Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FSF promove evento sobre as mulheres no software livre

A Free Software Foundation (FSF) promoverá um evento sobre mulheres no software livre, no próximo 19 de setembro. A lista das participantes incluirá Deborah Nicholson da FSF, Stormy Peters da GNOME Foundation, e Hillary Rettig, ativista do software livre, juntamente com um pequeno grupo de outras mulheres para discutir como aumentar e apoiar a participação feminina no software livre. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:08 pm

    No dia do Software Freedom Day?
    Legal.

    Elâine Okada (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 4:49 pm

    acho interessante que as mulheres cada vez mais se interessem pelo software livre que acima de tudo é uma filosofia a ser estudada. Estou começando a aprender sobre isso agora, e saber que a mulher também é valorizada nessa área é um ótimo incentivo! ;]

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 5:17 pm

    Elaine e (demais meninas ;):

    Tu sente necessidade de algum tipo de iniciativa dessas?

    Nada contra, mas eu acho esse tipo de iniciativa desnecessária.

    Defendo que informática tem pouca mulher pelo mesmo motivo que biologia costuma ter muitas: Afinidade / Vontade .

    Na minha turma da faculdade eram 7 meninas. A média sempre foi uns 10% .

    Já vi gente falando que mulher é discriminada em outras instituições. Mas isso eu nunca vi e nem consigo entender.

    A gente louco para ter mais colegas mulher e tem babaca tratando mal em algum lugar ? Não dá pra acreditar :) .

    Parabéns Elâine, vai fundo que aqui também estamos precisando de visões menos machistas e patriarcais!

    self_liar (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 5:28 pm

    Sim weber entendo ,mas software livre não é só uma questão de TI .As mulheres aprendendo a ética e a filosofia do software livre é muito importante,pois cada vez mais elas estão fixadas no mercado .

    Infelizmente as mulheres são ainda mais ignorantes no assunto e mais estagnadas em questões estéticas.Ou seja, é mais dificil a mulher largar o msn e orkut.

    E o único jeito de acabar com as mulhers fúteis que só pensam em luxo e beleza.

    É bom que elas comecem entrando no mercado bem!

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 6:00 pm

    Mulheres “geeks”(ou não) são bem-vindas, agora quanto à mulheres “ativistas” eu tô fora!

    yzak (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 11:59 pm

    É para isso mesmo, que o encontro acontecerá, para dar um outro norte a visões limitadas, machistas, e EXCLUSIVAMENTE técnica =) Filosofia GNU já diz algo né? É preciso explicar?

    Harry (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 12:15 am

    O.o Argh! Sempre que postam algo do tipo por aqui, 2 tipos de comentários contraditórios sempre acabam aparecendo. Um deles é uma variação de “não precisa”, “isso é desnecesário” e “machismo não existe”. Outro tipo de comentário costuma ser justamente algum tipo de piadinha machista ou frase extremamente preconceituosa. O segundo tipo de comentário responde perfeitamente ao primeiro tipo.

    Todas estas iniciativas que buscam mostrar a presença de mulheres competentes na área de ciência e tecnologia, ou de organizá-las para um ativismo mesmo, tem todo o meu apoio.

    Particularmente acredito que esses eventos voltados pra uma alegada minoria só serve como forma de discriminação. É a mesma coisa de dizer que pra mulher só funciona se for um evento a parte. Daqui a pouco está igual aquelas campanhas de negros, que se você usar uma camisa escrita “100% negro” você está “defendendo a raça”, mas se usar “100% branco”, vai preso.

    miranda (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 10:00 am

    MARAVILHA, mulher é bom em qualquer evento, até em velório!! ;)
    Esse bando de babacas que ficam falando que mulher não é capaz de entrar na area de tecnologia é porque não gostam da coisa mesmo, ou tem medo de perder o posto para uma mulher.
    Sem falar que a sensibilidade feminina vai alem da visão simplista masculina, levando assim, na pratica, a trabalhos mais caprichados.

    PS: Gosto é gosto, não me moderem por isso.

    self_liar (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 12:01 pm

    Acho que nesse caso a fsf não tenta ser discriminatória.A fsf tenta chamar a atenção das pessoas do sexo feminino para conhecer a importantíssima filosofia do soft livre .Isso é necessário pois sempre que tem feiras e eventos de soft livre não tem lá muitas mulheres ,exceto as pagas para ficar de atendente bonita.

    Infelizmente como a mulher entrou a 50 a 60 anos no sistema (em comparação de 3000 ou 4000 do homem) ela é ainda mais ignorante sobre o soft livre.

    @self_liar, e esse homem de 4000 anos programa em que linguagem? Cobol? hauah

    Na minha opinião devemos deixar de enxergar a mulher na tecnologia como a companheira do homem para enxergá-la como um ser independente que é.

    Eu mesmo já me surpreendi com meus próprios preconceitos (sim, falar dos preconceitos dos outros é fácil, mas é muito legal quando é o nosso).

    Dias atrás num grande evento de informática vi uma moça muito bonita e bem vestida na fileira da frente. Antes q falem, me impressionei sim com sua beleza, e acho q de maneira meio inconsciente associei tal beleza talvez a uma baixa inteligência. É aquilo de “ah, deve ser a namorada de algum palestrante” (por mais bizarro que isso seja, num evento só de geeks, mas isto já é outro preconceito :-().

