Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hora do Planeta 2009 – 28 de Março

“Quantas horas por semana você pensa em seu planeta? Seria pedir demais uma hora por ano? Pode parecer estranho, mas apenas uma hora por ano faz uma diferença enorme quando o pensamento é coletivo.

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa.

Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.”

Enviado por Marcelo Cavalcante Rocha (marceloΘmarcelocavalcante·net) – referência (marcelocavalcante.net).

O BR-Linux vai participar, desativando todas as tags <blink> e GIFs animados por 60 minutos.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    andré (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 12:07 pm

    Seria bom aproveitar esta hora e pensar sobre o modelo atual de sociedade e de economia. Se esse é o modelo que queremos ou se simplesmente é viável.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 12:17 pm

    Não entendi exatamente como as tags blink e gif animados ajudam na destruição do planeta. Quer dizer, design ruim realmente é desastroso, mas acho que não a esse ponto :)

    Espero que não comecem uma campanha para desligarem os servidores por 1h tb :D

    Tóin (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 1:05 pm

    Os restaurantes estarão à luz de velas durante essa hora.

    Aliás, na época do apagão, fui jantar fora com o meu pai e o restaurante estava com velas em todas as mesas, sem lâmpadas acesas. Perguntei se era para economizar luz, e ele me lembrou: hoje é dia dos namorados.

    Não sei por que contei isso, mas enfim, o BR-Linux também anda bem off-topic…

    Marcos (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 1:47 pm

    20:30>>>21:30?
    Algo me diz que as TVs não serão desligadas….plim plim||

    Frank (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 1:59 pm

    Pelo que vi hoje no RJ TV, a idéia não é desligar nada mais que a luz da sala. Todo o resto pode ficar livremente ligado.

    Imagine se cada cidadão na cidade do Rio de Janeiro resolver apagar só a luz da sala durante uma hora. Creio que será um grande ganho para o meio ambiente.

    Sinceramente? Acho besteira.

    De que adianta desligar as luzes por uma hora e depois dizer “pronto, já fiz minha parte” e voltar com os velhos hábitos?

    De uns anos para cá aqui em casa passamos a fazer coisas que melhoraram muito nossas vidas e até acredito que sejam menos danosas que os hábitos que tinhamos antes. Por exemplo: paramos de produzir tanto lixo orgânico.

    Você joga resto de comida, cascas de frutas, bagaço de legumes, frutas, etc no lixo comum? Alguém já viu como isso fica nojento quando o cara que faz a coleta pega a sacola? Ou então quando ela fica algum tempo na chuva, toda molhada e soltando líquidos mal-cheirosos?

    Aqui em casa jogamos o lixo comum – de preferencia seco – numa lata e o orgânico em outro. Pode não parecer muito mas a cada dois dias é um balde de 20 litros de lixo orgânico que não vai para o lixo comum. Aí, como temos um quintal grande, jogamos este “lixo” em algum ponto, enterrando em baixo de uma árvore. O negócio depois de um tempo apodrece e vira… adubo. Consequencias? Temos muitas árvores frutíferas e não há época do ano que não tenhamos algo para pegar no pé. No momento é banana (um cachão de uns trinta quilos!), limão e acerola.

    Toda segunda passa o caminhão da reciclagem e toda segunda coloco na rua um saco destes de ração (sem ração :-)) de 20 quilos cheio de garrafas plásticas, caixas de leite, latas de leite condensado (etc, etc, etc) para reciclar. Logicamente que lavo tudo que estiver sujo para que o cara da coleta não tenha muito trabalho.

    Resultado: conseguimos produzir, em quatro pessoas, muito menos lixo do que uma casa com duas ou três pessoas. Além disso posso dizer que o nosso lixo é muito menos nojento que o lixo dos outros (por ser em maior parte lixo seco). Muitas vezes passamos uma ou duas semanas sem colocar lixo para a coleta, e neste tempo não há no máximo 2 destes sacos pretos pequenos. Enquanto isso a maioria dos vizinhos coloca a cada dois dias várias sacolas daquele lixo nojento que os cachorros de rua gostam de rasgar e espalhar pela calçada.

    Mesmo não havendo falta d’água na minha região, costumamos juntar num barril um pouco da água da chuva (logicamente que corretamente armazenada para não ser foco de insetos) para coisas como lavar o quintal (muito raramente, pois se você o varre às vezes a sujeira não se concentra). Pode não parecer muito mas ajuda.

    Tanto que o consumo de água daqui de casa, com quatro pessoas, fica em média entre 8 e 11 metros cúbicos por mês. E nós não precisamos parar de tomar banho todos os dias :-)

    Sinto que ainda é possível fazermos mais. Sei também que estas coisas são difíceis, por exemplo, para quem mora em apartamento (que não é meu caso). Mas algumas coisas são bastante interessantes e fáceis: que tal abrir a janela da casa em vez de se trancar no quarto e ligar o condicionador de ar ou o ventilador? Apartamentos normalmente recebem uma boa brisa que podem ventilar a casa toda.

