Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Conectiva Linux 3, 4 e 5: uma viagem nostálgica

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Interessante artigo de Ednei Pacheco, relembrando os clássicos e nostálgicos momentos dos primórdios do nosso saudoso Conectiva Linux:

“O ano é 1999. Na época, era dono de um modesto desktop e começava a dar os meus primeiros passos em uma viagem rumo aos domínios do Software Livre. O tal de “Lainucs”, apresentado à mim através de uma revista especializada da época, atiçou-me a curiosidade, e o Conectiva Linux 3.0 – codinome Guarani – era a distribuição nacional vigente na época. Por Ednei Pacheco”

Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/conectiva-viagem-nostalgica/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bastante interessante a matéria, me fez voltar no tempo e lembrar meus primeiros passos no Conectiva 5. Tempo bom aquele, a gente sofria mas ficava feliz em ver as coisas funcionando após muita pesquisa, dicas e coisas feitas na mão.

    Marcelo Duarte (usuário não registrado) em 18/10/2009 às 11:14 am

    Eu tb comecei com o Conectiva versão guarani, apaguei todo meu HD por engano mais valeu apena, o diferença no meu caso é que comprei a revista em 2001 na semana do ano novo, testei e gostei dei um salto para o CL 6 e depois usei o 8 até o CL 10, tb usei varias distribuições hoje estou feliz com o Gentoo.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 18/10/2009 às 12:51 pm

    Meu primeiro Linux foi o Guarani que veio num revista. Foi instalado num modesto Pentium 166 com 8MB de ram. Funcionou legal, depois de alguma luta, mas como na época eu não tinha internet, o HD era pequeno e o PC não era meu, só voltei a fuçar no Linux em 2002 eu acho, com o Kurumin. E desde 2003 meu desktop é Linux.

    Rudá (usuário não registrado) em 18/10/2009 às 1:01 pm

    Legal ver esse artigo, ainda mais por ver o Linux com o bom e velho Window Maker, em minha opinião, imbatível como Desktop, é uma pena que o Linux não foi por esse caminho.

    E mais ainda, tenho orgulho de ter participado no desenvolvimento dessas versões que foram citadas. Entrei na Conectiva quando o CL 3.0 estava firme nas revistas.

    Bons tempos.
    Eu usei o Guarani, o Marumbi e todas as versões deles até a fusão com a Mandrake, daí eu preferi migrar para o Debian.

    Esse pessoal que inicia hoje não faz idéia do que a gente passava para colocar o Linux 100% funcionando e acessando a internet (depois de acessar a BBS e de lá saltar para a grande rede).

    É impressionante o quanto o sistema evoluiu de lá para cá e como é fácil usar Linux hoje.

    César (usuário não registrado) em 18/10/2009 às 6:55 pm

    Eu comprei a caixinha do Marumbi (2.0) e tenho até hoje o disco e o manual.
    Morram de inveja :-)

    Diogo (usuário não registrado) em 18/10/2009 às 8:21 pm

    CL10… Aquela distribuição foi show! Parece que decidiram parar de usar o nome com chave de ouro! Muito a frente de seu tempo! Mas ele está aí, vivinho! A maior parte do Mandriva é desenvolvido por aqui, pelo pessoal que desenvolvia o Conectiva. Não se enganem, o Mandriva é mais conectiva do que Mandrake.
    Sim, brasileiro é bom de linux.

    miranda (usuário não registrado) em 18/10/2009 às 10:12 pm

    “Eu comprei a caixinha do Marumbi (2.0) e tenho até hoje o disco e o manual.
    Morram de inveja :-)

    Também tenhooooo!!!!!!!!!!!! :)

Este post é antigo (2009-10-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.