Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Ao limitar a um os aparelhos com Linux em 2010, Nokia reforça apoio ao Symbian”

A Nokia anunciou que planeja lançar em 2010 apenas um modelo de smartphone com o sistema Maemo, baseado em Linux e desenvolvido pela fabricante finlandesa de celulares, de acordo com fontes da Agência Reuters.

Em princípio, o sistema Maemo é visto pela empresa como fundamental para competir com o iPhone, da Apple. Mas, por enquanto, a plataforma está disponível apenas no smartphone N900, recém-lançado pela fabricante finlandesa.

O anuncio colaborou para combater rumores de que a Nokia planeja substituir o sistema Symbian, usado na maior parte dos seus dispositivos, pelo Maemo.
(via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 10:40 am

    Mas o N900 tem peito pra aguentar mais de um ano, até se popularizar demora um pouco.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 10:59 am

    @Diogo

    Hummm…. não sei não, hein… Um ano nessa área é muito tempo. Se a Nokia conseguir vendê-lo a US$ 199,00 daqui a 6 meses, fico até quieto. Mas o Android está aí com várias empresas concorrendo e isso é ótimo para derrubar preços e ce tabela atrair desenvolvedores por causa da quantidade de equipamentos.
    Eu disse em outro tópico: já comprei o meu nN900 na Amazon, mas o fiz como entusiasta de Linux/gadgets. Não acho que cairá na boca do povo como o iPhone o fez…

    E apontando nessa direção, acho que a Nokia sinaliza que o N900 é um produto feito para testar o mercado. Nessa altura do campeonato, a postura da Nokia deveria ser mais firme: Symbiam para os celulares pequenos e médios e Maemo para os topo de linha. Inclusive mostrando modelos sem teclado físico no Maemo, para atender a todos os gostos (e deixar o celular mais magro). :)

    Davi (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 11:02 am

    Tomara que outros fabricantes lancem mais smartphones com o Maemo senão os Androids vão comer ainda mais o mercado do Symbian e Iphone e não vai sobrar mercado para o Maemo.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 11:38 am

    Mas é notória a superioridade do N900, o Maemo é muito mais maduro e sério que o Android, até mesmo o Symbian é mais maduro que o Android. É provável que o N900 não seja “modinha” como o iPhone foi, mas ele já chama atenção de muita gente, be mais do que o n97 fez.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 12:49 pm

    O Symbiam é um sistema consagradíssimo, presente na maioria absoluta dos smartphones. O N97 é uma prova que ele não funcionou legal com o touchscreen, mas não deixa de ser muito maduro.
    O foco do Maemo sempre foi MIDs e não celulares… O Android nasceu para o conceito de smartphone com propostas variadas, permitindo que uma vasta gama de fabricantes o usem do jeito que bem entenderem, mas sem mudar a base. Isso pode ser bom ou ruim, mas só o tempo dirá.
    Agora achar que fabricantes que apostaram firmemente suas fichas (leia-se: MUITO dinheiro) no Android, como HTC, Motorola, Sony, Huawei, Dell, Acer, etc, migrariam para o Maemo por superioridade da plataforma, eu duvido muito. Além do mais, que está por trás do Maemo é a concorrente-mor de todas as outras e que ainda detem a maioria do mercado mundial.
    Resumindo: o Maemo é maravilhoso, mas tenho um sentimento de que chegou tarde demais para virar o jogo… :(

    fernando (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 1:16 pm

    Eu não acho que o Maemo seja superior ao Android. Nem um nem outro, na verdade os dois são muito diferentes.

    O Maemo é praticamente uma distribuição Linux completa, com GNU libc, X11, toolkits convencionais, e várias coisas que o Android não usa. Como disseram aí acima, isso lembra mais MID que celular.

    É claro que o Maemo é muito interessante se você pensar que pode rodar as mesmas aplicações que roda no seu PC no seu celular. Mas não são todos os clientes que se interessam em fazer isso, e o Maemo demanda bem mais poder e recursos de hardware que algo desenvolvido pensando em leveza como o Android.

