Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cuba Libre e “Nova” com Soberania – software livre “mais próximo da ideologia do povo cubano”

“A distribuição “Nova”, baseada em Linux, acaba de ser apresentada em Havana, Cuba. O evento aconteceu durante a Conferência Internacional Informática 2009, com o tema “Novas Tecnologias, Desenvolvimento e Soberania.”

Na ocasião, Hector Rodríguez, diretor da Facultad del Software Libre na Universidad de las Ciencias Informáticas, disse que “o movimento do software livre está mais próximo da ideologia do povo cubano, sobretudo pela independência e soberania”. Cerca de 80 por cento das redes e 20 por cento dos terminais da ilha caribenha são acionados pelo Linux.

O Ministro da Informática e Comunicações, Ramiro Valdés, que preside a comissão para a migração ao software livre, está ciente que o software livre “trata-se de um tema muito importante para que obtenhamos maior controle sobre o processo informático”.”

Enviado por barna nabex (barna·nabexΘmailinator·com) – referência (br.reuters.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 10:20 am

    Vamos ver no que vai dar esse pessoal de Cuba lançando uma distro em nome de uma ideologia…

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 10:29 am

    Vamos ver no que vai dar esse pessoal de Cuba lançando uma distro em nome de uma ideologia…

    E você queria que lançassem uma distribuição sem estar por trás uma ideologia? Nem que o próprio dinheiro.

    Apoiado o que fizeram em Cuba, está na hora de ficar e lutar, seja por mais tecnologia, qualidade de vida, ou o que desejarem.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 10:53 am

    Apoio a todo tipo de atitude tomada em prol da soberania de um país, “doa quem doer”!!!!Aliás, “soberania” é uma palavra tão esquecida no Brasil!!!

    cardoso (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 11:24 am

    Tudo que o Software Livre precisava… apoio dos comunistas cubanos.

    Só senti falta da imagem de Che Stallman.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 12:08 pm

    Alguns usam porque gostam…
    Outros porque é bom…
    Outros porque querem destruir o Capitali$mo e construir um mundo melhor para todos nós… que comovente.

    hell (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 12:43 pm

    @Cardoso,

    Cuba não é um país comunista, mas um país ditatorial e socialista, neste caso quem manda só é o general, é estranho o termo comunista, já que o mesmo nunca foi verdadeiramente empregado, só em lugares onde apopulação não ultrapasse mais que apenas 20 pessoas.

    Como qualquer outro país ditador, Cuba é um país atrasado em muitos aspectos, onde se você manchar a foto do ditador será considerado pena de morte.

    Segundo a fonte de consulta de vocábulos em português adotada oficialmente para as discussões aqui do BR-Linux, a expressão “comunismo” tem vários sentidos que são, sim, corretamente aplicáveis a Cuba.

    Tenho certeza de que há muitos argumentos possíveis, numa discussão técnica (sociológica, política, etc) realizada em algum contexto apropriado ao assunto, para afirmar que aquilo que se tentou na prática na URSS, em seus satélites e em países como Cuba, não é comunismo. Imagino que isso possa ser preciso, tecnicamente correto e até mesmo a única realidade possível em algum contexto ou sob algum paradigma.

    Mas nas discussões aqui do BR-Linux, é adotada uma referência específica para vocabulário em português, e nela a expressão Comunismo é mais ampla, e inclui o que foi adotado e proposto pelos Partidos Comunistas ao longo do século XX, inclusive em Cuba.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 2:08 pm

    Putzzz, os caras dão trabalho pro Augusto, até um tópico com o “vocabulário oficial do Br-Linux” ele teve de fazer hahaha, pelo amor, como o povo gosta de uma confusão.

    Só estou estranhando uma coisa, onde estão os ancinhos e as tochas? É mais uma distribuição Linux! Vamos lá gente, as armas contra as novas distribuições.

    Eu também não vejo com bons aliar tecnologia com ideologias e/ou propostas de governos, mas faz parte, até para garantir a “soberania nacional” e incentivar a “industria nacional”.

    self_liar (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 3:34 pm

    O estado tecnológico de Cuba é fraco e burocrático.Mas o estado social é o equivaslente aos países desenvolvidos.Educação excelente , saúde gratuita e boa e ninguém passa fome lá .

