Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em tempos de compra pela Oracle, forks do MySQL viram assunto

“Com a compra da Sun pela Oracle, vale lembrar que logo após a venda da MySQL AB para a Sun, os fundadores da empresa criaram um fork com o código aberto do MySQL – que possuía dual license, e fundaram o projeto Drizzle. Vida longa ao Drizzle!”

Enviado por kristiang (kristiangΘbol·com·br) – referência (launchpad.net).

Veja também o MariaDB.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sérgio Berlotto (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 4:05 pm

    Vida longa ao PostgreSQL .
    Pra mim o melhor banco de dados….

    kayo (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 4:58 pm

    Depende senhor, tudo depende, até o banco de dados. A ideia do Drizzle é puramente servir as páginas de internet que não necessitem de um banco robusto. Muitas coisas já foram retiradas, o Drizzle é como se fosse uma versão mini de uma distribuição, só que no caso apontado para o MySQL.

    E pior, que se você perceber, existem páginas com essa necessidade. O BR-Linux se encaixaria **CASO** você fosse colocar **EM CONTA** apenas uma tabela de notícias, outra de conta de usuários.

    Mas como é WordPress, o banco deve ser bem modelado, precisando de algumas coisas que o Drizzle ou tirou ou colocou na mira para tirar.

    wanderson (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 6:27 pm

    pois é pessoal tenho medo de o mysql ser desativado e na verdade queria que a sun nao fosse vendia e que se fosse seria melhor para a IBM

    lindrix (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 6:29 pm

    Acho que é melhor esperar pra ver o que a oracle vai fazer no software livre apoiado pela sun. Quem sabe eles fazem uma coisa que, por exemplo, muitos programadores da comunidade do openoffice pedem: uma aceitação de contribuições mais flexível?
    O jeito é ter paciência e esperar.
    Mas os forks são interessante por segurança….

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 6:32 pm

    Prefiro usar Postgres sempre que possível, não tenho medo de fazer algum tuning.

    O Drizzle parece muito ter mais o espírito original do MySQL. Bancos mais simples, com muita leitura, sem necessidade de transações.

    Para quem gosta de mysql, o Drizzle deve ser mais mysql que aquele distribuído pela sunoracle.

    Rodrigo Amorim (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 11:06 pm

    PostgreSQL rules !!! XDDD

    Brincadeiras a parte, realmente seria uma perda enorme para a Comunidade SL/CA ver o MySQL ser morto (e pelo visto, aos pouquinhos e com requintes de crueldade).

    Mas além dos forks, os usuários MySQL podem começar a ver com mais “carinho” o PostgreSQL, considerado a tempos um “Oracle sem penas”. ;-)

    Porém, visto o poder desse banco de dados (e sendo usuário exclusivo dele, já que nunca me interessei em utilizar MySQL profissionalmente), gostaria da opinião de vocês (usuários MySQL), para saber o que fizeram vocês escolherem o MySQL ao invés do PostgreSQL. Toda informação é válida!

    Gostaria desse feedback de vocês, se possível. As informações oferecidas por vocês podem ser muito úteis, não somente para o desenvolvimento e ações de aceitação do PostgreSQL, mas para o desenvolvimento de qualquer banco de dados SL/CA.

    E, para finalizar, vamos torcer para que o MySQL seja salvo de uma possível passagem de ida sem volta para o /dev/null da história. Faço votos para que seus usuários se unam e criem forks do projeto original. E que se estruturem profissionalmente em seu desenvolvimento, para que possam seguir adiante, e nada se perca de todos esses anos de liberdade na forma de banco de dados.

Este post é antigo (2009-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.