Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta do Fedora 12

Enviado por Rodrigo Padula (rodrigopadulaΘprojetofedora·org):

“A versão beta do Projeto Fedora, o Fedora 12- codinome “Constantine”- já está disponível para download e o lançamento da versão oficial, que foi antecipado, ocorrerá em novembro. Para esta versão, é esperada a inclusão de numerosas melhorias e recursos adicionais desde o lançamento do Fedora 11 em Junho de 2009, tais como:

* PackageKit aumentou a habilidade de instalar automaticamente os pacotes de software que fornecem novos comandos quando o usuário que está operando um terminal de teste. Ele ainda suporta plugin de browser que permite que fornecedores de software de qualquer tamanho forneçam instalação automática para pacotes de software usando tags HTML simples.
* Melhorias no NetworkManager para fazer com que tanto os amplos sistemas de conexões e as conexões de banda larga móveis fiquem mais fáceis. O sinal e a seleção de rede estão disponíveis para que o usuário escolha a melhor conexão de banda larga móvel quando estiver em trânsito. E se o usuário estiver em um sistema que requer uma conexão permanentemente ativa ou endereçamento estático, o NetWork Manager foi projetado para permitir que o usuário configure a conexão direto de seu desktop, e inclua a integração PolicyKit, para que o gerenciamento da configuração possa ser feito por uma central quando necessário.
* Por muitos anos, o formato Ogg Theora, aberto e gratuito, forneceu um caminho para usuários amantes da liberdade compartilharem vídeo. O Fedora 12 inclui o novo Theora 1.1, que alcança uma qualidade próxima de H.264 em um formato de codificação aberto e totalmente gratuito. Com a introdução do Theora 1.1, a qualidade de vídeos gratuitos irá superar as expectativas dos usuários, disponibilizando mídias vibrantes, tanto nos formatos streaming e para download.
* Novas capacidades de virtualização de alto desempenho ajudam os administradores a desenvolverem soluções mais seguras, potentes, escaláveis e fáceis de gerenciar. Os mais novos recursos inclusos incluem melhor gerenciamento de memória e desempenho, mudanças no adaptador de redes, descoberta do armazenamento SAN, melhora no desempenho da imagem de disco virtual, nova infraestrutura boot PXE, e nova biblioteca libguestfs e guestfish shell para permitir alta manipulação automatizada de máquinas virtuais fora do ambiente de virtualização.

Nos do Projeto Fedora Brasil, encorajamos o download do Beta http://fedoraproject.org/get-prerelease , se houver interesse, pegue uma spin. Nos deixe saber o que você pensa sobre esta versão Beta.

Caso tenha problemas, não deixe de reportar os bugs econtrados ( https://fedoraproject.org/wiki/Bugs_and_feature_requests ) ,ajude o Fedora a melhorar a sua versão final.

Confira as novidades que virão no Fedora 12: http://fedoraproject.org/wiki/Releases/12/FeatureList

Seja você também um colaborador Fedora.

BAIXE, USE, REPORTE PROBLEMAS!!

Interaja conosco sobre esta versão através do nosso fórum: http://www.projetofedora.org/forum” [referência: projetofedora.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dorival (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 7:46 pm

    Olha, promete essa versão 12 do Fedora. Estou usando em alguns PCs aqui na empresa, inclusive uma de Showroom a 1.a versão beta, e foi a melhor versão que testei até agora.

    Parabéns Equipe do Fedora.

    m/

    Joao (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 7:55 pm

    Eu usei o Fedora na empresa, desde a versão 1 até a versão 8 e sempre gostei desta distro. Todos os problemas sempre foram resolvidos, exceto 1. Para uma empresa, com muitas estações, é extremamente complicado ficar planejando migrações em tempos curtos. Desta forma, acabamos optando pelo Ubuntu, usando sempre nas versões com LTS, com 3 anos de suporte.
    Acho que só falta isto para o Fedora, fica a sugestão de quem já usou e no final abusou.

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 9:08 pm

    Estou utilizando o Fedora 12 Beta desde a sexta-feira e está muito bom. Faltam é claro alguns ajustes para a versão final. O ABRT auxilia na hora de submeter falhas para o Bugzilla, Kerneloops entre outros. Os repositórios RPMFusion estão funcionando bem já nessa versão Beta. Enfim, aguardem por um Fedora 12 muito bom!

    Usuario (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 11:46 pm

    Será que agora teremos rede sem precisar entrar na interface gráfica? Network Manager sucks.

    Como logar com um usuário do LDAP se não temos rede? :-)

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 5:15 am

    @Usuario

    Ja ouviu falar no system-config-network? Sabe configurar os arquivos /etc/sysconfig/network-scripts/* e o /etc/wpa_supplicant.conf tambem não é nada mal para um usuário de terminal linux.

    Abs!

    Punk (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 9:02 am

    João, a versão LTS do fedora é o Red Hat! No caso, usamos o CentOS aqui e atende a todas as nossas necessidades!

    Tilt (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 9:19 am

    Fedora? Isso ainda existe?

    Thiago Silva (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 9:43 am

    Eu uso o 11 e é uma ótima distribuição. O único problema que enfrento é com o Pulse Audio, que consome muito processamento e atualmente está teimando em não funcionar na minha máquina, independente de tentativas frustradas de configuração… pra mim é um software pre-alpha. Espero que eu instale a versão 12 e tudo funcione como uma maravilha.

    luiz (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 12:41 pm

    @Thiago Silva

    O Pulse Audio é um cancêr.

    Gilmar (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 3:11 pm

    Aqui no F11 o Pulse Audio funciona bem. No F12 e Opensuse 11.2 apresenta o mesmo comportamento: não consigo diminuir o som dos canais “individualmente”. Abaixou um, abaixa tudo.

    luiz (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 5:06 pm

    hahahhahha

    Agora q eu vi como que eu escrevi câncer, hahahahhahahha.

    ... (usuário não registrado) em 28/10/2009 às 10:57 pm

    Acho o Fedora muito lento e pesadão. Não gosto dessa distro

    eduardo (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 1:40 am

    O fedora já foi pesado e lento, acho que desde do 9 q o sistema ta muito estavel e leve, o 11 nem se fala!

    Davi (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 11:54 am

    @eduardo

    Concordo. alias, o fedora é minha distro base desde o Red Hat 7.3…:-P
    Vou testar o 12 e ver como se comporta, pois uma coisa que nao gostei desde a versão 10: aboliram a instalação via terminal, apesar que podemos mudar depois no /etc/inittab para utilizar o sistema em modo texto.

    @usuario
    Use o ntsysv e desabilite o NetworkManager. Depois basta seguir a dica do MarcusJabber, e não esqueça do ifup e ifdown bem como o comando route (e o /etc/resolv.conf).

    Sobre o Pulse Audio, realmente sucks a lot.

    Usuario (usuário não registrado) em 29/10/2009 às 8:12 pm

    Que mané desinstalar networkmanager, usar ntsysv e system-network-config? Isso tem que ser automático. Por isso essas e outras que o winbl0ws ainda domina.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/11/2009 às 4:19 pm

    Realmente o PulseAudio deve ser retirado da distribuição.
    Ele dá nó na máquina e olha que minha placa se som é genérica.
    Não consigo configurar nem a pau!!!

Este post é antigo (2009-10-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.