    Em consumo de energia elétricas confesso que não somos os mais econômicos, mas procuramos sempre manter a casa arejada e fazer de tudo para usar a luz natural para iluminar a casa. Mesmo assim consumimos em média 150kw mês.

    E ainda há outros modos não tão revolucionários, como por exemplo não ficar trocando de computador ou celular a cada dois meses. Mas falar em diminuir o consumo em épocas de crise é ser anti-nacionalista, não é?

    Infelizmente o mundo não vai mudar enquanto o modelo econômico for baseado no consumo desenfreado que não liga para o que acontece depois de consumido (ou consumado).

    É difícil tentar convencer as pessoas a mudarem um pouco os seus hábitos. Estes dias fui falar com uma vizinha que ela poderia, por exemplo, separar seu lixo, de reciclável, etc. mas ela disse que já trabalhava a semana inteira e que não poderia perder tempo com estas coisas.

    É a sociedade da pressa (tempo é dinheiro; ficamos o tempo todo fazendo centenas de coisas; mas no final não temos dinheiro!), do consumo irracional como única forma de alavancar a economia e da ignorância como forma de se livrar de todos os males.

    O meio ambiente não está na amazônia. Não são as baleias encalhadas no sul da Áustrália. Não sou ecologista mas acredito que o meio ambiente também somos nós (isto está sintaticamente correto?). O pensamento ecológico vai muito além do “plante uma árvore”. É a compreensão de que não existe o dentro ou fora. Vivemos num mundo (fisicamente falando, o pĺaneta) onde só existe o “dentro”.

    E acho que nós “informatas” temos um papel muito importante no novo mundo que está por vir, afinal boa parte dos problemas da humanidade vêm da questão do lixo eletrônico.

    E nossa, que texto chato e longo que escrevi… Foi mal se me excedi, Augusto :-)

    @tenchi

    Foi ótimo o que você escreveu, a única coisa que discordo é que seja besteira.

    Iniciativas como essa Hora do Planeta não tem mesmo a função de resultar em economia objetiva durante uma hora, ou coisas assim.

    O principal mesmo é mostrar para as pessoas que sim, o negócio pode funcionar se elas se mexerem. Como no caso da sua vizinha que não está nem aí para nada, que acha que precisa fazer algum esforço para separar o lixo(!). É bem provável que ela também ache que dá trabalho apagar a luz de um cômodo da casa onde não tenha ninguém, e por aí vai.

    São só questões de hábito, de “educação mecânica”, que as pessoas infelizmente não aprendem sozinhas sem um empurrão ou por força maior. Ver a divulgação de um evento como esse, ver pela mídia que sim, milhões (ou bilhões) de pessoas se importaram sim em fazer alguma coisa, pode ser esse empurrão que falta para gente como sua vizinha ter a percepção de que o negócio é importante e que não dói começar a mudar hábitos.

    Michell Antunes (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 9:21 am

    De que adianta apagar as luzes hoje por uma hora e depois na época do natal enfeitar a cidade inteira com milhares de luzinhas???

    Aqui na cidade vão desligar a iluminação das praças… mas em Dezembro vai ser uma verdadeira árvore de natal, fazendo com que todos se esqueçam dessa uma hora na escuridão.

    Pintar o telhado de Branco, uma hora sem luzes acesas, e tantas outras campanhas, acho tudo válido, mas na verdade na minha opinião tudo deveria começar na escola. Com alguma disciplina do tipo meio ambiente e preservação, tentando sensibilizar a nossa juventude de uma forma prática (sei lá faze a molecada ir recuperar uma nascente, plantar uma árvore, etc) as transformações que vem ocorrendo em nosso planeta e o que podemos fazer todos os dias, e não somente um dia, para contribuir com a diminuição dos problemas.

    Ah quem diga que Efeito estufa é balela… só sei que aqui na região o Inverno já virou verão e o verão virou inverno.

    [[]]’s

    Linus (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 10:45 am

    Apagar as luzes só para se sentir melhor, parece o alcoolatra que não bebeu hoje e diz que foi curado, amanhã volta como antes.
    Para uma sociedade e governo hipocritas, nada melhor que situações hipocritas e enquanto isto o planeta vai caminhando para o fim.
    Podem ate me moderar, mas é coisa para ingles ver.

    ana (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 10:55 am

    De que adianta apagar as luzes hoje por uma hora, e no natal enfeitar a cidade inteira com milhares de luzinhas???
    Temos que conscientizar a população! temos um papel muito importante no novo mundo que está por vir.

    Ana Paula
    Recife

    Melissa Macedo e Santos (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 11:08 am

    Eu discordo de quem disse que é besteira, isso pode e vai ajudar o nosso planeta e quem disse que precisa continuar com os mesmomos ábitos é só se adequar, e vc pode fazer a diferença!!!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 12:00 pm

    Essas iniciativas ao meu ver são inúteis…Acredito em erradicação do uso irracional dos recursos do Planeta. Mas não acredito em aquecimento global, uma farsa pseudo-ambientalista desmascarada no livro “Cool It” e no documentário “a grande farsa do aquecimento global” do Channel 4 londrino.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 12:33 pm

    Em homenagem a hora do planeta vou dar um churrasco hoje, deixa eu só ir ali comprar uns sacos de carvão vegetal.

