Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome OS: Acer, Asus, Toshiba, HP e Lenovo estão na lista do Google

Trecho da cobertura do Zumo (veja também no Heise):

Não é nada, não é nada… mas, no meio a tantas dúvidas em relação ao Google Chrome OS, o pessoal do Google divulgou mais uma nota rápida com uma informação importante sobre os parceiros de hardware e processadores do projeto.

Como o Zumo já havia comentado, sem parceiros de hardware, o Chrome OS não será nada (e é algo que sua concorrente Microsoft sabe fazer muito bem: amarrar acordos de distribuição muito bem feitos). Asus, HP, Lenovo, Toshiba e Acer estão na lista de parceiros informada pelo Google na noite desta quarta-feira. (…) (via zumo.uol.com.br)

Saiba mais (zumo.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 2:19 pm

    Se os fabricantes passarem a soltar drivers compativeis nativamente com o Google OS, teremos drivers para Linux. (é tudo a mesma coisa)

    Agora o circulo vicioso pode começar a ser quebrado. Será que vai???

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 2:43 pm

    Espero mesmo que dê certo. O mínimo que eu espero com este lançamento do Google é que os fabricantes de hardware dêem mais atenção ao Linux e melhorem o suporte.

    DexterEX (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 2:54 pm

    Pergunta da vizinhança: “Vai rodar fotoxópi?” Eu espero que além do apoio dos fabricantes de hardware, os fabricantes de software deem mais atenção.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:01 pm

    Exatamente! Produtoras de software também.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:16 pm

    Eu tenho medo do google! oO

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:35 pm

    Yes! É o que o Linux precisava. E se o Google criar alguma nova biblioteca ou novo servidor gráfico, não vai ser difícil portar para outra plataforma. Eles sempre liberaram o código de seus SDKs.

    Fellype (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:36 pm

    É isso aí DexterEX e MidnightHunter. E vamos esperar pra ver se desenvolvem softwares de qualidade, e não versões ruins, pra linux, como algumas empresas fizeram (exs.: Acrobat Reader e Mathematica, não vou nem mencionar os open source…).

    humm… promissor.

    Guilherme Lepoli (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:49 pm

    Quando sair a primeira versão, digo adeus ao Ubuntu.

    Monge (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 3:58 pm

    Ninguém vai dar “mais atenção” ao Linux apenas por idealismo.

    A total liberdade, diversidade e ausência de padronização é essencial para estabelecimento da meritocracia, principal fundamento do desenvolvimento aberto e colaborativo. Entretanto, para o desenvolvimento comercial de software ou hardware, é preciso minimizar esforços, e maximizar mercado.

    Ninguém vai desenvolver comercialmente para linux, correndo o risco de rodar apenas numa determinada distro, e não em outras, ou tendo que dar suporte a centenas de distros.

    Ex: hoje, muitas impressoras são compatíveis com o Linux, mas nenhuma delas traz essa afirmação impressa na caixa, porque nenhum fabricante pode garantir a compatibilidade com QUALQUER distro Linux.

    Por esse motivo, torço muito para o surgimento de uma ou duas distros dominantes, que consigam fatias significativas do mercado, que estabilizem um conjunto de tecnologias como padrões “de facto”, e assim permitam a formação de um ecossistema comercial de desenvolvimento.

    Seja Ubuntu, ou ChromeOS, ou qualquer outra; não importa. Mas acho que o caminho deve ser esse.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 4:14 pm

    Mas se, pelo menos, suportar as distros majoritárias, já está de bom tamanho. Todas as outras menores (ou quase todas) são derivadas de alguma distro “grande”. De qualquer forma, mesmo que alguma coisa seja implementada em apenas uma distro, já é meio caminho andado. Suportar outras distros já é uma tarefa menos complicada. Em muitos sites que eu vejo, quando oferecem download sempre mencionam as distros majoritárias, o que já atende a maior parte do público.

    Smaug (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 4:35 pm

    Acho melhor diminuir a empolgação, pelo menos por enquanto. Acabo de ler no Linux World que a maioria dessas empresas listadas pelo Google está apenas avaliando o Chrome OS e não se comprometeram a criar dispositivos compatíveis com ele.

    Fonte: http://www.linuxworld.com/news/2009/071009-pc-makers-less-upbeat-than.html

    hmmm (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 5:59 pm

    Quem acompanha o SVN do Google Chrome deve ter percebido que eles já estão trabalhando em cima do Chrome OS lá :)

    E vamos esperar pra ver se desenvolvem softwares de qualidade,

    Tudo aponta que os aplicativos do Chrome OS vão funcionar simplesmente como extensões ou plugins do browser. O negócio é todo web-based.

