Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info: Stallman abre FISL falando espanhol

Da cobertura do Juliano Barreto, na Info:

O guru do Software Livre manteve o mesmo discurso que faz há dez anos, mas agora atacou os demônios do capitalismo em espanhol.

Na cerimônia oficial de abertura do décimo Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, o presidente da Free Software Foundation usou de um espanhol rudimentar para criticar as leis contra a troca de arquivos e, como sempre, o software proprietário.

“Estamos lutando uma batalha pela liberdade dos usuários de computador. Porque um programa que não é livre, priva seus usuários de sua liberdade. Isso não deveria existir”, começou Stallman.

“Temos feitos muitos progressos nos últimos 25 anos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Pois a maioria dos usuários ainda usa sistemas privativos como Windows e Macintosh. Mas mais importante do que usar software livre, é ensinar as pessoas a darem valor para sua liberdade. Eles correm o risco de perder sua liberdade sem notar”. (…) (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).

E a relacionada:

Stallman volta à Unicamp e reafirma que software livre respeita o usuário.: “Oito anos após a sua primeira passagem pela Unicamp, Richard Matthew Stallman, fundador do Movimento Software Livre e do projeto GNU/Linux, voltou à Universidade, reafirmando a máxima de que o software livre respeita o usuário e a sua liberdade, além da solidariedade social das comunidades de usuários. Ele falou para cerca de 400 estudantes, que os softwares proprietários subjugam os usuários porque os mantém divididos, sem condições de contribuir ou mesmo compartilhar o conhecimentos com outros usuários. “As pessoas não têm acesso ao código fonte e, portanto, não podem estudá-lo nem mudá-lo. Normalmente, os softwares proprietários têm a intenção de fazer coisas ruins ou as fazem intencionalmente”, afirmou Stallman. O objetivo do movimento é que todo software seja livre em nome de todos os usuários. Stallman proferiu a palestra “The Free Software Movement and the GNU/Linux Operating System”, nesta segunda-feira (22), no Centro de Convenções da Unicamp.” [Enviado por Ricardo Pontes (chuck·infoΘgmail·com) - referência (unicamp.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lindrix (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 11:10 am

    Que nem no Ensol. Dá pra até entender bem.

    bruno (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 1:22 pm

    ele falou em espanhou porque achou que no Brasil se fala espanhol?

    ELS (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 1:40 pm

    @bruno
    Nao. Ele sabe espanhol e achou que facilitaria para quem estivesse assistindo, ja que e’ uma lingua mais proxima do portugues que o ingles. O espanhol dele e’ meio que um portunhol, e’ desagradavel de se ouvir mas da para entender bem.

    Helvio (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 2:01 pm

    “Normalmente, os softwares proprietários têm a intenção de fazer coisas ruins ou as fazem intencionalmente”

    Isso não é a mesma coisa??

    Não, ter a intenção de fazer algo é diferente de chegar a fazê-lo intencionalmente. Não sei se a afirmação em si procede, mas trata de 2 coisas distintas.

    Legal a iniciativa de falar uma língua latina. Facilita a vida de quem não entende inglês. Pra muitas pessoas é melhor entender um portunhol rasgado do que um inglês bem feito.

    E se ele ainda está tropeçando, no ano que vem já vai estar “afiado”.

    tenchi (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 4:25 pm

    De tanto que o Stallman gosta do espanhol que passou a usar o termo ‘software libre’ ao invés de ‘free software’, pois em inglês ‘free’ pode ser tanto ‘grátis’ quanto ‘livre’.

    @bruno, pior serai se ele pedisse para ir à Buenso Aires falar com o presidente brasileiro… hauahua

    Satan (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 8:43 pm

    JB…JB…putz…lembrei! Um filhote da finada Revista Geek!
    Um pessoal que falava de Linux, publicavam sobre Linux…mas não sabiam pn do assunto!
    Arrrgh!

    “Normalmente, os softwares proprietários têm a intenção de fazer coisas ruins ou as fazem intencionalmente”

    Eu tambem achei isso!

    Abs!

    Corrigindo o comentario acima…

    “Normalmente, os softwares proprietários têm a intenção de fazer coisas ruins ou as fazem intencionalmente”

    @Helvio
    Eu tambem achei que isso é a mesma coisa!

    Abs!

    Patola (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 6:42 pm

    Olha que interessante! As chamadas dessa notícia não estão chamando o Stallman de “Bom doutor” nem usando de alguma ironia ácida pra criticar veladamente o Stallman. Por que será? Será que é porque não foram redigidas pelo Augusto? Claro que não, quem iria pensar nisso?

    …por outro lado, ele parece não ter se conformado com isso e aproveitou a chamada do br-linux pra apontar algum fato que tenha considerado negativo, como ele ter falado em espanhol…

    Depois diz que não é João-Sem-Braço!

    Sou admirador do idioma espanhol, e não considero nada negativo o seu uso, mesmo que seja por quem não o domina.

    No que me diz respeito, o bom Dr. Stallman pode discursar no idioma que desejar, também – até em Indonésio, no qual ele se considera ter alguma fluência, embora com falhas. Quando eu me comunico com ele, prefiro que ambos usemos o inglês, porque ao menos é o idioma nativo de um dos dois.

    O título da nota (“Stallman abre FISL falando espanhol”) é o da matéria da Info apontada como referência, da qual acabei deixando de reproduzir a foto do boneco e a legenda (“Homem Gnu passeia pelo FISL. Não, esse não é o Stallman”).

Este post é antigo (2009-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.