Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IBM negocia compra da Sun Microsystems

“A IBM planeja adquirir a Sun Microsystems por cerca de 6,5 bilhões de dólares, segundo reportagem do Wall Street Journal. A transação poderia fortalecer os negócios de servidores da IBM na competição com rivais como a HP.

O valor da oferta está aproximadamente 100% acima do preço de mercado da Sun baseado em dados da Nasdaq de terça-feira (17/03) – as ações da companhia fecharam o dia a 4,97 dólares cada.

De acordo com o jornal, nos últimos meses, a Sun entrou em contato com diversas empresas de tecnologia com a intenção de ser comprada. Uma fonte familiar ao assunto afirmou ao WSJ que a HP, por exemplo, não se interessou pela proposta.”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:07 am

    Acho que seria uma boa compra, quem sabe não está ai uma futura mudança no desenvolvimento e manutenção do openoffice.org.
    Esperar pra ver.

    Conan (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:09 am

    opensolaris vai virar openaix ???

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:22 am

    A IBM realmente esta comprando uma empresa que agrega muito ao seu negócio. Por outro lado uma empresa que teve tanta competência para criar o JAVA e outros tecnologias de sucesso, mostra que além da capacidade de se criar bons produtos a visão gerencial é essêncial para qualquer negócio, a SUN não soube aproveitar as coisas boas que criou, o mundo fica com o JAVA e a SUN fica com a IBM, cada um tem seu destino.
    A suite da IBM e o OpenOffice, o que será que vai acontecer agora? Imagino que a IBM não vá focar em dois caminhos com os mesmos objetivos, acho que é bem capaz dela adotar o OpenOffice e deixar sua suite de lado, mas tennho minhas dúvidas, este LOTUS teima em não morrer há muito tempo.
    No mercado de servidores a IBM tira um concorrente e agrega muito em tecnologia. Acho que será bom para IBM e para SUN que tinha suas dificuldades. Mas repito, mais uma empresa que entra para história por ter criado algo muito bom e não ter aproveitado os louros da fama.

    netmask (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:31 am

    Vocês só estão vendo o software no negócio. Estão esquecendo que a Sun também tem hardware, e coisa boa. Imagina a máquina que vai sair de uma fusão dessas.

    Bruno (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:15 am

    Assim como a HP e Compaq quando se fundiram um dos unix deixou de existir provavelmente deve acontecer o mesmo com a IBM e Sun.
    Mas as iniciatiavas open concerteza vão continuar e isso inclui opensolares e openofffice.

    Adam Astor (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:25 am

    Sim, a SUN tem coisa muito boa, mas em outras aquisições similares anteriores, o que permaneceu efetivamente como produto, da empresa adquirida? Nada, ou pouco, por exemplo:

    1 – Burroughs comprou a SPERRY (alguém já ouviu falar?) não sobrou nada da marca de produtos ou da empresa adquirida. Obs, Hoje a Burroughs é conhecida como UNISYS.

    2 – A COMPAQ comprou outra marca mundial famosa, por volta de 1993 a 1995. Opa! Esqueci o nome dela, a “fagocitose” do mercado é rápida e conduz ao esquecimento das marcas.

    3 – A HP comprou a COMPAQ, e matou a marca, depois relançou-a apenas para marcar e manter território na linha de PC baratos.

    4 – A IBM vendeu sua linha de PC para Lenovo.

    5 – O que vai sobrar da SUN ou de sua linha de produtos?

    A coisa não é simples assim, manter a marca e tecnologia da empresa adquirida, tanto a IBM quanto a SUN tem posicionamento bastante definido em seus produtos, em hardware e em software, mas a briga é grande, acho que é cedo para especulações quanto a dizer que vai ser bom por esta ou por outra razão, pela manutenção de tal marca ou tecnologia.

    No fundo não podemos esquecer a brutal competição de mercado, sem dúvida benéfica para o processo, isto me faz lembrar uma lei da natureza, só sobrevivem os mais fortes.

