Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Avaliador de Acessibilidade ASES disponível no Portal do Software Público

“A ferramenta ASES – Avaliador e Simulador de Acessibilidade de sítios permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo. O principal objetivo da disponibilização do ASES é fornecer instrumentos que viabilizem a adoção da acessibilidade pelos órgãos do governo e, também, pela sociedade.

A solução é resultado da parceria entre o Departamento de Governo Eletrônico e a OSCIP Acessibilidade Brasil [http://www.acessobrasil.org.br/] e tem sua distribuição livre garantida pelo uso da licença GPL, na versão 2.0 em português.

Com a disponibilização da solução a verificação da acessibilidade das páginas e portais na internet ficou mais fácil. De acordo com Corinto Meffe, coordenador do Portal, trata-se da 20ª solução livre disponibilizada para sociedade e a primeira liberada pelo Ministério do Planejamento.

O lançamento foi realizado ontem em Brasília e contou com a presença do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna e do diretor do Departamento de Governo Eletrônico, João Batista Ferri. O diretor fez uma breve descrição da ferramenta, dando destaque para as seguintes funcionalidades:

- Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
- Avaliador de CSS;
- Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
- Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
- Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

O acesso ao ASES pode ser feito no Portal do Software Público Brasileiro, mediante cadastramento, no endereço www.softwarepublico.gov.br”

Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br) – referência (softwarepublico.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-01-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.