Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo federal terá Comunidade de Colaboração PloneGov-BR

Enviado por Rafahela Bazzanella (rafabazzanellaΘyahoo·com·br):

“Com o intuito de estabelecer um canal de colaboração entre instituições que fazem uso, desenvolvem e incentivam a tecnologia Zope/Plone e o Software Livre é que técnicos de órgãos federais lançam esta iniciativa.

“Queremos fomentar a criação de uma rede de profissionais que trabalham com essas tecnologias, trocar experiências, auxiliar instituições que estejam iniciando a implantação em suas unidades, compartilhar conhecimento”, defende Cintia Cinquini, da Presidência da República.

A Comunidade PloneGov-BR é composta pelo Serpro, Ministério do Planejamento, Interlegis, Câmara dos Deputados, EBC, Correios e Presidência da República. Cintia explica que a expectativa é aumentar o número de parceiros para dar mais força à rede e ressalta que o convite para integrar o grupo é aberto a todas as instituições e profissionais que trabalham com a tecnologia.

A Comunidade é um espaço de discussão, apoio e treinamento, que dá às instituições parceiras mais agilidade no trabalho com a ferramenta, cooperação em torno das soluções e máxima extração de capacidade técnica. A Comunidade PloneGov-BR funcionará como um fórum institucionalizado para o debate dos diversos atores públicos, com o objetivo de somar esforços para um mesmo resultado, “dessa forma é possível executar mais em menos tempo e com mais qualidade”, afirma Cinquini.

Atuar nos vários segmentos de governo, conhecer e reunir instituições que já utilizam ou demonstrem interesse na ferramenta, para estabelecer os elos dessa rede é um dos primeiros desafios da Comunidade, que acredita nos encontros técnicos e um agenda de trabalho para aquecer e movimentar a nova rede. “Entendemos que uma iniciativa como esta reforça as práticas de colaboração no governo e também o uso de softwares livres”, analisa Jean Ferri, do Interlegis.

A expectativa de aumentar a colaboração tecnológica entre as instituições governamentais como alternativa para a economia de recursos públicos, melhoria nas soluções de TI e difusão das plataformas abertas e livres é uma das premissas do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre – CISL.

Mais informações: http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PloneGovBr” [referência: softwarelivre.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    noclima (usuário não registrado) em 13/08/2009 às 1:36 pm

    Pronto, podem começar a jogar pedra…

Este post é antigo (2009-08-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.