    Mas é claro, se tiver um celular com Android e um com Maemo pelo mesmo preço, e que rodem realmente bem, eu prefiro o Maemo. Se o celular com Android for mais barato ou se for o mesmo preço mas deixar muito mais recursos de hardware (ex. memória) livres para as aplicações, eu prefiro o com Android.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 1:39 pm

    O Symbian ganhou um reforço muito grande, sua GUI será feita em QT 4, e em relação a “leveza”, ele é imbatível! Já existem vários vídeos no youtube da aplicação do QT no 5800 da Nokia, a interface ficou muito interessante, mesmo com um hardware relativamente modesto (430Mhz/128ram) perto do N900, o aparelho ganha fôlego.
    O QT era o “Q” que faltava pro Symbian poder enfrentar com tudo o android e o iPhone OS, já que o Maemo é uma categoria acima disso.
    Eu fiquei apaixonado pelo N900, é o smartphone dos meus sonhos. Não gosto que o chamem de tablet, ele é muito menor que um tablet, tem praticamente o mesmo tamanho do iPhone.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 3:16 pm

    Uso o Maemo no Nokia N800, e sou muito feliz com ele. =]
    É bem como um Linux, um Debian, sem muita enrolação, fácil de instalar aplicativos e tem muitos, fácil de desenvolver. Eu coloquei um servidor de ssh nele e fica super simples mandar e receber arquivos.
    Eu não estou muito feliz com os rumos que o Android tem tomado, uma reescrita de muitas partes do Linux que eu não vejo necessidade e que torna ele de uma compatibilidade mais difícil com o restante do ecossistema GNU.
    A Nokia devia ser mais agressiva com a plataforma Maemo que eles tem em mãos, ela é muito boa, muito competitiva.

    linux rulez (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 4:33 pm

    O problema é que por ser “bom demais” e também mais complexo, o Maemo pode ser um fracasso comercial por ficar restrito a usuários nerds.

    Infelizmente o povão não tem capacidade para usar smartphones complexos demais e apreciam demais detalhes cosméticos, mesmo que tenham que pagar os olhos da cara e terem suas liberdades restritas. O iPhone é um exemplo disso.

    Acho que a Nokia deveria pelo menos oferecer também o Android como mais uma alternativa. Apostar tudo no Simbian e no maemo pode ser perigoso demais caso não funcione. A Nokia está bem fraca nos EUA e isso poderá ser ainda mais desastroso caso a estratégia deles não dê certo.

    fernando (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 6:54 pm

    Eu não estou muito feliz com os rumos que o Android tem tomado, uma reescrita de muitas partes do Linux que eu não vejo necessidade e que torna ele de uma compatibilidade mais difícil com o restante do ecossistema GNU.

    Já eu considero isso excelente. Ao fazer isso, eles publicaram com licenças livres muito código de utilidade geral para sistemas embarcados (não somente celulares), o que expandiu bastante a quantidade de código livre útil e de boa qualidade disponível na rede.

    A abordagem do Maemo tem a vantagem de fornecer compatibilidade imediata com aplicativos já existentes, mas tem a desvantagem de gerar poucas contribuições em código para o contexto global do software livre. Cada uma das abordagens tem suas vantagens e desvantagens. Considero tanto o Android quanto o Maemo dois projetos bastante válidos.

    Chrys (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 8:06 pm

    @Silveira Neto

    Também concordo com @fernando, o Android tem uma abordade extremamente específica, abordagem esta que necessita de mudanças no kernel além da inevitável incompatibilidade de software.

    Entretanto isso irá de fato trazer muitos frutos no futuro, vantagens essas que por enquato ainda são inexistentes no mundo opensource atual.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/12/2009 às 9:24 pm

    Pessoal, vejam o Maemo e o Symbian rodando a UI baseada em QT e me digam se o Symbian fica devendo em alguma coisa pro Android e iPhoneOS:
    http://www.youtube.com/watch?v=PCx8RfNhhXk&feature=player_embedded

    José Vitor (usuário não registrado) em 6/12/2009 às 1:28 pm

    A Nokia é péssima de marketing, e de atendimento ao usuário. Comprei um N800, deu defeito, acabei desistindo de ir atrás deles, de tanta dor de cabeça que deu. Aqui no Brasil o call center deles é operado pela Atento, empresa da Telefônica…isso lembra alguma coisa ? Pois é, o atendimento da Nokia aos usuários consegue ser pior que o da Telefônica. Peguei ódio da Nokia, nunca mais compro nada deles…

Este post é antigo (2009-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.