Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Culpa é dos usuários? “Por que o Wi-Fi do Fisl não funciona direito”

O blog da Wanessa Nunes, do jornal Zero Hora, foi conversar com o coordenador de infraestrutura do FISL para saber por que o Wi-Fi não funciona direito por lá. E obteve a resposta elucidativa: a culpa é dos grupos de usuários e expositores, num processo que ele detalhou e ela registrou em seu post para os interessados.

Um dos aspectos mais interessantes da nota da jornalista, para mim, foi descobrir que a Procempa, que forneceu o link do evento à Internet, chegou até mesmo a divulgar uma nota esclarecendo que o Wi-Fi do FISL não era responsabilidade dela, devido a questões descobertas na véspera da abertura – e que a parte dela estava funcionando bem.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel Duarte (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:06 pm

    Todo ano é assim…

    Lucas Arruda (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:13 pm

    Descordo. Como postei no blog dela, os usuários começaram com essa mania justamente porque o Wifi do FISL nunca funcionou bem. Isso, desde o ano passado.

    Isso tanto é fato que mesmo quando o FISL esvaziou e quase não havia ninguém nos grupos de usuário o Wifi ainda sim não funcionava bem.

    Porque eles não disponibilizam um hub/switch em cada bancada de grupo de usuário para evitar o excesso de conexões e a criação exagerada de redes.

    Se funcionasse bem, não haveria motivo algum de alguém trazer um AP e ligá-lo lá. Só fazem isso porque o do FISL não funciona!

    Doe Jon (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:14 pm

    Se fosse esse o motivo, a wifi teria funcionado na sexta-feira, quando os UGs estavam inacessiveis. Maaaaaaaaaaas, ela continuava caida.

    Doe Jon (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:16 pm

    No próximo fisl vamos adotar uma postura BYOIIOIP.
    Bring your own Internet Instead of International Pirates.

    Marcelo Cavalcante (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:27 pm

    Desculpa esfarrapada…
    Os usuários utilizam os seus próprios APs justamente porque desde o primeiro dia a rede já não funcionava. Mesmo as 8 da manhã, quando o movimento era praticamente 0 no primeiro dia. Eu digo isto, porque eu estava lá montando um dos stands.

    Somente então, passamos a ligar o nosso próprio AP. Fazer o que.. é fácil apontar culpados…

    cassio (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:33 pm

    Isso é um pouco complicado , a rede wireless nas configurações ele se conecta com o ap que esta com o sinal mais forte , portanto fica complicado gerenciar isso .Portanto, A equipe do FISL poderia fazer um manual informando que o acesso a rede wireless teria que ser por acesso de um captive portal com login e senha do usuario ja cadastrado e caso alguem se conecta-se com outra rede poderia está inseguro.O grande problema e a concorrencia do sinal , a chamada interferencia de sinal.E uma guerra desleal que dicifilmente isso podemos controlar

    Leo (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:50 pm

    Desculpem a ignorancia, mas o que é um AP?

    alexsp (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:59 pm

    acess point

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 5:59 pm

    Access Point – Ponto de Acesso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Access_point

    alexsp (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 6:00 pm

    digo, Access Point

    Leo (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 6:11 pm

    valeu hehe

    Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 6:22 pm

    Olha, não sei se a tecnologia wifi suporta milhares de notebooks (todo mundo tinha um!) em um espaço de 1000 metros quadrados… Talvez sim, mas em um lugar onde seja possível um planejamento para a instalação de um determinado número de APs distribuídos de maneira ótima, e sem “concorrência” pela banda. Pelo menos até hoje em todas as conferências que fui a rede wifi começa a dar problema assim que é atingido um número em torno de 400-500 máquinas no mesmo espaço…

    Concordo com o Mauricio Piacentini.

    Internet sem-fio não funciona bem em ambientes fechados, onde existem muitos equipamentos wi-fi juntos. Eu já trabalhei em vários eventos e é sempre a mesma coisa. Antes de começar a feira, funciona que é uma maravilha, mas é só começar a chegar os expositores, que já era rede sem fio.

    No fim, a gente ainda usa para colocar dentro dos estandes, quando estes tem um certo fechamento físico e mesmo assim, não funciona mais do que uns 10 metros.

    E olha que já gastamos uma boa grana com equipamentos mais “poderosos”, que em tese teriam a capacidade de derrubar o sinal de outros equipamentos “não oficiais”.

    viciado (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 10:20 pm

    O problema todo é que se coloca uns duzentos APs com potencia máxima e operando no mesmo canal…. por mais “inteligente” que seja o AP, o seu sistema operacional e o drive da sua placa de rede eles vão pirar.