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:30 am

    Adam,

    Concordo contigo em vários pontos. Mas em processo de fusão ou aquisição como é o caso, muitas vezes principalmente de empresa e tecnologia o capital intelectual é o mais importante, e a SUN parecer ter bastante talentos que imagino que a IBM não vá desperdiçar.
    Em relação a marca, com certeza a SUN vai ser a história de uma empresa talentosa que foi engolida por uma gigante.
    Mas com certeza ela vaia gregar muita coisa a IBM, tanto na área de hardware como a de Software.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:55 am

    Não esqueçam da Sun e MySQL…

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:57 am

    http://www-01.ibm.com/software/lotus/products/smartsuite/

    http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home

    Solaris, Java, Proc Sparc (a ibm tem o aix e o proc do play 3 que esqueci o nome) fora a carteira de clientes da sun e os funcionários

    VSMoraes (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 11:23 am

    Uma coisa é certa: HP e DELL que se cuidem, vem chumbo grosso aí!

    Vinícius (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 11:40 am

    A Dell nem compete no mesmo nível de HP, IBM e Sun. Pra HP vai ficar bem complicado mesmo.

    Psantos (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 11:56 am

    Foi até melhor para a Sun do que para a própria IBM. Seu forte sempre foi hardware RISC, onde desfrutava de excelente reputação.
    Contudo a Sun perdeu feio o bonde da história que passou por ela lá pela metade da década passada e de sinônimo de máquina RISC passou a mera coadjuvante no mercado. Seu processador SPARC ficou para trás e hoje não se compara minimamente aos poderossísimos PowerPC da IBM ou mesmo aos novos Intel Itanium (utilizados principalmente pela HP).
    Caro e já não tão eficiente, seu hardware dispencou em vendas nos últimos anos. E para a Sun sobreviver já não havia muitas opções.
    Java e Solaris deverão migrar definitivamente para a comunidade.
    MySQL poderá permanecer onde está, pois não oferece perigo imediato ao DB2. OpenOffice talvez se funda a suíte Lotus ou acabe num “fork”.
    Quanto ao hardware, este deve praticamente sumir do mapa.

    @Adam Astor, gostei do seu comentário, mas odeio quando usam a “lei do mais forte” para justificar alguma coisa que nada tem a ver com a teoria da evolução. E não é “o mais forte” que sobrevive, mas os “mais adaptados”. Senão hoje em dia não existiriam bactérias e trocentos outros seres vivos que podem ser considerados fracos, e mesmo alguns considerados fracos que são extintos. Evolução não é uma competição de muitos em busca de um lugar no podium. Trata-se pelo contrário da diversificação tendo como “finalidade” a maior diversidade de indivíduos (espécies, sei lá). Evolução não é um campeonato de futebol ou uma corrida de formula 1 :-) Não existe podium. É também uma adaptação contínua, já que o ambiente também evolui.

    Mas com relação à notícia, eu já tinha dias atrás lido que as ações da Sun estavam de mal a pior. Não sei se a compra da Sun por uma empresa do porte da IBM será bom (até porque também tenho medo da Big Blue, que por alguma razão me lembra Big Brother (o livro, não o programa) hauahuahua).

    Como disseram (não li todos os comentários por pura pressa, me desculpem), a Sun não vive só de software. Mas já que o que conheço da Sun é basicamente software, gostaria que se o negócio fosse fechado, que a IBM aproveitasse alguns recursos do Symphony e implantasse no OpenOffice (o Symphony tem cara de OpenOffice 1.x. blehh!), mas com um visual mais moderno. E que também abrisse mais para a comunidade o desenvolvimento desta suíte.

    Quando a Sun comprou a empresa que desenvolve o VirtualBox, o VirtualBox continuou existindo, além de ter melhorado muito, principalmente pela integração com a plataforma de virtualização xVM que a Sun já desenvolvia.

    Quem sabe pelo menos na área de software tenhamos uma reviravolta no desenvolvimento do OpenOffice e StarOffice? A IBM é tão poderosa quanto a Microsoft. Quem sabe até invista mais na área de soluções para escritório? Sera que agora a Sun reverterá o seu “toque de Midas” ao contrário?

    Ah sim, me lembrei de uma coisa: O ZFS é desenvolvido pela Sun, certo? A IBM “gosta” de Linux. Quem sabe não haja uma mudança na licença (duplo licenciamento?) que permita que ele seja suportado no Linux?

