num programa de vetor. Vai layoutar, ilustrar ou desenhar? Use um programa de edição de imagens. Para mim, Corel Draw e Inkscape são programas de vetores, e somente isso.”

    Isso que o @Henrique Gogó mencionou é um tema da discussão Proprietário Versus Software Livre que pouco se discute.

    É bem normal um software proprietário ser “inchado” de recursos fora do escopo original como forma de se promover, se definir como a solução definitiva que dispensaria qualquer outro software.

    Ou enchendo de funções para promover versões novas(e bem pagas) que dizem “indispensáveis”, mas que todo mundo viveu muito bem sem elas até o momento.

    Exemplo clássico: Nero – Se tornou um bloatware com centenas de janelas, widgets, tray icons para monitorar coisas que nem sei.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 7:45 pm

    Eu chamo a “auto-firula” do software proprietário.
    Itencionalmente o software proprietário dominanted insere uma firula qualquer para o usuário ficar dependente e assim o usuário aceita aquilo como “padrao” .Se outro software não tiver ,então não é digno de uso.

    Diego (usuário não registrado) em 28/11/2009 às 10:12 pm

    A empresa que eu trabalho, presta serviços para as maiores empresas do Brasil. Petrobras, Vale, MMX, Arcellor, Veracel, Aracruz Celulose, Votorantim. Posso te dizer que nenhuma delas trabalha com software livre para desktops. Todas sem exceção usam Microsoft Office, Corel Draw, Autocad,resumindo software proprieario. Como convencer o setor de TI das maiores do Brasil a usar software livre? Quem trabalha para cliente pequeno é uma coisa, mas para cliente grande não tem jeito. Tem que atender o que o cliente exige. Em casa eu uso software livre.

    @Diego, e quem aqui falou em software livre? Estamos falando de formatos de arquivos interoperáveis, essenciais para qualquer instituição, seja ela pública ou privada :-)

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 1:11 am

    Cara, não dá pra comparar o Corel com o Inkscape. É ter uma mentalidade muito reducionista…

    Corel é um software que está a 30 anos no mercado e continua com as mesmas deficiências brutais no tratamento de cores CMYK, repleto de ferramentas redundantes, com uma horrível precisão na movimentação de elementos vetoriais que saltam da tela. Mercado é mercado, infelizmente.

    O tratamento de nós do inkscape é muito superior. A ferramenta de alinhamento é muito superior, os vetores são movimentados suavimente, os efeitos são superiores, o vetorizador é muito melhor. O fororrealismo do inkscape está muito além dos trabalhos realizados em Corel Draw pelos melhores artistas. Em termos de recursos para ilustração, o Inkscape só perde hoje para o Illustrator.

    Quem abre a boca pra defender o Corel, e não compara os recursos tete-a-tete, está apenas viciado em mais do mesmo. Infelizmente.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 1:27 am

    Sem contar que o inkscape é um software para ilustração vetorial e identidade visual…Não é como o Corel, que se presta a diagramação. O inkscape deve ser comparado ao Illustrator, que também não tem multi-pages. Compará-lo ao péssimo Corel Draw, horrível para criação de vetores bonitos fotorrealisticos, é muita maniqueista.

    fernando (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 11:11 am

    Mas que seria legal ter multi-página, isso seria. Tornaria o inkscape uma ótima ferramenta de edição de PDF. O problema hoje é que você só consegue abrir uma única página do PDF, e na hora de salvar, ele salva só aquela página no novo arquivo.

    Pra falar a verdade, nem precisaria de multi-página pra isso, uma opção para escolher em qual página do PDF gravar, preservando as outras, caso o arquivo já exista, já resolveria. O que me dá algumas idéias, hm…

    Diego (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 11:36 am

    @ tenchi

    Hoje infelizmente software proprietário quer dizer formato padrão. Claro que sabemos que não é isso, mas 95% da população mundial acredita que o .doc (Word) é o formato de arquivos padrão, que o .cdr (Corel Draw) é formato padrão de desenhos vetoriais(a maioria nem sabe o que é desenho vetorial, só sabe pedir suporte ao TI e dizer que programa abre .cdr), que o dwg(Autocad) é formato padrão para CAD, que zip(Winzip) é formato padrão para compactação de arquivos.

    @bebeto_maya

    Claro que a porcentagem não quer dizer muita coisa. Ex: Firefox é superior ao IE e ainda só detem 25% do mercado de navegadores, mas falar que o Corel é inferior ao Inkscape é discordar com 80% de profissionais de ilustrações do mundo e das maiores agências do mundo. Este público que mexe com Ilustração é um publico muito especialista e ainda prefere ao Corel por ser considerado ainda o programa vetorial número 1(espero que o Inkscape ainda ganhe a batalha do Corel). Não tem como discordar disso.

    self_liar (usuário não registrado) em 29/11/2009 às 8:32 pm

    Mas olhe , não existe diferenças drásticas entre o inkscape e o corel draw .Então é melhor legalizar a situação do seu software e ainda ajudar a sociedade usando software livre.

    Infelizmente esse corel draw é um roubo injusto .A corel aproveita muito do copyright pois ela reusa muito do corel anterior ,mas sempre cobra preços absurdos por seu software.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 30/11/2009 às 11:49 am

    Self_liar,

    Ela não reusa muito. Ela reusa praticamente tudo…Desde a versão 9.0 o corel segue sendo basicamente a mesma coisa. Os graves erros no tratamento de tons de azul mais saturados só foram sanados agora no X4. Eles trocaram o tema dos ícones e entubaram a clientela com mais uma droga dessas…

    Eu uso o Corel, porque sou obrigado, mas geralmente exporto o formato em PNG no inkscape e colo no Corel, somente pra fazer a podre separação de cores do Corel. Sempre que possível utilizo ou o Scribus ou o Indesign. Aqueles que falam sobre a superioridade do Corel, são micreiros e não designers.

    “80% de profissionais de ilustrações do mundo e das maiores agências do mundo.”

    Caro Diego. Em que mundo você está? Ninguém mais, nenhum designer sério, usa Corel para ilustração, porque o mesmo não serve para criação de vetores fotorrealísticos. A esmagadora maioria usa Illustrator. Designers odeiam corel. Usa-se corel como eu uso: Importação de trabalhos para serem fechados e entregues a gráfica. Criação de identidade visual no Corel? Faz-me rir…Da Corel Corporation, muito bom para Ilustração é o Painter X.

Este post é antigo (2009-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.