    Alguns setores como transportes e seerviços são fracos devido a tecnologia . Até que a burocracia de lá garante o pleno emprego ,mesmo que seja um emprego subqualificado para o indivíduo. Tem médicos sobrando que precisam trabalhar como motoristas por lá.

    Tomem cuidado quando se referem a Cuba como um fracasso.

    No capitalismo atual e neoliberal acontece ao contrário.Países como Brasil e EUA tem setores muito bons pra tecnologia ,mas só a serviço da elite. O resto se explode em pobreza e violencia.

    O Japão se tornou um sistema extremamente dependente da força ded trabalho e da tecnologia. Se isso cair , o japão cai.
    Isso é uma falha do capitalismo atual ,coisa que o socialismo não possui. Não é a toa que o individuo de lá passa 12 horas fora de casa.

    Países escandinavos não ignoram o estado ,como os capitalistas neoliberais adoram atacar . Lá o povo recebe pra fazer trrabalho social.

    jotaB (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 3:40 pm

    Beleza! Gostei quando ele disse que os ideais do software livre são os mesmos dos cubanos. Isso deve ter doer prá caramba em certas pessoas, mas o software livre, inegavelmente, está mais próximo dos ideais socialistas do que dos capitalistas.

    No original em inglês onde li essa matéria, tinha uma foto de uma gatona cubana diante de seu micrão novinho. E olha que não era nenhum 386, não, era coisa boa. Alguém viu?

    Eu acho que nós temos uma visão muito distorcida de Cuba, porque tudo que nos chega é através de agências de notícias, geralmente americanas, ou da imprensa conservadora, tipo VEJA, Estadão e Rede Globo. É claro que existe falta de liberdade POLÍTICA e tal, mas houve muitos avanços, principalmente na saúde, segurança e educação, três dos maiores problemas que enfrentamos.

    Acho que a gente devia se desarmar quando fala de uma cultura diferente. Comecei a desconfiar que havia alguma coisa errada nas informações que recebíamos sobre Cuba, quando o regime não caiu no final da década de 1980, quando URSS, Alemanha Oriental e todas aquelas repúblicas do Leste europeu dançaram. Eu apostei que o mesmo ia acontecer com Cuba, mas não aconteceu. Por que? Seria porque o exército cubano era muito mais poderoso que o soviético, alemão etc? Claro que não: não caiu porque, ao contrário do que nos querem fazer crer, a MAIORIA (eu disse maioria, não todos, porque sempre tem gente querendo fugir de lá) do povo gosta das coisas como são.

    É duro de entender, principalmente por nós, criados num sistema de consumismo desenfreado, mas hoje em dia acredito que é assim. Bom prá eles, se estiverem felizes e bom pro software livre, se estiver ajudando a mais pessoas a se manter livre dos monopólios.

    self_liar (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 3:51 pm

    E támbém porque fidel jogou certo .Antes dele o capitalista Allende detonou o pais e transformou em uma colonia de elites.
    Fidel acabou com isso e fez o que o povo pediu.

    O que deixa irritado no sistema economico de cuba é que os capitalistas não podem fazer o que quiser com o poder que tem ,pois sempre tem que se pedir permissão ao estado .Claro que corrupções são sensiveis a todo o universo.Por exemplo tem casos que o estado socialista é corrompido com o dinheiro para criar colonias artificiais a elite. Mas isso ocorre no capitalismo também .E se chama lobby ,e isso eu acho 10x pior pois mesmo no regime socialista , o direito a serviços essenciais são garantidos ,mas no regimo capitalista neoliberal o lobby e a corrupção é capaz de tirar tudo do individuo para atender os serviços da elite.

    E por causa disso , o estados unidos é uma nação doente, muito doente. Lá são aprovadas leis como sonny bono, patentes de software, presidentes idiotas que caçam os direitos essneciais de defesa do individuo (ainda bem que ele foi embora).

    Creio que Allende não transformou Cuba em uma colônia de nada, e tenho certeza de que ele teria grande dificuldade em fazê-lo. Sua caracterização dele como “o capitalista Allende” não parece estar de acordo com a filiação dele ao movimento socialista, e muito menos ao seu fim, derrubado por uma tomada de poder executada pelos tanques dos militares da Direita de seu país, que cercaram o palácio presidencial em 1973.

