Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Debian Desktop Paraná 2.0 – Customizada a partir da versão Lenny do Debian

“O Desktop Paraná é uma customização do Sistema Operacional Debian GNU/Linux, adaptado às necessidades do Governo do Paraná pela CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná através da Gerência de Gestão de Ambientes (GGA).

Além do Sistema Operacional a customização contém a interface gráfica GNOME, além de inúmeros pacotes como a suíte de escritório BrOffice.org (editor de textos, planilha eletrônica, apresentações), navegador de internet Iceweasel (Mozilla Firefox), Lotus Notes (emulado através do Wine), X3270 (Emulador de Terminal para acesso ao Mainframe), entre outros produtos.

A customização Desktop Paraná torna o ambiente muito amigável para o usuário além de reunir num único disco todos os softwares mais necessários aos usuários. E é livre! E o melhor: É 100% Brasileiro!

Testei, Aprovei e recomendo o Desktop Paraná 2.0, Apresentado como um LiveCD/Install, Esta magnifica distro pode ser instalada em aproximadamente 10 minutos, conforme seu processador, memória e tamanho do HD. Minha instalação( levou em torno de 6 minutos).

A surpresa ficou por conta da tela de login. Era necessário solicitar senha à Celepar. Acreditei que demoraria alguns dias, outra alegre surpresa! Em meia hora eu já estava de posse das senhas. As senhas são: usuário= parana, senha= parana. Na próxima versão do CD o usuário entra direto a primeira vez, com comunicação para trocar a senha.

Com toda facilidade das distribuições baseadas em Debian, esta não poderia ser diferente! Com o sistema instalado pude perceber o excelente desempenho, Basicamente tudo que é necessário para utilização do sistema já estava instalado. Faltava adicionar complementos ao navegador. Em poucos minutos o navegador fica a meu gosto. Abri o Synaptic e olhei para quantidade de pacotes (algo em torno de 1000, achei pouco e consultei a aba “ Repositórios”, marquei todas linhas e cliquei em recarregar, agora o total de pacotes é de 23350. Nos minutos seguintes passei a personalizar meu desktop, adicionei novos ícones, renomeei, adicionei um novo painel.

Para testar abri o terminal e solicitei a instalação do Mplayer, fiz o download do meu favorito gerenciador de e-mail“ Thunderbird” e já estou usando-o.”

Enviado por Vitorio Furusho (furushoΘopenoffice·org) – referência (softwarelivreparana.org.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 6:04 pm

    WINE is Not emulator!

    Sempre é legal falar isso. :)

    Cundadia (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 6:39 pm

    Очень интересно, но все в будущем хотелось бы еще побольше узнать об этом. Очень понравилась ваша статья!

    Excelente iniciativa do Governo do Paraná! Que sirva de exemplo para os demais estados brasileiros.

    LordBit (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 8:05 pm

    [off]alguém tem alguma noticia do mandriva 2009.1?
    era pra ter sido lançado hoje (cronograma)
    tô esperando uma noticia aqui no br-linux mais ainda nada
    =d

    MaxRaven (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 8:45 pm

    Hoje??? Faltam 12 dias ainda:
    http://start.stage.mandriva.com/pt/
    Nem terminei de atualizar meu RC 2 ainda kkkk

    LordBit (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 9:03 pm

    [off]Mandriva Linux 2009.1 Official Anunciada ao Público 16/04/2009
    http://wiki.mandriva.com/pt/Desenvolvimento_2009.1
    Por isso que eu perguntei
    sry
    Põ anciosão pra ver prox versão
    [/off]

    marco (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 9:07 am

    Augusto, sendo um pouco chato, relembro a importância da lingua portuguesa: “customizado” não existe, o correto é personalizado. Acredito que seu blog é muito lido e respeitado, e poderia dar esse incentivo para não utilizarmos mais esses anglicismos como entendidos da área que somos e incentivar o uso correto das palavras.

    Um abraço!

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 9:14 am

    Sobre o “customizado”, se não existia que passe a existir… O português já é um lixo com muitas palavras e regras imbecis e inúteis ou repetitivas, não merece o respeito como uma língua bonita não. Afinal falamos diariamente mouse, mousepad, blog, log, e tantas outras coisas que também não existiam no português.

    #parando por aqui

    Sobre a distro, é boa, não rodou legal o X no meu netbook mas várias outras também não. Rodei num PC cobaia aqui e foi bem, um Debian brasileiro otimizado e já configurado para o PT-BR. E mais leve do que os *untu.

    César Lemos (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 10:39 am

    Corrigindo..
    O português falado no BRASIL é um lixo. Também acho que existe um monte de regras imbecis e desnecessárias na nossa linguagem, mas a nossa língua é lindíssima e essa reforma ortográfica é um crime. Temos que valorizar o que é nosso. Se é pra encher o nosso dia a dia com estrangeirismos, então vamos abolir de vez o português e falar apenas inglês. Ou mandarim.
    Meu nome é Enéas!!!!

    Lauro César (usuário não registrado) em 17/04/2009 às 12:12 pm

    Instalei o Mandriva 2009.1 RC2 em meu notebook e ele está realmente demais, até agora muito bonito/funcional/rápido/estável se continuar assim e tiver um marketing melhor ele tem tudo para conquistar uma parcela muito maior de usuários.

    Baixei este Debian made in Paraná, vou testar depois, se unir a estabilidade do Debian e alguma “nacionalização” e facilidade a mais será uma boa pedida para empresas (principalmente).

    Ah estou aguardando o BRDesktop que deve estar para lançar a ISO final, será que Essa distribuição do Paraná não tem um foco muito semelhante a ela? É uma pena que os esforços dessas pessoas sejam duplicados, mas considero uma utopia querer que todo se unam em torno de uma distro. Parabéns a todos que se dispõe a criar algo novo e disponibilizar o fruto de seu trabalho.

    marco (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 5:23 pm

    Bem, obrigado ao Augusto por corrigir… pFff hauhauhuahua

    Marco, eu entendi o seu comentário, mas a palavra “customizar” é uma das quais eu desisti de corrigir no material enviado por autores da comunidade. Eu mesmo não uso, mesmo sabendo que está começando a constar em obras lexicográficas mais atuais.

Este post é antigo (2009-04-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.