Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como instalar o modem 3G ZTE MF 626 VIVO no Slackware

Enviado por Luiz Sanches (luizgrsanchesΘgmail·com):

“Depois de muito sofrimento, madrugadas em claro (mas não perdidas), váaaaaarios tutoriais lidos, ajuda de amigos e do pessoal do GUS no FISL10, consegui colocar nos trilhos o rebelde modem zte mf 626 3G da vivo.

Este post é a adaptação do tutorial de Alexandre Catão “Fedora + ZTE MF 626 + OI“. Configurei o modem no Slackware 12.2 com sucesso e desempenho superior ao testado no Windows. Valeu a pena o esforço!” [referência: pa.slackwarebrasil.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 12:45 pm

    Eu tenho um modem desse, me deu um trabalhinho para colocar para funcionar, então andei pesquisando mais sobre ele e pelo que vi, ele possui um driver para Linux interno sim, uma versão (não)-modificada do módulo option (o módulo que conecta esses modems 3G genéricos, baseados no da empresa Option), chamado de zte, além do módulo, ainda tem uma interface gráfica.

    Os drivers estariam no “CD” do modem, mas os kerneis mais novos tem um pedaço de código que tratam esse dispositivo ZeroCD como “defeituoso”, fazendo assim com que ele não seja emulado.

    Pra minha surpresa, em um Ubuntu mais antigo, kernel 2.6.22, o ZeroCD foi reconhecido, eu pude instalar o driver do modem e o seu discador.

    O procedimento que o discador executa para que o modem seja reconhecido pelo sistema é um simples “eject /dev/”

    Após isso, o wvdial é utilizado normalmente.

    As informações estão ai, para quem quiser criar algo especifico, isso foi resultado de uma pesquisa que fiz em fóruns do Ubuntu, bugzilla do Fedora, Posts de outros blogs e olhando o “código-fonte” do discador (analise de “strings ZMC”)

    Uma opção para se livrar do usb_modeswitch e numa maquina windows, abrir o discador, deixar q ele transforme o modem em modem e dai então, usar o HyperTerminal na porta do modem e digitar: “AT+ZCDRUN=8″, assim o modem entra direto em modo modem =).

    Abraços a todos.

    anonimous (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 1:50 pm

    alguem sabe dizer se esses planos de 256, 512 ou 1Mb funcionam no linux?
    por exemplo: se eu comprar o plano de 256 eu vou conseguir usar 1Mb se usa-lo no linux?

    VagabundoNato (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 3:44 pm

    @anonimous, cria vergonha na sua cara. Por causa de gente escrota como vc é que o brasil está a mer#@&%& que está.

    Smaug (usuário não registrado) em 31/07/2009 às 8:44 pm

    Esse modem vem com drivers para Fedora 8 e Ubuntu 7.10 e 8.04, além de drivers para Windows e mac.

    Tentei usar o driver do Fedora no Madriva 2009-1, mas não rolou (problemas de dependências). Já no Kubuntu 8.04, consegui conectar, mas as páginas não abrem (é o famoso “conecta mas não navega”). Resultado: uso só no Windows. Em Poços de Caldas, na Rua dos Expedicionários, tá uma beleza.

Este post é antigo (2009-07-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.