Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fedora busca interessados em ajudar a empacotar o KyaPanel

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org):

“O Projeto Fedora Brasil, além de representar o Fedora no território brasileiro, também tem como objetivo a promoção do software livre e a adaptação da distribuição para o público nacional, corrigindo e reportando bugs, traduzindo e empacotando softwares nacionais ou amplamente utilizados no país, dos quais ainda não publicados em nosso repositório oficial, beneficiando assim não somente os usuários brasileiros mas também os demais usuários Fedora ao redor do mundo.

Atualmente estamos trabalhando no empacotamento do KyaPanel. Um software livre criado no Brasil, mais precisamente em João Pessoa-PB, que ainda não está em nosso repositório oficial.

Sendo assim convocamos todos os desenvolvedores interessados a nos ajudar nesse trabalho.” [referência: projetofedora.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Filipe (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 10:46 am

    Vamos la pessoal!! O software livre nacional precisa de ajuda! Parabens ao fedora pela iniciativa! Se eu soubesse empacotar rpm eu ajudaria

    Antonio (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 11:40 am

    @Filipe
    Não sabe criar pacote RPM?
    Mas isso não é desculpa no mundo de código aberto.
    O que quero dizer, basta apenas força de vontade!

    Aprenda já:

    https://fedoraproject.org/wiki/How_to_create_an_RPM_package

    http://www.g-loaded.eu/2006/04/05/how-to-build-rpm-packages-on-fedora/

    http://www.ibm.com/developerworks/library/l-rpm1/

    bruno (usuário não registrado) em 22/07/2009 às 11:53 am

    Vamos boicotar o JEGUEPANEL (AGORA KYAPANEL)!!!!!!!!!!!!!!!

    Boicotar? Pirou?

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 8:32 am

    @Antonio
    Concordo com a sua posição. Hoje e fato que empacotar não é mistério e diferente do que muitos informam não é necessário ser um mestre em desenvolvimento para empacotar em rpm. É somente algumas semanas de estudos e o resto vai fluindo. Estou atualmente dando aula de empacotamento na Faculdade Area1 onde ja temos inclusive membros da célula que ja estão empacotando seus proprios softwares e inclusive ja empacotando softwares brasileiros entre eles Tetris 3D e A&O Um game liberado em GPL recentemente. Pretendemos o mais breve possivel ja esta tambem empacotando o KiaPanel para o Ekaaty Linux e liberando o src para outras distros poderem utilizar caso precisem. Abraços.

    Filipe (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 10:27 am

    O Ecaty não é um remix do fedora ?

    Empacotando para o Fedora, o pacote ja estaria disponivel para o pessoal do Ecaty usar, baixei o cd aqui e vi que usam os mesmos repositorios.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 6:01 pm

    @Felipe
    Na realidade o ekaaty somente utiliza o repositório do fedora caso o proprio usuário queira. Em relação ao pessoal do ekaaty linux empacotar é inlusive para valorizar os projetos brasileiros. Um outro detalhe importante o ekaaty não é um remix do Fedora e sim um fork. Nós temos os nossos proprios pacotes empacotado por nós e como informei, caso o usuário queira utilizar os pacotes do fedora que fiquem totalmente a vontade. Se usamos a base fedora é por que tenha certeza que é uma boa base para criação de distro como o debian foi para o ubuntu.

Este post é antigo (2009-07-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.