Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Guia: Computação gráfica com software livre

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Hoje parece trivial visualizar letras, figuras e animações nas telas de computador, mas para que a coisa chegasse até aqui foram necessários os esforços de muitos seres humanos através de idéias e trabalhos científicos.

Para um bom profissional, a ferramenta é importante, mas não é tudo – principalmente na área da computação gráfica onde a criatividade conta e muito. Ser criativo não é necessariamente só ser bom de desenho, mas também ser corajoso. No fundo toda criação gráfica é uma viagem, uma curtição, é um pirar na batatinha como dizem os programadores.

Este guia aborda desde a edição simples de imagens com o gThumb, até a avançada com o GIMP, passando também pela criação vetorial com o Inkscape e finalmente modelagem 3D com o Blender juntamente com outros softwares – todos de código-fonte aberto. Afinal, quem disse que você precisa colocar a mão no bolso para produzir gráficos de qualidade? ” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Franklin Anderson (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 6:00 pm

    A maioria do material eh do cicero moraes… o cara tem muita pacienci em criar material para iniciantes…

    parabens !!

    Apesar das ferramentas ainda serem bem mais simples que as versões comerciais disponíveis pra Windows e Mac, já dá pra atingir um bom público e com o maior uso delas, mais recursos terão.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 11:03 pm

    Discordo, MarcosAlex…

    O guia é voltado para iniciantes e os exemplos são simples, mas afirmar que o Blender é “simples” é desconhecimento de causa. Basta ver a complexidade dos trabalhos criados por profissionais:

    http://www.blender.org/features-gallery/
    http://razgrizbox.wordpress.com/

    PS.: Lembro que enviei uma notícia sobre o lançamento o meu guia, (http://blenderufpe.wordpress.com) para o Guia do Hardware, e ela não foi publicada. Concordo com o direito dos mantenedores em selecionar o que vai ou não no seu próprio site, mas não deixo de pensar que a recusa foi por questões meramente pessoais, devido ao meu passado de crítico construtivo do Kurumin.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 11:11 pm

    Complementando, Parábens ao Cicero. Seu material é excelente, tem um foco direto e uma didática ótima para os iniciantes. A parte de Nodes está perfeita, mesmo para quem já é usuário avançado.

    Satan (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 12:55 am

    Não misturem as coisas.

    Computação gráfica é isso aqui:
    http://www.impa.br/opencms/pt/publicacoes/serie_computacao_e_matematica/livro_fundamentos_da_computacao_grafica/livro_fundamentos_da_computacao_grafica_conteudo.html

    Enquanto que gimp, photoshop, indesign, autocad, etc; está muito mais para arte gráfica.

    Razgriz (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 4:28 am

    Só uma “correção”
    no meu blog*(razgrizbox.wordpress.com) ainda não falei sobre o blender, isto pretendo fazer a longo prazo já que por agora já tenho obrigações com a comunidade do “O GIMP”.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 6:18 am

    Ok,Razgriz,

    Minha intenção era mostrar links para trabalhos feitos no Blender e Gimp, mas me esqueci de citar gimp, antes de colocá-lo nos links.

    “O guia é voltado para iniciantes e os exemplos são simples, mas afirmar que o Blender é “simples” é desconhecimento de causa. Basta ver a complexidade dos trabalhos criados por profissionais:”

    Não, pelo contrário. Comparado com 3D Studio, Maya e afins, o Blender ainda possui bem menos recursos, por isso é mais simples. E mesmo que dê pra fazer trabalhos mais complexos (coisa que depende muito mais do profissional do que da ferramenta), eles ainda tem um limite, fora que em alguns casos a diferença esteja na produtividade ou na performance. Alguns efeitos que faço no Blender que demora 2 minutos, no Maya saem quase em tempo real. O mesmo acontece no Gimp e no Photoshop.

    freak (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 9:14 am

    Deixei de trabalhar com isso faz um tempo, mas lembro muito bem q TODOS os equivalentes abertos no linux ou no windows na melhor das hipoteses só chegavam aos pés dos fechados. O único que nunca me descepcionou foi o blender. Hj eu só digo q faltam algumas ferramentas pra melhorar a produtividade que ele vai se tornar um software bem profissional. Amo o blender. Mesmo tendo deixado de usar durante um tempo devido a falta de alguns recursos fico cada vez mais impressionado com os recursos q aparecem a cada versão.

    O gimp ja é um meio termo. Teve uma época q eu achava q iria alcançar o photoshop logo logo, hj ja não acredito mais nisso. Parece q parou no tempo. Só vou dar um credito pq faz um tempo que não vejo em que pé esta.

    E o pior é q existem softwares comerciais pra linux (graficos) que são usados na industria do cinema que nem existem pra windows. Uma vez fiz um artigo sobre isso, mas faz anos. Só que os livres tirando o blender n vejo muito futuro pelo menos a curto prazo.

    link (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 10:37 am

    Quase ninguém fala que existem também alguns (poucos é verdade, mas existem) programas gráficos profissionais também para linux, como o Maya da Autodesk

    http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=7639522
    http://img299.imageshack.us/i/mayaad1.png/

    freak (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 4:30 pm

    Não são tão poucos. Claro q comparado com os que tem pra windows são bem poucos.
    Além do maya q vc comentou existem mais alguns 3D que n lembro o nome agora, o piranha pra pintura e o shake pra composição, o piranha pra pintura que são programas maiores, mas tem muitos outros. Alguns que só tem pro mundo unix.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 10:46 pm

    Marcos Alex,
    “Não, pelo contrário. Comparado com 3D Studio, Maya e afins, o Blender ainda possui bem menos recursos, por isso é mais simples.”

    Concordo em relação ao Gimp, mas discordo completamente em relação ao Blender. Não dá nem para falar do 3d Max, simplesmente porque o renderizador do Blender é muito mais rápido. O Blender já tem simulador de fluídos há mais tempo que o Max…Atualmente, de dois anos para cá, dá sim para comparar Blender com Max. Principalmente no tocante a modelagem. Modelar no blender é muito mais produtivo. Óbvio que se sua experiência com blender for na época do 2.45 pra baixo, aí sim não dá.

    Alguns efeitos que faço no Blender que demora 2 minutos, no Maya saem quase em tempo real. O mesmo acontece no Gimp e no Photoshop.

    Eu crio pêlos no Blender muito mais rapidamente que no Maya, max etc…Não dá pra comparar. Não sei de onde você tirou isso, renderizo cenas com duas vezes mais velocidade no Blender que no Max ou Maya. Em termo de produtividade, também é bobagem…O Blender, uma vez que se domine a interface, é tão produtivo quanto qualquer outro. Em alguns casos mais, em outros menos. Em muitos setores inclusive, o Max encontrava-se defasado em relação ao Blender.

    Comparativo de Softwares 3D.

    http://www.tdt3d.be/articles_viewer.php?art_id=99

    Portfolio de Teisson Froes

    http://web.me.com/teissonfroes/TeissonFroesPortfolio/Home.html

Este post é antigo (2009-07-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.