    Lewis (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 1:48 pm

    Vocês estão esquecendo uma coisa, a IBM não constuma matar suas empresas compradas, vide a Lotus que como alguns já disseram, ainda não morreu. (ainda bem)

    Eu acho isso ótimo, apesar de odiar o Solaris e ter certeza que o AIX é o melhor UNIX de todos, eu acho que o Solaris seria muito beneficiado com a aquisição, em especial o OpenSolaris que poderia rodar no Power, a arquitetura da IBM.

    A IBM não se compara a HP, Compaq, Digital, Microsoft, etc… Todas as empresas que ela comprou continuam vivas!

    Acho uma boa noticia, principalmente porque a SUN ja vinha agonizando e ia acabar caindo em mãos erradas.

    Bruno (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:00 pm

    A questão não é nem essa de adquirir e acabar com a Sun e seus produtos.
    Os dois unix podem até continuar , mas acho que a IBM deve ou focar um deles para um tipo de cliente ou ter os dois mais focados em hardware diferentes.
    Sobre o Lotus Symphony , StarOffice e OpenOffice.org ai pode ser que algum deles possa deixar de existir ou se integrarem. Ter o Symphony e o OpenOffice como gratuitos , o Staroffice acabaria ou continuaria existindo.
    Banco de dados ai já não acho que vai ter mudanças grandes , MySQL ia continuar numa boa e o DB2 e mais um outro banco deles também.

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:07 pm

    Em relação ao MYSQL, não sei até que ponto a IBM vai usar ele.
    @tenchi: Sobre a o que disse dos mais fracos e mais fortes, não subestime as bacterias, dependendo dela, ela pode até te matar, coisa que o gato da sua casa é maior e dificilmente fará isto. Ano passado peguei uma bacteria que me dava caganeira crônica, praticamente fazia xixi por onde não devia e foi duro. Só quis te lembrar isto.

    Ainda bem que não foi a Microsoft que comprou. Ufa!!

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:16 pm

    Me lembrei de uma coisa:
    E o netBeans que a SUN apoiava, todos sabem da preferência da IBM pelo eclipse, será que o projeto vai ficar só na mão da comunidade?

    Juliano (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:35 pm

    Sobre o netbeans, tudo indica que se a negociação se concretizar, já era! Vai ficar nas mãos da comunidade. (o que não é necessariamente ruim, mas um apoio de peso sempre vem bem!)

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:47 pm

    Isso não é nada bom. A concorrência no meio está diminuindo cada vez mais…

    marcos (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:50 pm

    É uma pena que uma empresa tão ousada em sua época e com tantas inovações competentes acabe assim. A IBM é forte mas é conservadora. Só aposta no que vai dar certo, a SUN se arriscava mais e por isso criou tanta coisa. Concordo com quem disse que o JAVA e Solares vão migrar de vez para as comunidades, mas creio que serão extintos do mercado, pois sem apoio de uma empresa de nome por traz jamais seriam o que são hoje. Cheguei a pensar um dia que o JAVA existiria ainda por muito tempo, mas os mais experientes tem razão. Tudo acaba um dia. Uma pena.

    Netbeans, glassfish e virtualBox correm risco de serem deixados somente com a comunidade. Os demais podem ser incorporados ou fundidos.

    A divisão de software da Sun sempre foi lucrativa, o grosso do prejuízo é na área de hardware.

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 4:49 pm

    Se não tiver uma empresa ou uma fundação forte por trás os projetos não vingam, porque vai começar a batalha de egos e quando nego tiver com preguiça não vai programar e pronto. Não estou criticando, mas muitas vezes é assim que funciona, tem que ter uma empresa ou uma fundação por trás.
    Pessoal, não me moderem de novo, por favor!!!