    E tenho certeza também de que o movimento capitaneado por Castro não foi contra Allende, tão distante, e sim contra o governo anterior de seu próprio país.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 4:05 pm

    Credo, povo vai estudar historia antes de falar bobagem, Allende = Chile!!!!

    E dizer que ninguém passa fome em Cuba é o pior, acho que não conhecem ninguém por lá. E SL pouco tem haver com Socialismo, Comunismo, Xintoismo ou qualquer ismo, mas sim com liberdade, apenas isso, liberdade.

    self_liar (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 4:20 pm

    Olha só que equivoco meu !

    Allende foi do chile , antes do Pinochet acabar com o negócio.

    Confundi com o Batista!

    ceti (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:19 pm

    Três notícias seguidas sobre Cuba em dois dias, neste blog. Que está acontecendo? O Augusto virou comunista “ainda que tarde”?

    Acho a perseguição política e as consequentes execuções sumárias por motivos políticos um horror. Imperdoável.

    Por outro lado, que pedra no sapato, heim? Quase 50 anos desafiando os EUA, que tentaram de tudo, invasões, tentativas de assassinato do Fidel etc e nada: a ilha continua lá. Me lembra a Gália do Asterix, uma pedra no caminho dos romanos!

    O duro é que esse embargo idiota afeta até o software livre: os Termos de Uso do Mepis, uma distro baseada (de novo) no Debian, proíbe sua exportação para Cuba, Irã, Coreia do Sul… (segue-se uma longa lista de países), por serem “países inimigos dos EUA”. Acho que isso só acontece com o Mepis. Que coisa feia, heim?

    Ah, outra coisa: educação, saúde, segurança, tudo de graça e de qualidade inquestionáveis. Se tudo fosse tão ruim, o povo já tinha derrubado, porque a força do povo tudo vence.

    Ah, eu também vi a gostosona com seu micrinho novo! Fidel anda escondendo o ouro…

    Parece que a distribuição cubana é baseada no Gentoo e foi feita pela Universidad de las Ciencas Informáticas (UCI), conforme essa notícia (em francẽs)

    http://www.zdnet.fr/actualites/informatique/0,39040745,39387101,00.htm

    Teen de Taubaté (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:47 pm

    Dá prá baixar? Link, please.

    cardoso (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:48 pm

    Se tudo fosse tão bom o pessoal não enfrentava 70Km de mar cheio de tubarão, pra fugir do país.

    jotaB (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:49 pm

    A notícia em Inglês, com mulherão e tudo (clicar na foto para aumentar), está aqui:

    http://www.reuters.com/article/technologyNews/idUSTRE51A77S20090211

    Se os sites que eu leio noticiassem por 3 dias seguidos temas relacionados a inclusão digital ou a código aberto no Parque dos Dinossauros, ou na Ilha do Dr. Moureau, eu também reproduziria aqui.

    As notícias não são base para concluir que eu gosto de carros dos anos 1950, nem de algum regime político específico, nem de charutos ou de discursos que duram horas.

    Em Cuba, pelo menos o software é livre.

    ceti (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 6:58 pm

    Rodriguez said several government ministries and the Cuban university system have made the switch to Linux but there has been resistance from government companies concerned about its compatibility with their specialized applications.

    Como é que é? Tem havido resistência de órgãos governamentais em migrar para o Linux? Mas há décadas tem sido dito prá nós que lá todo mundo é obrigado a fazer o que o governo manda!!! Então como é possível haver resistência?

    Epa, será que andam nos enganando todo esse tempo?

    Teen de Taubaté, em cuba.cu encontras o link para o site da distribuição, que é http://www.nova.uci.cu/website/

    E lá tem o link pra download, que é via ftp (em ftp·nova·cu).

    Mas acho que fazer o download é meio contra-revolucionário, porque Cuba tem tão pouca conexão internacional, que nem pode permitir que seus habitantes tenham acesso pessoal à web ainda… Mas eles anunciaram, há poucos dias, que já pensam em rever isso.

