Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fluxbox (ou *box?) em terminais da Caixa Econômica Federal

Linux com Fluxbox nos terminais da Caixa Econômica Federal: “Há bem pouco tempo a Caixa Econômica Federal utilizava Windows NT Workstation 4.0 em seus terminais de auto-atendimento. Em meados do ano passado, a agência da minha cidade recebeu alguns terminais mais modernos, com Windows XP.

Hoje, porém, tive uma grata surpresa: o banco está substituindo o sistema de seus terminais por uma distribuição de Linux com Fluxbox, mostrada, durante sua inicialização, na imagem acima.” [Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) - mais detalhes (keepgeek.com.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rogério Garcia - RoG (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 3:06 pm

    E se for FreeBSD? :p

    MARCO SANCHES (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 3:42 pm

    A CAIXA está adotando gradativamente o Software Livre. Somos incentivados a fazer cursos referentes aos pacotes BR Office, por exemplo. Isso tudo é muito positivo e representa uma ação sintonizada com a modernidade, além de representar uma redução significativa de custos para a empresa no que tange à tecnologia. Iniciativa que é uma das ótimas notícias que tivemos recentemente. Trabalho na CAIXA e deixo registrado aqui o meu elogio. Certamente teremos ainda muitas boas novas nesse sentido. Abraços e boa semana a todos.

    Enquanto isso no Banco Real

    http://www.youtube.com/watch?v=NdUzcsNi-t8

    riariariaria

    fulano (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 4:47 pm

    É Linux mesmo, trabalhei lá quando estava acontecendo a migração e saí recentemente.

    Problema é que, da maneira que foi concebido, o novo software tem uns bugs sérios, estava melhor quando ainda usava o Windows NT4. Problema é que o software antigo gerava muito custo pra CEF, aí eles se apressaram pra migrar e ficou feito nas coxas.

    Quando vou em alguma agência que ainda possui um ou dois cash-dispensers rodando Windows NT4, prefiro utilizá-los para não ter nenhuma surpresa desagradável (recomendo, inclusive). Do tipo, fazer um saque e o terminal não dispensar o dinheiro, apenas abatendo no saldo da sua conta, hehe.

    Deixo claro, apenas, que isso não se trata de nada referente às aplicações em si ou dos SOs, mas sim do funcionamento geral do novo aplicativo. Espero que corrijam a tempo, até o momento que saí a coisa ainda tava complicada.

    fulano (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 4:49 pm

    ah sim… O Extracash _NÃO_ é software livre, até onde me consta.

    Acho que é um desperdício muito grande pagar por uma licença de windows para usar em um caixa desses, que provavelmente só precisa executar um único programa o tempo todo.

    Correntista (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 5:31 pm

    O que adianta ter linux/bsd/unix instalado se os caixa nem prestam suporte direito ? Houve uma falta de planejamento muito grande !

    Pois é, logo que eles atualizaram o sistema em um dos terminais, eu notei que ele estava meio lento pra fazer certas coisas. Mas apesar de tudo a iniciativa é louvável e os problemas são detalhes que será corrigidos com o tempo.

    KeepGeek – para quem é mais do que nerd.

    flavia (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 5:44 pm

    Toda mudança gera um desconforto inicial, mas apoio a medida e percebemos que as falhas estão diminuindo a cada dia.

    Richard (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 9:26 pm

    Louvavel para quem nao é cliente do banco. Esta um saco usar a Caixa, tomara que melhorem. Se for Linux mesmo, meus pesames, poderiam testar antes de mudar.

    Wagner Scaglione (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 9:48 pm

    Meu pai é correntista desta repartição pública, os caixas eletrônicos são uma m…, outro dia, o gerente da agência Mandaqui (São Paulo) teve que rebootar todos os terminais, por que todos eles tinham um problema diiferente. Uns não sacavam, outros não depositavam, outros não faziam pagamentos e alguns travaram. E a fila só crescendo.
    Depois desta eu falei para o meu pai abrir uma conta no Bradesco que fica no prédio ao lado.

    Smaug (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 9:57 pm

    Só prá esclarecer: a CAIXA não é “uma repartição pública”. Ela é uma empresa pública de direito privado. Seus empregados são regidos pela CLT como os trabalhadores de qualquer empresa privada, portanto, não são “empregados públicos”.

    Esses terminais com Linux são um tremendo avanço dentro da política atual de privilegiar o software livre, que tem sido enfatizada por esse governo que está aí. Como disseram aí acima, no início há sempre desajustes, que serão consertados com om tempo.

    Parabéns.