    Hugo (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 4:54 pm

    A IBM passaria a ter uma solução de virtualização para desktops ao invés de utilizar ferramentas concorrentes. Acredito que o Virtualbox não será deixado de lado.

    samachado (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 7:37 pm

    @Adam Astor (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:25 am
    “2 – A COMPAQ comprou outra marca mundial famosa, por volta de 1993 a 1995. Opa! Esqueci o nome dela, a “fagocitose” do mercado é rápida e conduz ao esquecimento das marcas.”

    essa eu me lembro, era a DEC ( Digital Equipament Corporation ).

    tinhamos maquinas na garantia e passamos de filho para entiado.

    quando a HP comprou a COMPAQ que comprara a DEC aí viramos FDP.

    pois passamos a ficar em terceiro plano …. :(

    tenho certeza que a IBM não faria isso, pois é uma empresa que sabe a importância de seus cliente ( não é a toa que é uma empresa centenária e já sobreviveu a muitas tempestades )

    dk (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 7:57 pm

    Realmente são duas empresas decentes, arrisco a dizer que são as duas melhores.
    Agora trabalhar em uma empresa dessa deve ser massa =)

    off: não sei como está a SGI, mas imagina que monstro: SGI+IBM+SUN

    Cadu (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:14 pm

    Infelizmente o Java não vai acabar porque a IBM tem muito interesse no Java. Uma pena… não vejo a hora desse negócio aberrativo – que infelizmente a maioria das universidades brasileiras usam como padrão – sumir do mapa.

    devnull (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 12:04 am

    Concordo com o Cadu… Parece que todas as universidades ensinam a mesma coisa. Cadê a liberdade e a variedade?

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 12:49 am

    Netbeans, glassfish e virtualBox correm risco de serem deixados somente com a comunidade.

    Que risco terrível! </sarcasmo>

    Se não tiver uma empresa ou uma fundação forte por trás os projetos não vingam, porque vai começar a batalha de egos e quando nego tiver com preguiça não vai programar e pronto. Não estou criticando, mas muitas vezes é assim que funciona, tem que ter uma empresa ou uma fundação por trás.

    Como é que é, poderia explicar melhor para mim por favor? O quê exatamente o leva a pensar assim?

    Douglas Drumond (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 1:52 am

    A IBM investe bastante em Linux e tem vários desenvolvedores trabalhando no kernel. O Linux Technology Center ( http://www-03.ibm.com/linux/ltc/ ) desenvolve bastante coisa. A IBM é uma das que mais investem no kernel e, apesar de ter o AIX, incentiva bastante o uso do Linux em soluções corporativas.
    E sobre Java, a IBM tem sua própria VM e há um projeto relacionado a Java em tempo real ( http://www-03.ibm.com/linux/realtime.html ).
    Essa aquisição parece interessante.

    Athila (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 4:57 am

    Claro que é interessante. Começando pelo aumento de 9.6 pontos percentuais na presença de mercado de servidores, dentre N muitas outras coisas tais como virtualização e cloud computing.

    A Sun tem feito um esforço enorme pra que hajam CCs com padroes abertos e como a IBM tem uma grande participação nesse mercado, só vão sair ganhando.

    Fora que se o Solaris sair do mercado será uma bênção da IBM. Quem já administrou servidores com AIX me entende.

    Acredito que todos irão ganhar com essa aquisição da Sun pela IBM. O hardware atrasado da Sun será deixado de lado em favor do hardware da IBM. O software desenvolvido pela Sun muito provavelmente será aproveitado integralmente pela IBM. E nós, que usamos GNU/Linux, vamos ganhar mais ainda (como dito acima, quem sabe o ZFS não seja licenciado em GPL ou algo que permita ser adicionado no kernel do Linux). E quem usa Java+Linux deve ganhar muito mais. É esperar para ver.

    Dankan (usuário não registrado) em 25/03/2009 às 11:51 am

    Vc´s estão esquecendo que a Sun comprou a antiga Storagetek na qual eu trabalhava, agora ficou tudo Sun a marca Storagetek morreu. O grande lucro da empresa esta sendo por parte do hardware da Storagetek. Como a Sun so tinha o servidor e não tinha a parte de backup com a aquisição da Storagetek ficou mais completa. A IBM tbm tem o seu hardware de backup que por sinal é bem inferior ao da SUN, com a aquisição da SUN creio que a parte de backup da IBM vai morrer e eles vão continuar com o HW da SUN.

Este post é antigo (2009-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.