Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Crianças inglesas terão aulas obrigatórias de segurança na Web a partir de 2011

A Grã-Bretanha tornará obrigatória lições de segurança na Internet para crianças acima de 5 anos em um novo programa que visa retomar as campanhas sobre segurança do passado.
As lições são parte da estratégia “Clique com Inteligência, Clique com Segurança”, que produzirá diretrizes para o governo, indústria e instituições de caridade sobre como proteger as crianças usando a rede mundial.

“A Internet oferece às nossas crianças um mundo de entretenimento, oportunidade e conhecimento — um mundo literalmente aos seus dedos”, disse o primeiro-ministro, Gordon Brown.

“Mas devemos assegurar que o mundo virtual seja tão seguro quanto este. Esperamos que ‘zipar, bloquear, marcar’ se torne tão familiar para essa geração quanto ‘pare, olhe, escute’ era no passado.”

O governo diz que 99 por cento das crianças britânicas entre 8 e 17 possuem acesso à Internet. (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rhob (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 4:54 pm

    A iniciativa parece ser boa, mas será que não esconde nenhuma intenção contra a liberdade virtual aí junto?

    Do jeito que a Inglaterra tá complicando a vida online dos cidadãos, eu não duvido nada que vai ter alguma ‘sacanagem’ aí no meio…

    self_liar (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 5:16 pm

    De novo com a falsa onda de segurança.

    Lembra da onda do terrorismo ? Então agora a internet os incomoda demais e então eles devem adestrar “o gado” (como os Illuminati chamam) para que so faça a coisa certa.

    Problemas de segurança são uma mentira .Se as pessoas da áfrica e outros países vivessem bem ,não teria preocupações serias de segurança. Se o desejo de cobiça não fosse alimentado pela sociedade,poucos problemas de segurança iriam existir.

    Segurança é o remédio ,não a causa .Mas os Illuminati não querem perceber isso.

    lordtux (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 5:27 pm

    Gostei da iniciativa.

    Algo que sempre achei falho nos cursos de informatica e a falta de enfase em segurança que ha, o maximo que se ensina e usar o orkut. Pelo menos assim as crianças cresceram conscientes do uso da internet e os perigos que ha, teremos menos pessoas tambem lendo mensagens de spam.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 5:43 pm

    Precisam ter é aula de informática decente. Ok se derem ênfase para segurança, mas sabendo como funciona, muito mais fácil se proteger.

    Informática nas escolas ainda tem muito da visão de larga a criança brincando com paint e pronto.

    Philippe (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 6:36 pm

    quanta paranoia…

    Philippe (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 6:37 pm

    …e não to falando do governo

    linux rulez (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 6:47 pm

    Lesson one: Format your windows partition and reinstall windows on it.

    Deviam é ensinar a usar linux. Pelo menos qialquer bobeada na hora de clicar em algo não iria causar estragos.

    Wallacy (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 7:57 pm

    …falsa onda de segurança…onda do terrorismo…Illuminati…
    ..Problemas de segurança são uma mentira…áfrica…

    Nossa, seu cérebro já fritou…

    Concordo com a parte onde você diz que segurança é o remédio, não a causa. Pelo simples fato disso ser “obvio”…

    De resto acho que você andou misturando demais as coisas… Sinta-se a vontade para defender o socialismo (ou comunismo), porém tente manter o foco no assunto… Você conseguiu falar tudo e nada ao mesmo tempo.
    Afinal “remédios” são sempre um “mal necessário”. Já que é mais eficiente criar um capitalismo consciente que viabilizar o comunismo(ou algo similar) utópico de suas criticas.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 8:17 pm

    Gostei da iniciativa! Primeiro Mundo.

    self_liar (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 8:36 pm

    O troll wallacy continua seus ataques e ainda me associa com comunismo

    É o seguinte ,depois do ataque do world trade center , o governo bush investiu muito em “segurança”.Claro em uma falsa segurança que impede os norte americanos até mesmo de terem advogado.