    Assim, provavelmente teremos extensões escritas em HTML5+CSS+JavaScript (similar ao Firefox, mas provavelmente sem XUL), e plugins escritos em C ou C++ (talvez com o uso do “Native Client” para ter um sandbox e para rodar em outros SOs de maneira transparente?).

    e não versões ruins, pra linux, como algumas empresas fizeram (exs.: Acrobat Reader e Mathematica, não vou nem mencionar os open source…).

    Eu uso o Mathematica no Linux e funciona perfeitamente. Achei o port muito bom, inclusive usa Qt. Não tem absolutamente nada de libwine, como em ports feitos por outras empresas.

    @Smaug, acho que apoiar o projeto não quer dizer que elas vão necessariamente criar produtos. Principalmente se é algo novo que não está pronto. O importante é o apoio, seja em sugestões, seja com código (drivers) ou mesmo dinheiro.

    Quando o produto estiver funcional e perto do aceitável aí sim, as empresas que vendem computadores, podem decidir se vão ou não comercializar produtos com o OS já embutido.

    Para quem vende hardware é importante ter produtos que atendam a muitos mercados. Sendo o Google o dono da ideia não é bom ficar de fora da iniciativa e ao menos deixar o equipamento compatível com o SO.

    Parece tudo muito interessante e realmente deve ser um divisor de águas no mundo da informática e o maior empurrão que o FOSS já teve.

    MAS…
    Como vão ficar as relações dos fabricantes de hardware com a MS? Especialmente de um ano para cá a MS vem se esmerando em golpes imundos, sem a menor vergonha na cara, para garantir o lock-in absoluto dos fabricantes com os seus produtos. Qualquer vassalo que ameaçar sair da linha deixa de receber $ para enfiar Vista e XP nas suas máquinas. Quem vai conseguir peitar isso? Os únicos que ainda tinham alguma margem era quem ia usar arquiteturas não-ix86, mas alguém acredita que a MS vai deixar passar barato que seus vassalos mais lucrativos passem a dar mercado de bandeja para justamente o… Google?!?!

    self_liar (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 8:55 pm

    Finalmente estamos voltando a era pre microsoft ,mas claro ainda melhor ,agora toda a base é opensource e livre.

    viciado (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 10:09 pm

    Eu tenho medo do google! 2

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 11:09 pm

    Google será a nova Microsoft. Só que cool, melhor que a Apple, porque é mais simpática, seus chairmens, Sergey M. Brin, Lawrence E. Page, são personas gratas. Seus métodos de produção são mais amigáveis, seus funcionários não vivem acomodados, como os da Microsoft, nem sufocados numa masmorra como os da Apple. Se o Linux não vingou no Desktop, veremos o Chrome OS com olhos de esperança. Na pior das hipóteses, o Linux cai, mas teremos concorrência no mercado.

    dk (usuário não registrado) em 10/07/2009 às 11:30 pm

    O Google irá tornar-se a nova MS.

    Que seja, mas vamos começar a sair da Idade Média em que estamos mergulhados desde que a MS dominou tudo, e que tanto prejuízo trouxe a cada um dos seres vivos sobre a superfície do planeta Terra – com única excessão do Tio Bill, seus asseclas e acionistas.

    Com padrões abertos e código aberto não tem outra saída senão jogar limpo.

    Vinícius (usuário não registrado) em 11/07/2009 às 3:31 am

    a pergunta que não quer calar? será um OS somente voltado para cloud computing? e os aplicativos locais? edição de mídias? jogos? etc…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 11/07/2009 às 3:39 am

    Talvez esta noticia traga alguma luz na questão de hardware também:
    Intel Works with Google on Chrome OS

    Achei interessante o ponto que ele fala sobre a abertura da intel para outras plataformas, como a do Mac e até mesmo chegou a manter sua distribuição, o Moblin. Nos comentários até perguntam (pergunta que passou na minha cabeça tbm a hora que caiu a ficha) se não foi por estar trabalhando num SO com o Google que levou ela entregar o Moblin a Linux Fundation.

    Odair Beraldo Nunes (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 6:35 am

    O mundo precisa de mais concorrência nos SO para desktop.
    O Linux certamente irá ganhar com isso também… mas não espero que os fabricantes de hardware passem a disponibilizar drivers open-source. Pra mim não fará diferença alguma. Eu ainda acho que vai demorar pro Windows cair. Digo que ele não vai cair: vai conviver com a concorrência.

Este post é antigo (2009-07-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.