    Quando vejo ela tira da bolsa um notebook, abre uma tela preta e começa a digitar um monte de coisas com uma facilidade e naturalidade que acho que eu mesmo não tenho. Foi uma sensação interessante, e por um tempo nem no tema da palestra não consegui prestar atenção. Não pela beleza da pessoa, mas pelo meu próprio preconceito que nunca tinha tido coragem de admitir (só digo que ela era namorada/esposa, não sei, de um grande desenvolvedor do gnome brasileiro).

    Hoje tenho a sorte de ter uma namorada que gosta muito de computadores – a conheci num evento de software livre em que eu estava como organizador, mas a história é bem mais bizarra que isso – e que, embora use Windows e muitos softwares proprietários, eu estou aos poucos a convencendo a usar e entender a filosofia do software livre, a entender melhor sobre questões de formatos livres/proprietários. E principalmente tentando convencê-la a indentar bem os códigos, já que ela não gosta. Estou até pensando em “obrigá-la” a aprender python só pra ser obrigada a indentar bem, senão os programas não funcionam… hauahuahau

    E existe sim muito preconceito contra as mulheres, principalmente no software livre, principalmente pelo aspecto político/filosófico da coisa, já que soma-se ao preconceito nestas áreas também.

    Enfim, gosto muito da idéia de que todas as pessoas, independente de gênero ou idade podem se interessar por tecnologia e principalmente por software livre.

    lucas (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 1:29 pm

    Infelizmente como a mulher entrou a 50 a 60 anos no sistema (em comparação de 3000 ou 4000 do homem) ela é ainda mais ignorante sobre o soft livre.

    Pfff…
    Você não conhece Ada Lovelace?

    lucas (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 1:30 pm

    O homem (Babbage) foi o primeiro projetista de hardware, e a mulher (Ada), a primeira programadora :)

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 2:27 pm

    Em casa eu usava Ubuntu e minha mulher Windows. Nada a fazia nem experimentar o Linux. Até que um dia eu resolvi parar de pegar no pé dela e também parei de “manter” o Windows. Tanto vírus, falha daqui, erro dali que ela *sozinha* resolveu começar a usar o Ubuntu!

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 26/08/2009 às 3:15 pm

    No discurso do pessoal, de forma até ingênua, o preconceito acaba aparecendo.

    Infelizmente as mulheres são ainda mais ignorantes no assunto e mais estagnadas em questões estéticas.Ou seja, é mais dificil a mulher largar o msn e orkut.

    E o único jeito de acabar com as mulhers fúteis que só pensam em luxo e beleza.

    É bom que elas comecem entrando no mercado bem!

    self_liar, acho que não é bem assim. Ser “estagnado em estética” não significa que a pessoa não consegue se dar bem nos conhecimentos e práticas necessárias à computação e ao software livre, tanto no aspecto técnico quanto nos político e social.

    Muitas mulheres (e homens também) gostam de se embelezar, uma maquiagem, uma roupa nova, coisas assim. Não há nada demais nisso. Pela sua colocação, parece que ou é uma coisa ou outra. Se a mulher gostar de se arrumar, ela não conseguirá se importar com o software livre!

    Se uma mulher preocupada com a estética quiser se aproximar do software livre e alguém da comunidade chega com um discurso desses – putz, acabou! Ela não vai mais querer saber de qualquer coisa que lide com software livre, comunidade, e por aí vai.

    A comunidade vacila muito nessas questões. O pessoal do Ruby on Rails sabe disso. Atitudes como essas da FSF visam, além de trazer as mulheres para a comunidade, ensinar os homens a saberem lidar com as diversidades de gênero.

    Além do mais o logo do KDE Women é bem mais legal do que do KDE mesmo… rsrs

    self_liar (usuário não registrado) em 27/08/2009 às 8:37 am

    Filipe

    Não queria dizer que mulher bonita não pode gostar de soft livre .Na realidade disse que todas as mulheres ,inclusives as feias possuem o pouco interesse em soft livre e liberdade.

    Mas mesmo assim,acho que as mulheres de hoje pensam muito em beleza e estética e nada nos outros quesitos . “Pegou” alguns comportamentos de homem como beber ,se prostituir mais e de graça (sim ,as mulheres de hoje estão muito vagabundas ) ,mas ainda não aprendeu a importância da filosofia.

    Por isso que eu disse , mulher vai ter que aprender a ser mais homem na iniciativa ,no espiríto do interesse sobre coisas afora da beleza,da estética e do luxo.

    Mas infelizmente ela esta aprendendo a ser mais homem na bebedeira e na vadiagem .

    Tenchi
    Eu queria dizer que a mulher tem pouco tempo de acesso ao mercado .O movimento feminista começou a uns 50 a 60 anos atrás. A mulher conseguir direito a voto em um momento um tanto tardio.

    Enquanto isso , o homem desde os tempos antigos já podia fazer o que quiser ,mesmo coisas erradas .

    E então por isso é importante ensinar as mulheres a não pensar em só beleza e luxo .Elas estão muito atrasadas no conceito de software livre e princípios éticos.

Este post é antigo (2009-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.