    Aqui acontece o mesmo , essa onda de ensinar “segurança” para as crianças pode ser que seja na realidade um adestramento no estilo RIAA ,ou seja, que começou com o papo de “ensinar” copyright para os alunos.

    Voce não estranha essa onda massiva de leis querendo proibir a internet?

    A internet é a nossa salvadora , e dou graças a Deus por isso.Não precisamos ser mais escravos da televisão mentirosa controlada por corporações.

    No caso da Africa , eu citei porque muitos paises subdesenvolvidos inclusives os da áfrica são acusados de ataques pela rede.
    E segundo ,esse desejo enorme de se obter dinheiro é devido a grande influência que a sociedade dá as pessoas com dinheiro.Não raro existem comerciais de mulheres com carros belos , produtos de luxo e tudo mais.

    E sem contar que existem tantas coisas para ensinarem as crianças,por exemplo usar a internet como ferramenta de pesquisa e aprendizagem .

    Mas porque esse papo de segurança?

    E por isso desconfio, o papo de segurança é muito utilizado por muitos ditadores por ai.

    E o illuminati ,sai do meiobit e começa assistir alguns documentários banidos pela mídia como zeitgeist, illuminati e agenda esotérica.

    Todos estão lá no youtube em português.

    antonio (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 9:20 pm

    Faço minhas as palavras da banda inglesa Pink Floyd:

    Hey teacher leave them kids alone
    All in all your just another brick in the wall

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 9:31 pm

    Não é paranóia não.

    Se nós consideramos normal orientar as crianças para tomar medidas de segurança no mundo real, porque não no mundo virtual? Se uma pessoa bater na sua porta, dizendo ser funcionário do banco X, você certamente vai botá-lo para correr, mas muitos ainda são enganados por emails desse tipo.

    As mudanças tecnológicas exigem mudanças culturais, e isso deve sim ser abordado na escola. Não vejo como ameaça de controle social ensinar as pessoas a proteger suas senhas, identificar golpes, ou a tomar cuidado com a descontextualização de suas fotos, por exemplo.

    Smaug (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 9:58 pm

    Nossa, como o pessoal aqui entende da realidade inglesa…

    Wallacy (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 10:54 pm

    Ataques? Quem é você para falar de ataques… 99% do seus posts é criticando algo…

    E associar seus comentários a comunismo não é problema algum. A não ser é claro que você tenha a visão distorcida dos filmes americanos do comunismo. Me embasei puramente nos seus últimos posts, que claramente criticam o sistema econômico atua e proproe uma alternativa mais social. E se você estivesse lido bem meu comentário citei socialismo a principio, e o comunismo abaixo foi seguido de “utópico” para ressaltar que nesse tal sistema “alternativo” a coisa funcionaria de verdade.

    Veja bem, um tópico sobre um programa escolar da Grã-Bretanha, e você aqui falando de torres gêmeas e conspiração política… É por isso que falei que seu cérebro fritou.

    Tanto pela noticia aqui do BR-Linux, quanto a fonte. Dão a entender, que tais aulas não passam de um cursinho de informatica básica como é feito aqui. Em um dos tópicos das aulas que minha antiga escola ministrava se chamava “Segurança na web”, e ensinava aos jovens a não clicar em links para executaveis, como reconhecer se um site é falso ou não.. etc… E você vem aqui e diz: “Problemas de segurança são uma mentira”… Ora bolas, se você que se acha tão inteligente não consegue perceber o quão falacioso foi seu comentário, desculpe-me… Se quiser continuar com essa postura, sinta-se a vontade.

    Você está plemanente certo quanto a questão do “papo de segurança” ser usado por ditadores… Essa sempre foi uma arma para manipulação das massas, inclusive é muito usado pelas religiões.