    @bebeto_maya, aquecimento global existe e ainda bem, senão nosso planeta seria uma bola de neve vagando pelo universo :-)

    O que é, em minha opinião, inegável é que o processo está ficando cada vez mais acelerado e que, por coincidência isso aconteceu justamente depois que um tal de “cerumano” decidiu fazer um negócio que chamou de revolução industrial, decidiu acabar com as plantas dos planeta e modificar toda a paisagem terrestre.

    Muitos dizem: “Pô, mas indícios científicos indicam que aquecimentos como este que estamos presenciando já ocorreram várias vezes na história do planeta. Sim, quem sou eu para contestar isto? Mas não é coincidência que tenha sido algo tão repentino (trezentos, cem, cinqüenta anos não são nada em termos de idade geológica) e que coincidiu exatamente com o advento da indústria e da era da poluição desenfreada? Coincidência?

    Se não existe aquecimento global, não vejo isto como motivo para “Hey, então podemos continuar com os nossos hábitos porcos pois não somos culpados pelos males do mundo!”. O papel da poluição como ator no teatro das grandes metrópoles urbanas já é bastante conhecido. Ou São Paulo sempre – mesmo antes de ser cidade – teve aquele ar irrespirável que tem hoje?

    Falácia para mim pode tanto ser “Hey mundo! O mundo está acabando. Vamos parar de fazer tudo para salvarmos o mundo do aquecimento global!” quanto “Hey, isto não existe! É tudo falácia dos porcos capitalistas do Greenpeace!” :-)

    Basta ver que (em 2007) a General Motors é a terceira maior empresa do planeta. ExxonMobil, Chevron e ConocoPhillips (combustíveis) são, respectivamente as 2ª, 4ª e 6ª. Será mesmo coincidência que haja uma resistência para reconhecer o papel do homem como causador de boa parte dos males do planeta? Ou será que é só o deus Darwin – sim senhor, Darwin atingiu o posto de santo ou deus :-) – agindo?

    E fiquei interessado neste documentário que você citou. Tem para baixar na Internet?

    anna (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 12:56 pm

    eu penso da seguinte forma , essa 1 hora para desligar as luzes é muito importante , mas o que me incomoda é que quando se passar as 1 hora , ninguem mais vai fazer sua parte , uma hora de um ano sem luz , não é nada perto de todos os problemas que o planeta vive , mas acho que todos nós , temos que se concientizar e pelo menos desligar por um 1 hora nossas luzes , não é muito , e não vai resolver todos os problemas do planeta , mas é um ótimo inicio para que todos se conscientize que o Planeta pede Socorro !

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 4:59 pm

    Interessante o nível de democrácia por aqui, postei minha visão sobre o aquecimento global e imediatamente fui moderado. Ou seja, opinião é boa quando é para concordar. Já aprendi: TEnho que concordar com o aquecimento global!:

    Tenchi, o documentário chama-se “A grande farsa do aquecimento global” e está disponível em:

    http://super.abril.com.br/revista/239/materia_revista_231035.shtml?pagina=1

    Mas até agora não entendi o esse post tem haver com Linux…

    Emanoele (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 6:04 pm

    eu achei o movimento a hora do planeta uma iniciativa otima o planeta agradeçe nao temos que pensas so no proprio nariz devemos no preucupar com o futuro dos nossos jovens

    Caetano (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 7:38 pm

    para mim nao interessa se tem gente que é contra eu vo faze minha parte e vo apaga a luz.

    DIGA NÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL…

    Posso so ter 15 anos mais isso pode garantir meu futuro…

    Bibiana (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 8:43 pm

    Acho a iniciativa bastante válida, eu, mesmo à noite procuro apagar as luzes sempre, mesmo tendo em casa todas as lâmpadas eletrônicas. Como formanda em engenharia civil, penso sim nas formas de evitar desperdício, durante e após a contrução de uma obra. Projetos que enfatizem a posição solar e de ventos, com materiais ecologicamente corretos e maneiras construtivas racionais são importantes. Infelizmente, não são todos os profissionais que pensam assim.
    Acho que a campanha pode tocar o coração dos que ainda não mudaram suas atitudes, embora alguns até tenham a conciência, mas não tiveram a coragem de mudar.

    Fernando (usuário não registrado) em 28/03/2009 às 8:58 pm

    Pelo que vi, nos últimos anos não adiantou muito apagar as luzes durante uma hora. Existe alguma pesquisa científica que comprove isso??? Quanta mediocridade. o que adianta apagar as luzes por uma hora e passado este período voltar com hábitos nada concientes???
    Palhaçada.

Este post é antigo (2009-03-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.