    Um dos obstáculos que as empresas enfrentam em migrar aplicação é justamente esse: existe um custo muito grande de migrar de plataforma e sistema e a transição nem sempre é tranquila (aliás, quase nunca é).
    As licenças de Windows NT já estavam compradas e seu custo depreciado ao longo do tempo é irrisório.
    No entanto, a grande vantagem do SL nessas instituições é que ele pode ser atualizado sem que haja um novo investimento em atualização (o Windows NT 4 é de 96, se não me engano). Além de não precisarem passar por toda a burocracia da licitação, ainda tem a vantagem de que existem vários fornecedores de distribuições Linux para darem garantia (gerando concorrencia).

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 14/06/2009 às 11:15 pm

    Só prá esclarecer: a CAIXA não é “uma repartição pública”. Ela é uma empresa pública de direito privado. Seus empregados são regidos pela CLT como os trabalhadores de qualquer empresa privada, portanto, não são “empregados públicos”.

    @Smaug: Já trabalhei em duas empresas públicas, e percebi que os funcionários dessas empresas eram chamados de “empregados públicos” pelos sindicatos e pelo Poder Judiciário.

    Não confunda empregado com servidor público porque, por este não ser regido pela CLT, mas sim pela Lei No. 8112, não pode ser chamado de “empregado”, por não possuir um vínculo empregatício (entenda-se na Carteira de Trabalho) com o órgão público.

    fulano (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 12:28 am

    Meu pai é correntista desta repartição pública, os caixas eletrônicos são uma m…, outro dia, o gerente da agência Mandaqui (São Paulo) teve que rebootar todos os terminais, por que todos eles tinham um problema diiferente. Uns não sacavam, outros não depositavam, outros não faziam pagamentos e alguns travaram. E a fila só crescendo.

    Os problemas que aconteciam eram assim mesmo, não é recomendável que eu explique os motivos deles. Se fosse só isso ainda vai, o problema é quando isso gerava custo para o cliente em questão. Depósito que constava como executado, as vezes, não era creditado. Saque debitado e não entregue, etc.

    Pro resto do pessoal:

    E honestamente? Não acho louvável uma migração feita nas coxas, seja pra qual for o sistema operacional. O Multi-Canal (como é chamado essa implementação) foi colocado em produção as pressas, cedo demais mesmo, e houve uma visível falta de planejamento/homologação durante o processo.

    Passar a mão na cabeça só por que tirou-se o Windows NT4, gratuito pra CEF há anos, SO da Microsoft – empresa DO MAL bouahuahuahua – colocando-se Linux no lugar, sem analizar a melhora ou impacto de toda a transição (bem mal feita, por sinal), é no mínimo, inocência.

    Isso queima o sistema em questão, que nesse caso é o Linux. E detalhe, se fosse o Vista estaria acontecendo a mesma coisa.

    Aposto que o hardware das máquinas também deve ser muito antigo, do tempo do NT 4. Somando isso a um aplicativo mal testado e provavelmente feito por programadores com pouca experiência em programação linux/unix, o resultado só poderia ser esse mesmo.

    Se as licenças do NT 4 já estavam pagas, era melhor terem feito a migração aos poucos, colocando linux em máquinas com hardware novo e mais recente. E as duas plataformas deveriam ser mantidas por um tempo razoável, até para poderem testar e amadurecer o aplicativo que fizeram no linux.

    Gente, pelo que andei pesquisando, esse ExtraCash é feito em Java. Isso explicaria porque ele roda bem nos terminais mais modernos mas é lento e apresenta problemas nos mais antigos: a culpa não é do GNU/Linux mas, sim, do programa, que é muito pesado.

    KeepGeek – para quem é mais do que nerd.

    ShellScott (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 9:23 am

    1 – O hardware NÃO é antigo, é bem moderninho.

    2 – NÃO houve correria prá implantar o Linux; tudo foi bem planejado, testato, homologado.

    3 – Problemas SEMPRE ocorrem no início de qualquer migração, como já foi dito aqui; aconteceu a mesma coisa quando o Linux foi implantado nas lotéricas; no início hove reclamação de alguns, mas alguém ainda reclama? Não, tudo foi regularizado.

    4 – É, sim, uma conquista para o software livre a decisão da CAIXA de trocar o NT pelo Linux; só contesta isso quem: a- não sabe o que está falando; b – tem picuínha contra a Caixa ou trabalha em banco concorrente; c – teve uma experiência ruim e agora transfere isso para TODO o sistema; d – é usuário do Windows e detesta o Linux.

    5 – Declarações de ex-estagiários não valem nada, porque estagiário tem acesso a pouquíssimas informações.

    6 – Empregado da Caixa (e acho que do BB também) NÃO é funcionário público, é celetista, com Carteira assinada e tudo o mais.