    Porém o que você não entendeu de minha critica foi: Todo seu “papinho”, não tem nada… Simplesmente “nada” haver com a proposta do tópico. A não ser é claro que você esteja tendo alguma informação privilegiada sobre tal programa, que lhe faz acreditar que isso tudo é uma “manobra” para “zumbificar” a população, bem… Compartilhe com agente. Fora isso você está só dizendo falácias sem sentido.

    Analago a isso, é um camarada chegar dizendo “bom dia” e o outro responder “Ei porque esta me ofendendo”. Bem, pode-se fazer uma infinidade de analogias para que o tal “bom dia” se torne uma ofensa, porém sem contextualizar isso se torna apenas “doideira”.

    A não ser é claro que você considere que a imagem ilustrativa desse post é alguem do governo, e não um outro bandido qualquer agindo de acordo com a inocência da criança.

    Fora isso o zeitgeist não é lá uma boa referencia para estudar os illuminati, eles fazem diversas afirmações controversas como verdades absolutas. Minha mãe como historiadora sempre fica “brava” com algumas coisas que eles dizem, é como aqueles programas da Discovery que trata a teoria das cordas como lei universal comprovada. Porém tenho que admitir que eles possuem uma boa “metodologia”.

    Já sobre as “leis da internet”, o que realmente me surpreende é só agora está surgindo tais regulamentações. Acho que em muitos aspectos a internet é “livre” até demais, abre muita “brecha” para crimes virtuais.

    E voltando ao tópico, se tal projeto Grã-Bretanho ficar só na parte de segurança na web, acho totalmente valido. Se pularem para a parte de sistemas operacionais vai ser um problemão para administrar.

    Voltando ao tópico, sou totalmente a favor, desde que é claro se concentre em “segurança na web”,

    Wallacy (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 10:57 pm

    Ops… “voltei” ao tópico duas vezes”… Foi mal…

    O self_liar tem toda razão. Quem ou o quê está por trás dessa campanha por “segurança”? “Segurança” significa o que? O que é “conteúdo online ‘perigoso ou inapropriado’”? Qual a definição e quem define isso? A fonte da notícia não explica absolutamente nada.
    As corporações estão investindo pesadíssimo na aprovação de leis e mecanismos de controle da liberdade na internet. O dedo da RIAA, MPAA e congêneres num programa público como esse da notícia é algo que vale bilhões em doutrinação – e elas já fizeram algo parecidíssimo nos EUA. Enquanto não houver uma explanação clara desse programa, é uma ingenuidade perigosa assumir a priori que sejam apenas puras e boas intenções.

    Wallacy (usuário não registrado) em 10/12/2009 às 2:54 am

    A recíproca nesse caso é verdadeira….

    ERC (usuário não registrado) em 10/12/2009 às 8:35 am

    Os comentarios desses topico me fizeram parar de ler o Br-Linux para sempre. Soh tem imbecil aqui.

    Sunda (usuário não registrado) em 10/12/2009 às 10:06 am

    ERC, você saindo é um imbecil a menos, o que, paradoxalmente ajuda a melhorar o nível !

    Webmarlin (usuário não registrado) em 10/12/2009 às 11:19 am

    “A iniciativa parece ser boa, mas será que não esconde nenhuma intenção contra a liberdade virtual aí junto?”

    Mas, pelo que eu entendi, essas medidas não são para dizer que tipo de conteúdo as pessoas tem de acessar ou não. Creio que seja mais mostrar pra criança que na internet há perigos, há mensagens de email que podem ter conteúdos maliciosos, há pessoas mal intencionadas… Então, é bom evitar marcar encontros, dar nomes, endereços, lugares, telefones ou qualquer tipo de referência que facilite a sua identificação.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 10/12/2009 às 12:36 pm

    @Sunda

    ahauhauahauuha

    Webmarlin (usuário não registrado) em 10/12/2009 às 2:18 pm

    @ERC,

    O Sunda comeu a sua…

Este post é antigo (2009-12-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.