Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IETF pode abrir comitê para desenvolver codecs livres

Enviado por Vinícius (vini_ipsmakerΘyahoo·com·br):

“Vi essa notícia primeiro no planet xiph, pois gosto de acompanhar o trabalho do Monty. A notícia está em inglês, então vou colocar abaixo um MEGA-RESUMO traduzido: O Monty parece estar feliz, alguns grupos dentro do IETF querem padronizar os codecs de áudio livre. Dia 30 de julho ocorrerá um encontro para discutir isso.” [referência: xiphmont.livejournal.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 6:48 pm

    Será o fim da questão dos codecs no HTML 5?

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 7:11 pm

    Marco você entendeu errado, o comitê escolherá padrões de codecs para VoIP e parecidos. Além do Ogg CELT estão concorrendo o codec da Skype um lá desconhecido que SÓ será open-source se for decidido que é necessário (ele só é livre de patentes).
    Eu dei uma olhada nos outros codecs e sinceramente parece com estratégia de empresa, pois o CELT é demais.

    Não deixem de ver a lista de discussão:
    https://www.ietf.org/mailman/listinfo/codec

    Marco (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 3:35 am

    Deve ser o Speex, que funciona muito bem com voz com 8 kb/s. Já está disponível no Flash desde a versão 9 e também como alternativo no Asterisk.

    Creio que com codecs já padronizados pelo IETF os detratores de codecs livres no HTML 5 terão alguns argumentos refutados.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 9:11 am

    Eu estava vendo o CELT, e ele é incrível, suporta transmissão ao vivo. Se você entrar no CELT e começar a ler vai perceber o quão incrível é o CELT (sem desmerecer o Speex, que também é ótimo).

    Se a Xiph.org criasse codecs de vídeo tão bem quanto cria os de áudio …

    Pelo menos a BBC fez o Dirac e criou a documentação oficial do mapping (pra poder usar o codec com o formato recipiente) pra Ogg. Se olhar lá na XiphWiki você vai perceber que o Dirac está ao lado do Theora no menu.

    Voltando ao assunto. O outro codec desconhecido que só será open-source se necessário (claramente percebe-se que a empresa só que troná-lo padrão e aparecer) é o SPIRIT IPMR. O codec da Skype ainda não tem a qualidade do CELT (que ainda está em fase experimental e já tem ótima qualidade, por sinal). É possível obter um atraso de até 3ms com o CELT, vai olhar se os outros codecs chegam perto dessa marca.

Este post é antigo (2009-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.