    Wesley (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 11:13 am

    Pessoal,

    Eu trabalho diretamente com esse sistema. utilizamos blackbox como gerenciador de janelas.
    O sistema é novo, com uma diversidade muito grande de Hardware, uns bem antigos e outros bem novos, numa plataforma nova, fazendo milhares de transaçoes por segundo. Não conheço algo feito em plataforma de Software livre que chegue aos pés desse sistema, aliás só loterias que hoje não ouvimos falar de problemas.
    Somos um caso de sucesso sim, quero ver alguém botar pra funcionar 18 mil terminais com aplicação nova, servidor novo e tudo integrado com outros sistemas em pouco mais de 1 ano!
    Como foi dito, todo sistema novo tem problemas, so que este não esta numa rede de 100 máquinas e sim de 18 mil, onde problemas aparecem de 18 mil maneiras diferentes pra serem resolvidos.
    A CAIXA está comprometida em melhorar o atendimento a seus clientes e garanto a vocês que apesar dos problemas nenhum cliente teve prejuízo, apenas alguns transtornos que trabalhamos para serem resolvidos.

    Fulano (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 12:04 pm

    2 – NÃO houve correria prá implantar o Linux; tudo foi bem planejado, testato, homologado.

    Houve sim. Havia meta de migração de SAAs, era necessária a migração de não lembro quantas por semana (há três meses saí de lá, e minha cabeça não me ajuda nesses números). Multicanal tava com problema? migra mesmo assim e se f* o resto. Recebi inúmeros Caixa-Mail e Pandions informando indisponibilidade temporária ou sem prazo de retorno.

    3 – Problemas SEMPRE ocorrem no início de qualquer migração, como já foi dito aqui; aconteceu a mesma coisa quando o Linux foi implantado nas lotéricas; no início hove reclamação de alguns, mas alguém ainda reclama? Não, tudo foi regularizado.

    Nas lotéricas, um saque não debitava na conta do cliente sem ser entregue para o correntista/poupancista.

    4 – É, sim, uma conquista para o software livre a decisão da CAIXA de trocar o NT pelo Linux; só contesta isso quem: a- não sabe o que está falando; b – tem picuínha contra a Caixa ou trabalha em banco concorrente; c – teve uma experiência ruim e agora transfere isso para TODO o sistema; d – é usuário do Windows e detesta o Linux.

    a) Uma vitória usar Linux na SAA dentro dos ATMs? Usando um sistema quase embarcado, em substituição ao NT4, que não gerava custo nenhum pra CEF há um bom tempo e atualmente causa prejuízo pros usuários? Não acho vitória, não.

    Talvez se substituissem o batalhão de Windows XP das sedes administrativas, migrassem a dupla SIAPV/SIGAT pra Linux ao invés de Windows XP ou incentivassem _DE_VERDADE_ o uso do BrOffice (Era Office Caixa, que chamava?) ao invés do MS Office, isso sim seria uma vitória. Não é o que acontece. Curupira, Espera Telefônica e SAA Linux não tem nada de vitória.

    b) Como disse, trabalhei na Caixa em um departamento tecnológico. Não é picuinha, é conhecimento de causa.

    c e d eu nem discuto…

    5 – Declarações de ex-estagiários não valem nada, porque estagiário tem acesso a pouquíssimas informações.

    Declaração de um légitimo funcionário Caixa, com puro preconceito contra matrículas que iniciam com E ou P. Não fui estagiário, mas prestador de serviço, quem corrigia as “fezes” de funcionários como você. E a não ser que você trabalhe nas REROPs ou CETEC, eu tinha informação que você possuía. ;)

    Rodrigo Patriota (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 2:09 pm

    Ô Fulano,

    Por que você não se identifica corretamente? Tem medo de alguma coisa ou de alguém?

    Criticar é muito fácil, mas e fazer? e construir? e realizar?

    Você sabe o que significa qualquer um desses termos?

    Não seja ridículo e faça as suas observações de forma adulta, se é que você já tem mais 18 anos de idade.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 3:06 pm

    De boa, os caixas aqui que usam o linux, estão muito lentos :(

    Fulano (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 7:41 pm

    Ô Fulano,

    Por que você não se identifica corretamente? Tem medo de alguma coisa ou de alguém?

    Fará diferença?

    Não seja ridículo e faça as suas observações de forma adulta, se é que você já tem mais 18 anos de idade.

    Acho que vc devia ler outra vez os primeiros itens que postei…

    Rafael Puga (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 7:52 pm

    Nao sei em que a identificacao ajudaria. Expor opinioes anonimamente eh um direito de todos. Agora se ele nao tivesse mais de 18 anos e assumisse tal cargo, ficaria mais feio ainda para a Caixa por contratar pessoas nao capacitadas para funcoes importantes. Vestir a camisa da empresa eh sempre bom, agora tapar os olhos para a realidade nao vai ser nada produtivo para os projetos por ti gerenciados (imagino que voce faca parte por defender tanto assim).

