Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hermeto Pascoal vai disponibilizar parte de sua discografia

“Hermeto Pascoal tem 72 anos e não passa mais de 24 horas sem rabiscar novas combinações de notas musicais e símbolos de percussão em pilhas de partituras. A única diferença para os tempos de criança é o papel. Na Alagoas dos anos 30, o pequeno Hermeto já compunha todo dia, em rios, árvores, na companhia dos passarinhos. Curiosamente, porém, o “Beethoven do século 20” (como o define o acordeonista Sivuca) nunca volta para rever as tais notas escritas. “Minhas músicas são pétalas soltas, estão voando por aí.”

E, assim, Hermeto deixou suas pétalas ao vento. Desde novembro, abriu mão das licenças pela internet e liberou para uso de qualquer músico todas as composições registradas em seu nome. Nesta semana, promete disponibilizar parte da imensa e riquíssima discografia (são 34 álbuns) para download gratuito, num processo que chegará em alguns meses à totalidade da produção formal.

A ideia de liberdade já estava desde então algo relacionada com a disseminação, a distribuição, a pulverização das composições. Um jargão famoso de Hermeto é a frase “tudo é música”. Se qualquer um faz música com qualquer coisa (objetos, plantas, voz, etc.) – e portanto as músicas dele são livres por natureza –, temos uma espécie de música de “código aberto”, colaborativa, termos comuns para leitores do noticiário de tecnologia e que desapareceram da música comercial antes do MP3.”

Enviado por Jose Pissin (pizza) (jpissinΘgmail·com) – referência (link.estadao.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Normando (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 12:24 pm

    Ave, mestre!!!
    Bem coerente com a filosofia e a vida de Hermeto. E com sua música. Orgânica e livre…

    Pascal (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 12:32 pm

    Hermeto Pascoal é o cara!

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 1:26 pm

    Isso é que é ser esperto e adaptar-se.

    Parabens! Realmente, Hermeto é o cara! Um trecho legal da matéria:
    A última criação organizada do compositor foi Chimarrão com Rapadura, CD e DVD de 2006 em dupla com Aline Morena. (…) Nesse álbum, Hermeto toca cavaco, pandeiro, surdo, escaleta, piano com fita crepe, caixa, zabumba, triângulo, baixo, flauta doce, viola caipira, fole, flauta-baixo, percussão com teclas, flugelhorn, iefone, brinquedos, balde, garfo, faca, trumpetinho, chavozeleira, piano, porta, copos de plástico e mangueira.

    John Doe (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 2:40 pm

    Muito bom. Pena que a música dele não se parece com Megadeth.

    Ozzy (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 2:46 pm

    Grande Hermeto !!!

    Vida longa e próspera para ele !!

    Tomara que nenhuma gravadora tenha a idéia de processá-lo por causa disso…

    O.O.

    Excelente! Cada vez mais o Hermeto surpreende!

    machado de assis (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 4:21 pm

    Hermeto Paschosl = chato de galocha.

    Oh!!… e agora, como ele vai fazer para viver?! Vai morrer de fome! Será que ele não sabe que milhões de PIRATAS imundos e malvados vão copiar as músicas dele pela internet?!

    Tanto esforço das associações de proteção dos artistas e das maiores corporações do mundo vai ser jogado fora, imaginem só quanto dinheiro investido em suborno lobby nos políticos para a aprovação de leis de pROPRIEDADE iINTELECTUAL, campanhas educativas nas escolas para convencer as crianças de que elas são tão criminosas quanto qualquer assassino quando emprestam ou compartilham com seus amiguinhos seus disquinhos ou arquivos, suborno publicidade na imprensa para bater sem parar na cabeça das pessoas que PIRATARIA é o termo correto quando se copia qualquer bem intangível não-escasso sem valor de troca como um arquivo digital, e que copiar um punhado de bits é exatamente igual a roubar um carro… E agora um dos músicos mais admirados do planeta vem e joga tudo isso fora?! Que absurdo!!

    Claudiomar (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 7:42 pm

    No tempo de hoje, nenhuma banda sobrevive só com a vendagem (essa palavra existe???) de cd’s. Hoje para uma banda sobreviver tem que fazer shows ( e muitos).
    Shows hoje não seduz só os ouvidos, agradam também os olhos.
    Ex: U2 , com nova turne; Madonna, com o show que passou pelo Brasil.
    Criam espectativas de como deve ser os shows, sendo que cada dia podem acrescentar ou retirar algum efeito especial, que torna aquele show, um show único.

    Em relação a notícia em si, como as músicas dele são com “pétalas ao vento”, podem ser recicladas tornando algo novo.
    O mundo agrade.

Este post é antigo (2009-04-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.