Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como aumentar – e comprometer – a segurança de redes sem fio

Segurança de redes sem fio é um assunto sobre o qual poderíamos discorrer ao longo de múltiplos artigos, sem alcançar soluções satisfatórias que possam sem empregadas em todas as situações.

Mas um mínimo de atenção à segurança dos roteadores e pontos de acesso sem fio que estão na casa de tantos de nossos familiares e amigos hoje já pode fazer enorme diferença – pois o da casa do vizinho provavelmente passará a ser menos seguro que o dele, e isso pode ser suficiente na maioria dos casos em que um potencial atacante não está interessado em algo específico da sua rede – se ele quer é acesso, a mais fácil ou a mais potente serão as escolhidas…

Neste sentido, que tal fazer uma boa ação e passar para estes seus conhecidos alguns artigos explicando o essencial da segurança dos roteadores mais comuns, juntamente com o telefone de alguém que entenda o texto e tope passar 45 minutos lá na casa deles configurando o aparelho e os computadores que se conectam a ele? Este artigo recente, para os roteadores D-Link, pode ser um começo: How To Increase Security By Securing Your D-Link Wireless Router.

Para ajudar os amigos a entender que a preocupação é real, passe também o endereço deste outro artigo recente, que explica exatamente o oposto: como tirar proveito das configurações do roteador sem fio do vizinho para usar a rede dele sem autorização.

CLARO que eu nunca testei nada disso, mas colocando o notebook na janela vejo 9 redes sem fio, e várias delas parecem estar nos critérios para este tipo de teste. Bom assunto para tornar mais animada a próxima reunião do condomínio… Saiba mais (makeuseof.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Não precisa usar programas para hackear, pode simplesmente usar as redes que estão abertas. Não digo as free, e sim as que a pessoa nem se dá o trabalho de colocar uma senha nem que seja no WEP.

    Lógico que nunca fiquei usando a rede dos meus vizinhos, tirando as vezes que tive necessidade. :p

    Frank (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 6:35 pm

    Segurança nunca é demais. Este outro how-to mostra como configurar roteadores Linksys, também muito utilizados no Brasil.

    O site diz que é necessário ter o Windows instalado, mas todos nós sabemos que o que está lá vale pra qualquer SO. ;-)

    Tontinho (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 6:36 pm

    Isso já é velho…..

    Dêem uma olhada no link abaixo:

    http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap4-8

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 9:08 am

    Eu faço diferente, deixei meus dois roteadores abertos, apenas fazendo a transmissão de dados, aliviando a carga de processamento e deixei um pfsense fazendo o controle de MAC (havendo a opção de utilizar um captive portal para a autenticação utilizando a base de dados do e-mail da empresa).

    Não criptografei, mas deixo o kismet rodando as vezes para detectar possíveis anomalias.

    att

    Renan (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 1:33 pm

    Na universidade onde estudo, eu vejo redes de grupos de pesquisa abertas…

    Pena que não consigo conectar nelas, porque o sinal é “abafado” pelos prédios.

    cafecraft (usuário não registrado) em 12/11/2009 às 9:45 pm

    Zhu Sha Zang, exatamente o que eu faço a diferença é que uso WPA2 PSK com AES e Captive Portal. Peguei uma plaquinha chipset Ra2500 da Ralink que estava encostada e liguei num semprom com PFSENSE, configurei ela como AP e funcionou bacana… próximo passo agora é configurar o captive portal.

    Muito show essa solução do PFSENSE, não encontrei nenhuuma solução similar em Linux…

Este post é antigo (2009-11-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.