Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Convergência Digital: Vitório Furusho ganha prêmio da ODF Alliance

“Nesta quarta-feira, 25/03, é comemorado o Dia Mundial do Documento de Padrão Aberto (DocumentFreedom Day). E para o Brasil, é uma data especial. Vitório Furusho, gestor de TI da Celepar, no Paraná, com 34 anos de carreira, ganhou a primeira edição do ODF Awards, prêmio concedido pela ODF Alliance, como forma de reconhecimento de pessoas e organizações que se destacaram na divulgação do ODF.

Furusho, que dividiu o prêmio com o indiano Anvar Sadath, concedeu uma entrevista exclusiva ao Convergência Digital. Ele se revela orgulhoso, mas faz questão de dividir o ‘estrelato’ com a comunidade de software livre.

Passada a emoção do prêmio, para este ano, Furusho, define metas. Ele espera que, após o ODF Awards reconhecer o talento nacional, o projeto de Lei do deputado Paulo Teixeira, do PT/SP, há um ano na Câmara, possa ganhar um incentivo e vir a ser aprovado. Assim, o uso do ODF viraria uma Lei Federal.

“Tivemos um ano de 2008 significativo em função da posição brasileira ter sido tão afirmativa com relação ao ODF. Houve um grande debate e todos saíram vitoriosos. A comunidade de software livre viu seu esforço galgar algumas posições com o protocolo de Brasília ( assinado no ano passado pelas principais autarquias do governo federal, entre elas, a Caixa Econômica Federal), mas podemos fazer mais e vamos”, ressaltou.

Segundo Furusho, um desafio que se impõe é levar o ODF para à gestão municipal. “Temos que aproveitar que houve uma troca de comando e mostrar aos atuais gestores municipais que o ODF é um padrão que facilita o trabalho de todos”, complementa o analista da Celepar, observando que o Governo do Paraná foi pioneiro na adoção do padrão aberto.

Também há muito trabalho internamente. O maior deles levar a assinatura digital para a nova versão do ODF, a ser lançada ainda este ano. “Não tem mais como admitir um documento sem assinatura digital. Este é um cenário que não tem mais volta e estamos trabalhando para incorporar a funcionalidade da maneira mais simples e transparente possível”, destaca.

Num tom amistoso, Furusho diz, ao ser questionado sobre o OOXML, da Microsoft, que há posições divergentes,mas que há uma discussão saudável – a ponto de a MS estar programando um lançamento de um Service Pack para permitir aos usuários do Office usarem também o ODF.

Pessoalmente o prêmio o envaidece – são 34 anos de carreira e muitos anos à frente da iniciativa do ODF e da defesa do uso da plataforma aberta no Governo – mas não altera os seus planos.

“Se não houver um trabalho de equipe, e tenho que reconhecer todos que atuam na área como o Jomar Silva, que está à frente da ODF Brasil, não haveria prêmio nem reconhecimento para o Brasil. Este é o salto. O país ser considerado e ter suas posições observadas internacionalmente”, conclui Vitorio Furusho.”

Enviado por Vitorio Furusho (furusho) – referência (convergenciadigital.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 30/03/2009 às 4:46 pm

    Furusho trabalha aqui e é muito respeitado na empresa, e tomou o ODF como objetivo de vida, bancando as vezes do próprio bolso a confecção de botons e camisetas para difundir suas ideias.

    Apesar de pouco contato com ele (principalmente no elevador, também conhecido com expresso do inferno) fico feliz pelo merecido reconhecimento.

    F242 (usuário não registrado) em 31/03/2009 às 7:17 pm

    Parabéns a Vitório Furusho e a todos que trabalham no desenvolvimento e divulgação do ODF.

Este post é antigo (2009-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.