Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise da versão Beta 6 do PCLinuxOS 2009

“”Já tinha feito vários testes com PclinxOS 2009 Beta2, mas agora que ele foi promovido a titular, notei várias diferenças, apesar de ter a placa-de-vídeo on-board a imagem, em geral, está muito mais nítida, mais em foco; a disposição do sistema melhorou razoavelmente, nos programas que uso tenho notado vários detalhes a mais, coisas simples mas que fazem diferença. O Synaptic não se perdeu em hora nenhuma, instalou o que pedi e atualizou só o que era para atualizar: o LAMP foi perfeito, muito bom mesmo!”

Este relato foi feito pelo moderador Eugênio Maranhão, responsável pelo suporte técnico ao PCLinuxOS em nossa Comunidade. Quem quiser conhecer o novo visual basta conferir a screenshot enviada por ele. De acordo com o administrador Samuel Lisboa, “esta é a última versão de testes do PCLOS 2009, e aliás já foi até fechado o período para sugestões. Eles estão atualizando os pacotes dos repositórios, creio que até o fim de Março já seja realizado o lançamento da nova versão”.”

Enviado por Eunir Augusto (eunirΘpclinuxos·com·br) – referência (pclinuxosbr.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 2/03/2009 às 7:14 pm

    Eu acho que o momento do PCLOS já passou. A última versão é de Maio de…2007!. Só agora, dois anos depois, sai versão nova, salvo engano sem participação do Texstar, que criou a distro.

    O PCLOS até que é legal, mas sem um roadmap mais curto e claro fica difícil de conseguir novos usuários nesses tempos de Ubuntu, Fedora, Mandriva e Suse lançando versões a cada 4-6 meses.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 2/03/2009 às 8:59 pm

    Só faço uma pergunta, porque não usar o Mandriva, já que essa distribuição “tosca” é clone da distro francesa?

    Eunir Augusto (usuário não registrado) em 2/03/2009 às 10:21 pm

    jotaB, o projeto vem se reestruturando nestes ultimos dois anos. Nós no Brasil estamos há meio ano fazendo o suporte a ela, da melhor forma possivel, na medida em que o tempo hábil de cada um permite.

    Rodrigo, a distribuição “tosca” que vc referiu permite reaproveitamento de hardware, além de ser muito mais leve e estável que o Mandriva. Muito recomendável para ambientes corporativos. Sim, gosto e respeito muito o Mandriva, mas são focos diferentes.

    Ah, Rodrigo, antes que eu me esqueça: ao invés de criticar um projeto comunitário, sem fins lucrativos, dê um jeito de contribuir com o SL, amigo. É mais elegante e mais produtivo para todos, inclusive para vc ;)

    Sem ofensas, nada pessoal, apenas expressão de ponto de vista =)

    Espero que não leve para o lado pessoal minha resposta, foi apenas esclarecedora.

    Abraços

    Marcio (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 7:29 am

    Olá Eunir, “além de ser muito mais leve e estável que o Mandriva” nossa essa você pegou pesado… mais leve e estável que o MANDRIVA, nem em sonho… mais nada

    Marcio (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 7:31 am

    Olá Eunir, “além de ser muito mais leve e estável que o Mandriva” nossa essa você pegou pesado… mais leve e estável que o MANDRIVA, nem em sonho… mais nada que tire o mérito do PClinuxOS em se tratar de SL.

    eu testei ambos: MandrivaOne 2008.1 (acho), e o PCLOS2007.

    atesto o q o Eunir falou: é, de fato, mais leve e rápido.

    a máq, era, um Dual-core com 1GB e HD 160GB.

    [ ]s

    corrigindo:

    foi, de fato, mais rápido naquela máquina.

    [ ]s

    Eunir Augusto (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 8:52 am

    Marcio, bom dia. Tudo bem? Estou usando o PCLinuxOS 2008 com Gnome em 20 pcs com 128 mB de Ram, sem problemas. Nem Mandriva, nem Fedora, nem OpenSuse nem Ubuntu rodam neste tipo de pc com configuração padrão. Sim, eu sei que o peso da distro depende dos serviços automagicamente inicializados, mas é verdade, quem fizer testes com o PCLinuxOS saberá que não estou mentindo. Em outubro, qdo estava testando e decidindo pela ISO, fiz uma analise do Mandriva 2009 aqui: http://pclinuxos.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=c0725ec39ac9c9528edf4d971e730d9d&topic=254.msg1905#msg1905
    Espero ter ajudado em algo. Abraços

    Samuel (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 10:23 am

    Ótimo trabalho de divulgação, caro Eunir.
    Realmente o foco da distribuição PCLinuxOS é ser um sistema estável e com uma boa quantidade de programas bem testados. É realmente muito leve e bem organizado (principalmente o desktop com KDE).
    Vale a pena testar, e mais ainda entrar na comunidade brasileira (muito madura e amigável).

    Fica difícil comparar desempenho entre uma distribuição de 2007 com uma de 2009. Usar 128MB de RAM é muito pouco para usar Gnome ou KDE com desempenho razoável, por mais otimizações que tenha o sistema, e o mais recomendável seria usar um icewm, fluxbox ou um outro windows manager leve. Mesmo que se tente, ao abrir uma simples janela de um firefox para navegar, a memória livre dos 128MB irá embora.

    O maior problema do PCLinuxOS é que não há massa de voluntários suficientes sequer para lançar versões com um intervalo de tempo razoável para uma distribuição desktop, mesmo usando grande parte dos pacotes do Mandriva.

    Um dos motivos alegados por alguns para não usarem logo o mandriva é o fato de “não usar o apt e o synaptic”, mais característicos de distribuições baseadas no Debian. Mas isso não é totalmente verdade porque embora o mandriva use por default o urpmi e o MCC para gerenciar pacotes, é plenamente possível instalar e usar tanto o apt quanto o synaptic, que aliás estão disponíveis como pacotes compilados nos repositórios oficiais do Mandriva. Quem tiver interesse em saber como fazer isso leia o artigo

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/1/3/

    Marcio (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 1:06 pm

    Realmente, depende muito do que se vai fazer na máquina e bem como da máquina que está a ser usada para tal finalida, lembro bem quando fiz um teste entre o Mandriva 2008.1 e o belissímo Dreamlinux 3.1 com XFCE como Desktop, nossa… foi covardia fazer essa comparação… mais já usei o PClinuxOS em meu pendrive e até que gostei… porém na ocasião a tradução não era completa…

Este post é antigo (2009-03-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.