    Os APs devem estar bem espaçados entre si (fisicamente falando) usando canais relativamente distantes entre si, quando estiverem próximos, de maneira a reduzir a interferencia entre eles) e também reduzir a potencia de transmissão de maneira a reduzir o raio de ação deles.

    E pra isso que qualquer ponto de acesso tem aquele monte de opção que QUASE ninguém mexe (porque não sabem)!

    Valessio Brito (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 11:24 pm

    Rapaz, o que aconteceu é que muitos usuários egoistas trouxeram seus proprios APs e colocaram com chave WEP/WPA, deixando somente o FISL10 aberto; Eu mesmo sair com meu notebook para tentar navegar e dentro do FISL (area onde fica stands e comunidades) era impossível, mas se você tive-se dentro de uma palestra ou na entrada do FISL o sinal era ótimo e qualidade de link também.

    O que aconteceu foi isso, muita gente egoista trouxe o AP e ainda por cima colocaram FECHADO (wep/wpa), não pensaram nós outros… Lembro que tinha APs nomeados como:

    “gnu eh o caralho”, “fisl10″ (repetindo o mesmos essid várias vezes), “vip”.. entre outros.. enfim; Até nome de comunidades fechada; Não houve compartilhamento por parte de ninguém e assim como é a comunidade/FISL, lembro que ninguém quis ajudar na solução (exceto A. Terceiro, Vicente A. e outros, que postaram no softwarelivre.org ideias para reduzir a interferência no wifi FISL10…)

    Uma pergunta pros sabichões dai de cima que adoram dizer que todo ano é a mesma coisas e o escambau a 4: Vocês pararam pra contar quantos AP’s tinham no saguão? E quais eram os AP’s? Eu vi cobrindo a area dos grupos de usuários 2 APs (Um bem em cima e outro perto da TV FISL). Fui achar outro só perto da caixa, e usando esta estatistica, poderia presumir que a PUC tem NO MAXIMO 5 ou 6 AP’s. Pra 7000 pessoas (Acesso simultaneo máximo durante o evento)???

    Prova disso (Também pros sabichões), é que a rede cabeada estava maravilhosamente rápida, e quando eu coloquei meu notebook em modo AP, o povo do meu lado não pegou direito. E a rede do FISL funcionava *BEM* do lado de fora do predio (No restaurante de fora por exemplo).

    André Machado (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 9:59 am

    São vocês que complicam as coisas, a solução é simples: basta substituir o Wi-Fi por conexões que usem cabos Ethernet e dar um cabo para cada estande e colocar terminais em pontos estratégicos para os visitantes se conectarem. As inovações tecnológicas fazem com que as pessoas deixem de ver o lado simples da vida. Além do mais, radiofrequências em excesso podem causar câncer.

    Rafael (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:41 pm

    Nada que usar equipamentos com wds nao resolva….

    Matheus (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 1:50 pm

    Acessei perfeitamente bem dentro do teatro …

    Os estandes, assim como os totens possuem um cabo de rede ethernet a disposição. O que não acontece e o compartilhamento desses pontos, com a instalação de um swtich e cabos. Mas ficaria esquisito (para não dizer perigoso), dezenas de cabos pelo chão saindo de um dos totens,
    O wifi não foi feito para suportar dezenas de conexões.Não achei referencia sobre a capacidade de clientes que um canal pode suportar.
    E são somente três canais independentes (1, 6 e 11), os outros são sobre posições (overlap).
    Uma sugestão que dou, da próxima vez, criem uma área própria para uso do wifi, uma região blindada eletromagnéticamente do resto, e com proibição expressa da existência de outras redes wifi.

    E desde quando para montar uma rede wifi precisa mexer na estrutura física do local do evento? Não precisam ficar fixando os APs e Antenas nas paredes. Poderiam ser instalados sobre a estrutura dos estandes.

    Fernando (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:03 pm

    Eu não estava lá então faço a pergunta: Alguém sabe qual era o AP usado? Era um que “prestava” ou era daqueles que se vende aos montes por 100 – 150 reais???? porque esses não aguentam nem 10 conexões direito….

    André (usuário não registrado) em 5/07/2009 às 11:21 am

    Fernando, os AP’s utilizados no evento são CISCO..

Este post é antigo (2009-06-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.