Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Executando comandos remotos em múltiplos servidores com o Konsole

“Algum dia precisou digitar o mesmo comando em mais de um servidor ou realizar a mesma configuração? Não gostou de ter que executar essa tarefa várias vezes, sendo uma em cada máquina? Por que não usar a tecnologia a seu favor?

Sem muitos truques e malabarismos, o próprio Konsole do KDE pode resolver isso. Sim, o konsole padrão possui uma função interessante para execução de comandos em múltiplos terminais/servidores.”

Enviado por Marcelo Cavalcante Rocha (marceloΘmarcelocavalcante·net) – referência (marcelocavalcante.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    fernando (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 12:27 pm

    Se você possui muitos servidores para fazer um comando, é mais simples fazer isso usando uma ferramenta chamada SDI. Pois essa ferramente mantém um túnel SSH sempre aberto.

    E para tratar a saída de comandos o SDI vem com um poderoso sistema de PARSER que gera estados para as mensagens recebidas e sumariza tudo isso em uma página WEB simples e muito funcional.

    Executo comandos em meus 15servidores sem problemas

    O site dele é http://sdi.sf.net

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 12:46 pm

    Achei a dica com o konsole meio prolixa
    Jah que necessito me conectar primeiramente nos Xs servidores que tiver.

    Como funcionaria esse SDI.

    Poderia nos explicar colega?

    Diego Giovane Pasqualin (usuário não registrado) em 10/03/2009 às 2:45 pm

    O SDI possui uma API que permite a criação de scripts para rodar em muitas máquinas. É possível também determinar intervalos de tempo para execução dos scripts (no estilo cron), manipular os resultados gerados e observá-los em uma interface web.

    Criar processos ssh toda vez que precisar de uma consulta demanda muito tempo e recursos, por isso os túneis ssh que conectam o servidor aos hosts ficam abertos o tempo todo no SDI, tornando bem mais rápida a resposta das máquinas.

    Mais informações, incluindo manual de instalação e configuração, casos de uso e screenshots podem ser encontrados no wiki[1] do projeto, ou na lista de emails (para se inscrever envie um e-mail para sdi-subscribe@c3sl.ufpr.br).

    [1] http://wiki.c3sl.ufpr.br/sdi/index.php/Main_Page

Este post é antigo (2009-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.