Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ARMedslack – Slackware para ARM

Enviado por Hellblazer – Torres (peterdirichlet·freesoftwareΘgmail·com):

“Mais uma boa notícia para os fãs do Slackware: a oficialização da versão para arquitetura ARM, conhecida como ARMedslack. (Seria este mais um reflexo do sucesso dos futuros ARM netbooks?)

Para quem ainda não sabia, o ARMedslack começou como um projeto independente de Stuart Winter, em 2002. A novidade agora é que o port é endossado pelo próprio Patrick Volkerding (mas é mantido num site em separado do Slackware x86 ).

Oficialmente, apenas duas plataformas são testadas: a Marvell SheevaPlug e a ARM Versatile (via QEMU). A versão atual é a 12.2 – o famoso -current ainda não está disponível, pois usará uma ABI incompatível, a EABI (Embedded ABI).

Para os mais corajosos, tem um tutorial de como bootar um QEMU com ARMedslack . Maiores informações nas páginas oficiais e no ChangeLog do ARMedslack .” [referência: armedslack.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 8:32 am

    Sou eu ou os Netbooks baseados em ARM estão demorando uma eternidade pra chegar? Todo mundo fala, todo mundo quer, mas não existe nada de oficial ainda… Todos os fabricantes apoiam, e eu nem sei se algum modelo chegou a ser lançado. Infelizmente.

    Mauro (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 9:15 am

    Também estou esperando, ao ponto de estar perdendo a paciência. Acho que vou encomendar uma BeagleBoard via correio e arcar com os impostos; quando os netbooks ARM chegarem, vou estar mais preparado.

    Mas o que me irrita mesmo é não poder comprar um smartphone decente com linux: Android _usa_ linux, mas não _é_ linux. Quero portar aplicações VoIP usando C e C++. Quero um softphone usando protocolo IAX2 que seja tão bem integrado como é o softphone SIP dos smartphones da Nokia. O protocolo IAX não sofre as restrições de firewall que a dupla SIP/RTP só consegue ultrapassar usando proxies especializados. Fora isso, IAX gasta menos banda e permite trunking.

    Cléber (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:43 am

    Bom, lá pelas alturas de 2000 havia uma espécie de moda de handhelds. Eu possuo um HP Jornada 720 daquela época, cujo processador é arm. E eu instalei justamente o ArmedSlack nele, com o kernel do Familiar Linux. Tem um tutorial aqui: http://neep.net84.net/?page_id=22 (com umas “gambiarras”/”gatos”, mas bem funcional).
    Gostei muito do ArmedSlack e fico bem feliz em saber que agora o projeto é oficial.

    =D

    E vou ficar mais feliz quando sair o Goblinx pra ARM.

    Troller (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 5:49 pm

    SLACKWARE é PHODAAAA!

Este post é antigo (2009-07-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.