Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Experimentando o Chromium OS no VirtualBox

Testando Chromium OS no VirtualBox: “O Google no dia 19 de novembro demonstrou o Chromium OS, sistema operacional baseado no navegador Chrome. Ao mesmo tempo, o blog oficial do Chromium liberou um passo a passo para baixar, compilar e executar o Chromium OS (traduzido). Então diversas empresas e indivíduos pelo mundo o fizeram, gerando centenas de imagens prontas para rodar em maquinas virtuais. O tutorial aqui se baseia na instalação do VirtualBox (como programa responsável para emular as nossas VMs).” [Enviado por Jefferson Follmann (jeff·follmannΘgmail·com) - referência (processolinux.wordpress.com).]

Instalando o Chromium no VirtualBox: “Os engenheiros da Dell disponibilizaram no site da empresa uma imagem .img do Chromium, o novo sistema operacional do Google. Entretanto, arquivos .img são feitos para instalar em um pen-drive e torna-los bootáveis. Se você deseja instalar o Chromium no VirtualBox, primeiramente será necessário converter o formato do .img direto para .vdi. Mais informações de como converter o arquivo e fazê-lo rodar no VirtualBox, entre no site. Obs.: o Chromium subiu na minha máquina em aproximadamente 6 segudos!” [Enviado por Antonio Carlos Martinho Junior (antonio·carlos·martinhoΘgmail·com) - referência (ubuntulinuxbr.blogspot.com).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kristiang (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 12:04 pm

    no site da info tem um link para uma imagem VMWare pronta: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/nalinhadogoogle/chrome-os/cade-o-windows-nosso-eee-pc-roda-chrome-os/

    Para funcionar é só instalar o VMWare Player ou Server que são gratuitos. Será preciso criar o arquivo VMX que pode ser feito em: http://www.easyvmx.com

    Funciona perfeito, mas minha opinião pessoal é de que o sistema ainda está muitoooo cru. É só um browser, nada mais…

    Ricardo (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 1:39 pm

    E parece que a ideia é continuar sendo um browser.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 2:13 pm

    A idéia é essa mesma. Ele não está cru, ele é minimalista mesmo.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 3:02 pm

    Quem quiser experimentar o Chromium OS hoje, sem ter que baixar isos, instalar Virtual Box e o caramba, então basta instalar o navegador Google Chrome? Pra que serve o Chromium OS então?

    William (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 3:45 pm

    Pra carregar o Google Chrome :-D

    Webmarlin (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 4:38 pm

    @Willian
    Puxa Rapaz… eu não tinha pensado nisso?! Huá huá huá

    Lauro César (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 5:15 pm

    Pra que serve o Chromium OS então?

    Tenta rodar um navegador direto na máquina, sem nenhum SO instalado e vc vai entender qual a idéia por trás do Chrome OS. Aliás, acho que este é um novo paradigma da computação se estabelecendo.

    Pode apostar.
    Cada vez mais vamos ver aplicativos rodando na web e conforme a disponibilidade e velocidade das conexões aumenta mais esse cenário parece atraente para quem vende software. Você pode cobrar pelo serviço e não pela licença (nada impede que você cobre também pela licença), ou pode embutir propaganda, ou cobrar apenas de empresas e liberar uso não comercial para tentar fazer um lockin, ou ter versões com mais recursos liberados apenas para clientes pagantes, para os que tem medo de armazenar dados sensíveis fora da empresa você pode vender servidores. E por ai vai, uma variedade enorme de possibilidades.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 7:51 pm

    @Cesar Gimenes

    É esse o barato da computação em nuvem: vender serviços e não mais licenças.

    Custo baixissimo ou inexistente de propriedade, investimento muito menor em hardware para rodar suas aplicações locais, diminuição de mãoe de obra com manutenção de estrutura, servidores, assistência técnica etc.

    Fora o fato, de que seu público é o mundo. Não está mais restrito à sua cidade, estado ou país.

    fernando (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 8:52 pm

    Tenta rodar um navegador direto na máquina, sem nenhum SO instalado e vc vai entender qual a idéia por trás do Chrome OS. Aliás, acho que este é um novo paradigma da computação se estabelecendo.