    PS: desculpe a falta de acentuacao, meu teclado eh sueco e nao possui acentos BR-ABNT2.

    Na verdade, aqui no Brasil, o direito à livre manifestação do pensamento, conforme definido em cláusula pétrea na nossa constituição (Art 5o., inciso IV), veda explicitamente o anonimato em seu exercício.

    Rafael Puga (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 8:27 pm

    Digo no site. Se nao fosse permitido, seria necessario efetuar um login disponibilizado atraves de um cadastro.

    O uso de pseudônimo é um direito legal no Brasil – e foi isso que o Fulano fez.

    Aqui no site o anonimato também não é um direito, pois estou sujeito à mesma Constituição. Os Termos de Uso do site esclarecem a questão, em seus itens (1) e (6).
    .

    Rafael Puga (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 8:50 pm

    O uso de pseudônimo é um direito legal no Brasil – e foi isso que o Fulano fez.

    Tah bom, sei que deve ter sido um erro de digitacao, pois uma pessoa instruida como voce nao se contradiria assim, hehehe. Anyway, desculpe entao pela informacao errada. Mas de qualquer forma, se o site exige isso, nao deveria dar brecha para que isso fosse possivel. De qualquer forma, nao sou eu que vou brigar pelo direito dos outros, entrei de gaiato no topico vendo a discussao que acabou de forma ridicula na minha opiniao, pois no Brasil eh sempre assim, se voce fala a verdade, tem que se identificar para que alguem te cale. E a verdade quem usa tambem sabe, como um colega usuario da Caixa jah disse anteriormente, os caixas eletronicos da Caixa (do BB tambem) sao um lixo. Essa eh a minha opiniao e de muitos que conheco, e se anonimato eh crime, nao estou sendo ilicito ao declarar isso, pois meu nome, minha foto e meu e-mail estao disponiveis para quem quiser ver.

    Não é contradição. Anonimato é vedado, mas pseudônimo é legal.

    Os termos de uso do site, nos capítulos que mencionei acima, explicam os cuidados que são tomados por aqui para evitar (até onde é possível com os recursos aqui existentes) que o uso de pseudônimo seja um escudo para o anonimato, nos casos em que houver a necessidade jurídica para tal. Mais importante do que isso, entretanto, é que eles esclarecem aos envolvidos que não há presunção de anonimato nas participações.

    A alternativa que você apontou, de exigir cadastro prévio não previne a possibilidade de anonimato, a não ser que tivesse que ser feito com apresentação de RG, biometria, certificação digital ou outro recurso menos comum.

    Rafael Puga (usuário não registrado) em 15/06/2009 às 9:00 pm

    Voce venceu, nao vou discutir direito. Minha formacao eh em Ciencia da Computacao e nao direito =)

    Só um detalhe que não foi falado aqui: sou também empregado da Caixa, e para melhor informação, este sistema é um dos poucos existentes a nível mundial. Para dizer a verdade, é o 4º, se não me engano. Fora esse, existem outros 3, um deles da Diebold Procomp, que equipava os equipamentos. Isto se chama desenvolvimento de tecnologia, e com isso lucram todos os brasileiros. Primeiro, por ser a Caixa uma empresa pública e, sendo o multicanal SL ou não, é do público brasileiro. Em segundo, pelo fato de termos domínio da tecnologia que utilizamos, sem correr risco de interferência externa. Como já disseram, ponto para a Caixa. Ah, já tem alguns dias que o sistema está funcionando bem redondo, com raros casos de erro. Erros estes que também aconteciam com o sistema proprietário.

    Smaug (usuário não registrado) em 20/06/2009 às 5:07 pm

    Ricardomoc,

    Seu comentário é importante mas, infelizmente, chegou tarde, porque a discussão já esfriou.

    Eu e poucos outros tentamos segurar a barra da CAIXA, porque a oposição desinformada é forte…

    Bom, quem já fez implantação de grande porte sabe que problemas estão sujeitos a acontecer mesmo, é a tendência natural. E nem sempre é possível implantar parcialmente.
    Agora, no que diz respeito a empresa pública, a tendência geral é falar mal, mesmo sem conhecer. É normal do brasileiro.

    Mas, pelo que soube, o problema já foi corrigido e hoje a versão está estável, não?

    orionx (usuário não registrado) em 20/06/2009 às 8:15 pm

    PESSOAL!! FOCO NA CONVERSA!
    Eu trabalhei na TI da CAIXA.
    1. Os ATMs são da PROCOMP.
    2. A CAIXA AINDA NAO TEM TODOS OS ATM RODANDO LINUX. Rodam ainda em grande maioria NT4.
    Provavelmente foi alguma implantação para testar alguma solução de código-aberto e/ou (LEIA-SE E/OU) que custe menos que implantar XP nos ATMS.

Este post é antigo (2009-06-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.