Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Distribuições nacionais: Beta 1 do Epidemic GNU/Linux 3.0

“Acabou de ser lançado, oficialmente, o primeiro beta da versão 3.0 do Epidemic GNU/Linux. A imagem disponibilizada nos servidores do CodigoLivre possui 994 MB e já conta com a correção de todos os problemas, até então reportados pela equipe de beta-testers do Epidemic.

Esta versão representa, sem dúvida, uma grande evolução na linha de desenvolvimento do Epidemic, que passou a adotar o KDE 4 como ambiente de trabalho padrão, exigindo que as aplicações exclusivas do Epidemic, escritas em C++, com a utilização da biblioteca QT e da própria API do KDE, como o Epidemic-Installer, o Ecommunity e o Easy Channel, tivessem que ser portadas para a nova API do KDE 4.

No entanto, o trabalho de desenvolvimento do Epidemic 3.0 não ficou restrito ao porte das aplicações já existentes, tendo sido implementados vários outros novos recursos:

O Epidemic-Installer, que passou a se chamar Einstaller, além de ter sido portado para o KDE 4, foi completamente redesenhado e ganhou novas funcionalidades, como a opção de instalação direta em um pen drive, a opção de manter as configurações e alterações feitas no livecd, antes do início da instalação, a opção de mudança do nome do usuário padrão (epidemic) e a opção de instalação no modo expert, que possibilita a escolha de outros pontos de montagem, além do root e home.

O Ecommunity também foi portado para a API do KDE 4 e ganhou uma barra de progresso para indicar o andamento da atualização;

O Easy Channel, além de ter sido portado para a API do KDE4, recebeu significativas melhorias. Agora ele checa a integridade e autenticidade das tarefas baixadas da internet, antes de atualizá-las, o que contribui muito para a melhoria da segurança do sistema. Ele também passou a ter um mecanismo de integração com os demais instaladores de programas, assim, se um determinado programa for instalado, por exemplo pelo Synaptic, vai aparecer como instalado na interface do Easy Channel.

Kernel: como sempre, foi compilado um novo kernel para o Epidemic. kernel 2.6.26-epd, otimizado para a arquitetura i686, com o patch do Bootsplash, modificado pela equipe do Epidemic, além dos drivers 3d da nvidia e ati e do suporte a vários modelos de placas wireless como as Ralink rt200, Atmel at76c50x, Intel Pro Wireless 2100, Intel Pro Wireless 2200/2915, Atheros 521x, Broadcon BCM43x/Airport Extreme, Prism54, TI ACX100/ACX111, Zydas, Intel Wireless WIFI Link 4965AGN (utilizadas nos novos Centrinos), Intel Pro/Wirelles 3945.

Inicialização: Foi desenvolvido um novo sistema de inicialização do livecd, coseguindo-se uma drástica redução do tempo de boot pelas opções ati e nvidia.

Live Pen Drive: Uma nova funcionalidade do Einstaller permite que seja criado, de forma muito simples, um live pen drive do Epidemic, que pode, ainda, ser configurado para salvar, ou não, as alterações feitas durante a sua utilização.

Novos programas: o Koffice foi substituído pelo OpenOffice 3.0, além disso o Epidemic 3.0, Beta 1, vem com KDE 4.1, Firefox 3.0, Compiz Fusion já previamente instalado e configurado, dentre várias outras novidades.

Se você gosta de experimentar programas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento ou deseja contribuir com o desenvolvimento do Epidemic, reportando suas impressões sobre o primeiro beta da versão 3.0, baixe o Epidemic GNU/Linux 3.0 Beta 1, de um dos links relacionados ma página de downloads do projeto e confira você mesmo todas as novidades desta nova versão do Epidemic.

Para mais informações, visite o site do projeto: http://www.epidemiclinux.org”

Enviado por Renata Heleno (renatahelenoΘyahoo·com·br) – referência (epidemiclinux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    me (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 4:29 pm

    10 minutos até começarem os comentários: “Mais uma distribuição linux…”

    Daniel (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 4:43 pm

    Não conheco essa distro… mas pelo pouco que vi… de todas as nacionais ate agora que bateram aqui no site… é a unica realmente modificada e que SIM, pode trazer ganhos na usabilidade e melhorias para o usuario final!

    Rodou bem no meu desktop. Porém, no note, a imagem não rola bem. Tentei ajuda até no fórum deles, mas não obtive sucesso. Quem sabe agora vai? Quando sair a versão final, vou tentar experimentá-la.

    Parece ser bem-feita e focada.
    Torço para que conquiste seu espaço e não seja “só mais uma”.

    machado de assis (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 6:56 pm

    O Epidemic-Installer, que passou a se chamar Einstaller…

    Einstaller? Einstein deve estar se revolvendo em sua tumba… mas achei o trocadilho legal. Será que foi intencional ou os caras nem se tocaram?

    tadeucruz (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 7:00 pm

    KDE4 com o Kwin ja tem efeitos visuais acho que nao tem necessidade do Compiz Fusion.

    tadeu (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 7:20 pm

    Pô, mais uma? Onde é que isso vai parar???? Por que os desenvolvedores, ao invés de desovar uma distro nova por semana, não unem seus esforços aos desenvolvedores de distros FORTES E AMPLAMENTE CONHECIDAS, como a TangarádaSerra Linux ou a Kalango?

    Assim não dá, não dá mesmo!

    kayo (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 9:09 pm

    Clap, clap, clap. Parabéns, sério.

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 10:05 pm

    @tadeu, kayo, por favor, não comecem. Esses posts de lançamento de distro sempre são repercussivos aqui no Br-Linux

    Vamos parar enquanto ainda tá bom ;D
    Abraços

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 11:05 pm

    Mais uma… &;-D

    kayo (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 1:43 am

    Otávio Souza, amiguinho, eu estou realmente parabenizando a distribuição.

    De novo, parabéns equipe Epidemic por isso, vocês fizeram a diferença.

    kayo (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 1:53 am

    A, Otávio Souza, parabéns para você também. Olhei a página do Kinux e vi que você também está no caminho de fazer a diferença.

    Otávio Souza (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 9:59 am

    Kayo, desculpe, não li o resto do seu comentário ;P

    Mas como já deve ter visto a noticia de lançamento do KinuX, percebe a repercussão que é lançar uma distro aqui, acho que uma página só já basta :D

Este post é antigo (2009-01-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.