    O paradigma não é novo não. Em 2004 eu já usava um sistema que fazia isso melhor que o ChromeOS faz hoje, chamado ByzantineOS. Infelizmente, ele ficou relegado ao esquecimento por muito tempo…

    Lauro César (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 10:26 pm

    Eu não quis dizer, mas disse que o paradigma é novo, na verdade queria dizer que a novidade é ele se estabelecer… Mas se formos pensar… 2004? E isso não é novo tb? O problema é que nesta época não tínhamos as condições que temos hoje, nem uma empresa do porte do google a apoiando.
    Outra coisa: O Chrome OS ainda nem foi lançado e vc já está dizendo que o Byzantine OS fazia melhor que ele?

    fernando (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 10:50 pm

    Me refiro à versão experimental, Chromium OS, escrevi errado…

    tenchi (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 1:00 am

    fernando, eu testei o bizantineOS tbm, há muito tempo atrás! Pena que na época eu usava internet discada, então não podia testa-lo navegando :-) Mas ele vinha com vários programas tbm, como emulador de snes (vinha com o super mario world :-)), além de uma interface muito bem-feita, baseada no Mozilão (hoje SeaMonkey), ao estilo Netscape. Até gravei um mini-cd pra levar o negócio. Mas isso foi em 2005, nem tenho mais o CD :-)

    Hoje há o xpud (só browser), e agora o chromium, baseado em produtos do google.

    Contanto que o google sempre dê a possibilidade para migração para outros serviços, que o google deixemos que ele domine o mundo!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/12/2009 às 11:00 am

    O paradigma não é novo não. O Mainframe fazia isso com os terminais burros.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 1:15 pm

    “Tenta rodar um navegador direto na máquina, sem nenhum SO instalado e vc vai entender qual a idéia por trás do Chrome OS. Aliás, acho que este é um novo paradigma da computação se estabelecendo.”

    Qual a vantagem num desktop ou notebook? Ganho de velocidade? O navegador abre mais rápido? Mas… e as páginas? Não dependem da conexão? Não vejo lá esse ganho de performance que vá mudar definitivamente a forma como trabalho. Qual o ganho prático em termos de horas vai me trazer? 15 minutos por dia trabalhado? Fico vendo as comparações de boot: SO X gasta 15seg e o SO Y gasta 12seg. Besteira! Só pra dizer que é mais rápido.

    “É esse o barato da computação em nuvem: vender serviços e não mais licenças.”

    Barato pra quem? Se (e somente se) eu for optar por um aplicativo pago, vou desembolsar uma vez, enquanto o serviço vou passar a vida pagando. A gente pensa que sai mais em conta. Põe na ponta do lápis no final da vida a quantidade de contas que vc pagou de serviços que seriam dispensáveis por haver outras opções! Ah! Mas, e se o aplicativo atualizar? Vc vai ter que comprar uma nova licença! Pelo menos eu não tenho um compromisso mensal. Atualizo se quiser. Não quero ser escravo de prestadoras de serviço, determinando todo mês o meu orçamento. Não estou dizendo que este é o modo certo ou errado de pensar, mas as experiências ruins que tive me levaram a abolir o máximo de compromissos financeiros mensais. Cansei de ver algo que eu queria, ou de ter uma viagem que eu poderia fazer e chega na hora: “Não tenho dinheiro em caixa. E se eu parcelar? Não, mas aí tem parcela disso, mensalidade daquilo…” E na hora de cancelar um serviço? Um parto. Até meu telefone convencional é pré-pago. Fora as contas normais das quais não tem como fugir como gás, luz, escola, condomínio… a única conta fixa que tenho é da internet, pois essa não tem como.

    O Chromium OS pode vir a ser útil nos celulares, mas nos computadores, não vejo muita razão de ser. Só porque é moda computação na nuvem? Deixem eles ganharem terreno e nós vamos ter computadores que só vão funcionar mediante pagamento mensal. Que nem tv a cabo. Prestem bem a atenção, pois é isso que as empresas querem fazer no futuro, tirar a sua autonomia e a possibilidade de ter algo utilizável mesmo offline. Tomem cuidado com a computação na nuvem. Um dia vão lhe cobrar por ela.

Este post é antigo (2009-12-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.