    Por enquanto, a banda é tão escassa, que segundo relatos de cubanos que ainda moram lá, até mesmo nos cybercafés existentes para uso por estrangeiros, eventualmente eles preferem deixar máquinas vazias, a permitir que cubanos as usem.

    Bruno (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:21 pm

    como assim “mais próximo da ideologia do povo cubano”?
    não seria “mais próximo da ideologia do DITADOR cubano”?

    é uma pela que tal regime dure até hoje e pior ainda é que haja países ‘democráticos’ seguindo o mesmo caminho suavemente (o sapo na penela). Vide Azeredo.

    tadeu (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 7:38 pm

    que segundo relatos de cubanos que ainda moram lá…

    Cubanos que AINDA moram lá? Por acaso tá acabando? Acho que tem mais lá que em Miami, faz favor…
    E escassez e lentidão por escassez e lentidão, já tô acostumado com tudo isso aqui neste sertão sergipano.

    Sim, relatos de cubanos que ainda moram lá. Claro que também há relatos de cubanos que saíram de lá.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/02/2009 às 9:15 pm

    Augusto, não alimente os Trolls. huhauahau Te chamar de comunista foi f*

    O que achei mais interessante é que o Windows não pode ser vendido lá por causa do embargo e as versões que eles usam só podem ser piratas. Acho que só isso já justifica uma distribuição Linux.

    Acho o embargo o cúmulo e já devia ter acabado, mas isso não faz dos irmãos Castro santos. Só acho que tem gente pior, como o ditador de Zimbábue, por exemplo.

    joaquim (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 9:01 am

    Linux mesmo sem a ajuda dos governos dos estados capitalistas se implementou em quase 50% dos servidores mundiais.O que não seria se os estados apoiassem.Linux está a avançar em todo o mundo e em especial nos países mais livres sob o ponto de vista da soberania informática.Eu uso Linux há 7 anos.
    Cunprimentos a todos.
    joaquim

    devnull (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 11:21 am

    Os amantes de Cuba são muito engraçados e não sabem nada história…

    cardoso (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 11:52 am

    Joaquim, você já ouviu falar de um tal de Shuttleworth? Não é exatamente o Camarada Che. E uma tal de Red Hat? E IBM?

    Desculpe, mas seu discurso está me dando crises de gargalhadas.

    A rebeldia infantil e comunismo de butique associados aos Linux nunca cansam de me entreter.

    PS: “países livres sob o ponto de vista de soberania informática” é uma das MAIORES piadas que já li. Ainda mais com o seu computador, estando cheio de chips Made In Taiwan.

    wad (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 12:46 pm

    NOVA-CUBA exemplo para a globalização mundial

    Es una distribución de GNU/Linux desarrollada por estudiantes y profesores de la Universidad de las Ciencias Informáticas para contribuir y apoyar la migración a tecnologías de Software Libre a la cual se enfrenta Cuba como parte del proceso de Informatización de la Sociedad. Provee un sistema cómodo, enfocado al usuario final, garantizando una interacción intuitiva tratando de minimizar el cambio brusco al cual se enfrentan los usuarios que provienen de sistemas Microsoft Windows.

    Características generales:

    * Ciclo de liberación anual.
    * Soporte de un equipo comprometido con el proyecto y que desarrolla en un mismo laboratorio.
    * Pretende tomar las mejores características de las opciones disponibles en el mercado.
    * Responde directamente a las necesidades de la inminente migración de la sociedad cubana a tecnologías de Software Libre.
    * Incluye drivers y aplicaciones privativas.

    Características técnicas:

    * Gnome 2.22 como entorno de escritorio predeterminado.
    * Gestor de paquetes Entropy
    * Mantiene la compatibilidad con Gentoo y Portage.
    * Se integra con Dominios Windows (Active Directory)

    wad (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 1:35 pm

    cardoso,eu acho que joaquim disse que é importante para os países terem programadores e softuere que possam usar localmente e poder exportar livremente.Os países pobres do mundo também devem ter as suas universidades ao serviço do Povão.

    eduardo (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 3:16 pm

    GnuCash estará fora dos repositorios oficiais :P

Este post é antigo (2009-02-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.