Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apple fecha as portas do projeto de port oficial do ZFS para o Mac OS X

O sistema de arquivos ZFS, da Sun, é laudado por muitos entusiastas por características como seu desempenho, estabilidade, escalabilidade e capacidade de curar frieiras e até mesmo ressacas de vinho, segundo ouço dizer. E há algum tempo há uma expectativa crescente de que o ZFS fosse ser adotado no Mac OS X, em paralelo ou em complemento ao sistema de arquivos da Apple.

A Apple até que se mexeu bastante nesta direção: criou um projeto interno para portar o sistema para o OS X, lançou código funcional para a plataforma, e até mesmo disponibilizou um driver para ZFS (somente leitura) na edição anterior do seu SO – o Leopard. A expectativa foi crescendo, mas os sinais contrários – como a ausência de drivers do ZFS no recém-lançado Snow Leopard – também davam dicas de que a situação pudesse estar se revertendo.

E na semana passada houve o anticlímax: o projeto que fazia o port anunciou que estava encerrado, e era isso. Tchau pra ele! E quem vinha usando ZFS no Mac e tinha expectativa de que ele fosse mantido e suportado terá que encontrar outra alternativa de sua preferência. Mais detalhes sobre o andamento da história no OSNews.

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Welington (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 3:28 pm

    Me corrijam se estiver errado: O Darwin, kernel do Mac OS, não é opensource e baseado no BSD?

    Se é, e tenho quase certeza que sim, qual é a dificuldade de se pegar o driver que já deve existir para esta familia de SO e adaptar uns ganchos aqui e ali e disponibilizar-lo funcionando para quem quiser usar?

    Unixmafia (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 4:02 pm

    Sim o Darwin é um FreeBSD 5.0 com mudanças na userland;
    O projeto OpenDarwin foi fechado já a algum tempo pela Apple;
    O problema do ZFS é que ele não é open por isso mesmo nomundo BSD estão sendo desenvolvidos algumas alternativas como o Hammer e acaba de ser anunciado pelo team do FreeBSD :

    http://www.fug.com.br/content/view/661/54/

    Por acaso um dos desenvolvedores do ZFS

    wally (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 7:15 pm

    a foto foi a foto…

    =o)

    dunha (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 8:43 am

    @Unixmafia A nota nada fala do HAMMER, o HAMMER, pra quem não sabe, é um FS que tem várias “features” que o ZFS tem e é desenvolvido pelo Matt Dillon do DragonflyBSD

    self_liar (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 9:24 am

    Vocês já se perguntaram por que a Apple parou com o projeto.

    Dica : O problema começa com p.

Este post é antigo (2009-10-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.