Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entendendo o Journal do EXT3

Enviado por Marcelo Moreira de Mello (tchello·melloΘgmail·com):

“Quando pensamos em desempenho no ambiente computacional, sempre direcionamos primeiramente nossa atenção para perguntas como: – Que processador devo escolher? Quantos processadores? Quanto de memória RAM precisamos ter para rodar determinada aplicação? Com toda a certeza, essas preocupações não são inválidas e temos que nos ater sim as essas características de hardware.

Entretanto (…) o acesso à disco praticamente será em muitos casos o culpado pela lentidão em nossos servidores. Para entendermos melhor o funcionamento do Ext3 e como podemos ajustar alguns parâmetros para auxiliar no desempenho do mesmo, precisamos mencionar a principal diferença que existe entre os sistemas de arquivos Ext2 e Ext3: o journal.” [referência: tchellomello.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel R (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 1:29 pm

    Gostei da explicação, só peço ao Augusto para que troque o link para http://tchellomello.blogspot.com/2009/11/tunando-o-sistema-de-arquivos.html Por que no futuro este blog terá mais posts, e esse link da home ficara estranho.

    Chato (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 2:40 pm

    “praticamente será em muitos casos”

    Ainda perdendo tempo com EXT2? :-)

    Não sei quanto ao EXT3, mas é possível utilizar o EXT4 SEM o Journal.
    # tune2fs -O ^has_journal /dev/sdX

    Inclusive eu estou utilizando EXT4 COM Journal em um laptop com um SSD Intel X25-M (ao invés de HDD). A minha média de escrita (incluindo o Journal) é de 1Gb/dia e a Intel garante que se for mantido 20Gb/dia o SSD durará 5 anos.

    Att,
    Renato S. Yamane

Este post é antigo (2009-11-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.