Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Amarok 2.1 – back to the future

“A equipe padoca é fã do Amarok há muito tempo. Nós vimos o pequeno amarok crescer e tornar-se um ótimo media player durante a série 1.x. Nós vislumbramos a promessa e potencial aquando da versão 2.0, a mesma promessa e potencial que marcou o lançamento do Kde 4.0

Uma reescrita, um novo começo, imperfeito no início mas cheio de visão e potencial. Claro, faltam features (como faltavam no kde 4.0) mas foi um mal necessário. Para poderem concretizar o futuro vislumbrado pela equipe de desenvolvimento do amarok, eles precisavam voltar… Precisaram mandar o amarok de volta no tempo… e isso transpareceu.

Agora o amarok 2.1 está a desenvolver-se no svn, crescendo, começando a mostrar o seu potencial. Esta é uma saga de crescimento e aprendizado. O futuro está chegando!”

Enviado por Paulo Dias (paulo·miguel·diasΘgmail·com) – referência (padoca.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O amarok 2 perdeu muito em “amigabilidade”, apanhei muito até agora não me acostumei

    Dorival (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 3:46 pm

    Que venha logo, pq a versão 1.4 era 1000x melhor que a 2.0

    Tilt (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 4:08 pm

    As pessoas não gostam de mudanças.
    Sim, ainda faltam algumas funcionalidades.

    Mas apanhar para usa-lo???

    Prefiro achar que é má vontade a achar que é burrice.

    Rogério Garcia (RoG.) (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 5:13 pm

    Alguém sabe se a nova versão trará equalizador? foi um erro imenso da equipe retirá-lo da versão 2.0 .

    miranda (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 5:44 pm

    Sempre usei o amarok e como não sou um cara avesso a mudanças, fui experimentar o KDE 4.2 e de lambuja o Amarok 2.
    De cara o KDE melhorou bem, mas em relação ao Amarok fiquei decepcionado… :(
    Deixaram o amarok com “jeitão” de WMP, deixando apenas configurações basicas demais. Na minha opinião ficou ruim:

    Não ter a opção de trocar a engine, no 1.4 uso o xine e percebi uma diferença na qualidade do audio no 2. Não deve estar usando a mesma que uso no 1.4.

    Tiraram as opções de criação de servidor de stream, ja crei uma vez com o 1.4 é ficou SHOW.

    Duas coisinhas basicas: aqueles botãozinhos “Repetir” e o “Aleatorio”, porque tiraram eles?? Tá bom, vai no menu suspenso que eles estão lá mas porque dificultar o que era tão comodo?

    As opções de Contexto ficaram entre a coleção e a playlist. Poxa, tava tão bem colocada no 1.4 à direita do player… E o pior: NÃO tem como remove-la de lá.

    Pelo menos pra mim, aqueles botões “Refazer” e “Desfazer” abaixo da palylist não servem para nada, poderiam colocar os dois botões que citei acima que seriam MUITISSIMO mais uteis.

    Como nem tudo é dores, os botões Player e os demais ficaram muito elegantes meio que um sobre o outro, isso ficou bacana. Sei que minha voz não vai fazer valer muito, mas seriam mudanças que (acredito eu) mais pessoas devem estar reinvindicando.

    JPayne (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 6:02 pm

    Como diz o artigo, me parece que o Amarok 2.0 está como o KDE 4.0 (ainda muito longe de onde querem chegar). Falta equalizador (que alguem em outra noticia explicou que é devido a problemas no phonom do KDE), algumas coisas simples ainda não estão disponíveis, etc. Pra mim o lobo vai começar a uivar afinado na versão 2.2 em diante. To sentindo falta também é do KOffice que tá demorando um pouco demais pra sair a versão “beta” 2.0…rs… sem a 2.0 do koffice nunca teremos a 2.2 que será usável…

    Alexandre Oliveira (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 6:33 pm

    O equalizador vai voltar um dia, é só questão de alguém implementar (ou melhor ainda, talvez seja melhor fazer isso no phonon de uma vez, e permitir uma boa integração pra configurá-lo de dentro do Amarok, ou qualquer outro programa).

    miranda, as opções de engine foram retiradas do Amarok, mas continuam no Phonon. Era trabalho demais pra equipe do Amarok manter suporte pras diferentes engines. Agora o Phonon tem as engines, e o Amarok, assim como qualquer aplicativo do KDE, utiliza o Phonon. Assim qualquer outro aplicativo pode se beneficiar das diferentes engines.

    E tem como remover o contexto do meio, basta redimensioná-lo até ele sumir.
    Ou se vc quer apenas o Contexto, basta fechar o painel da esquerda.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 6:37 pm

    Será que só eu odeio esse nome “padoca”? chega a me irritar… (desculpe aos criadores do repo, mas esse nome…)

    Clésio luiz (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 6:52 pm

    O engraçado é que a interface é quase igual a anterior, mas como mudaram a cor de cinza claro para cinza médio o pessoal começou a arrancar os cabelos, até parece que é “cutucador de Windows” postando aqui…

    Os desenvolvedores pegaram a aba de contexto, que ficava ancorada na primeira das abas da esquerda e agora deixaram ela no meio da tela. A aba de coleção, que ficava abaixo da aba da aba de contexto agora aparece permanentemente do lado esquerdo. Essas duas mudanças mais o deslocamento dos botões de controle do player de baixo para cima da janela fizeram com que o Amarok ficasse com cara de WMP… Realmente, ficou igualzinho, não sei como não tinha notado antes… Inclusive os botões estão na mesma posição (embaixo…) que os do WMP…

    O engraçado é que, se você clica na aba de Coleção ela minimiza e o Amarok fica com o mesmo jeitão do anterior. Os menus seguem a mesma lógica. Só alguns botões mudaram de lugar. Mas é mais fácil reclamar de algo que você nunca moveu um dedo para ajudar do que se adaptar as novidades, não é mesmo?

    Jonathan2 (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 7:31 pm

    “O engraçado é que a interface é quase igual a anterior, mas como mudaram a cor de cinza claro para cinza médio o pessoal começou a arrancar os cabelos”

    Eu não vou começar a argumentar porque acho desnecessário até, mas se achar necessário posso passar uma lista extensa do que mudou, dos problemas que apareceram e de opções que sumiram. Se você perguntar para o desenvolvedor do AmaroK que eles fizeram uma “revolução” no reprodutor ele confirma, aposto que está escrito no blog deles lá a proposta de mudança que concretizaram.

    E particularmente, não gostei. Falta muito refinamente da interface, está nitidamente mal acabado, com mal aproveitamente do espaço na tela. E aquela nova lista de músicas é confusa quando se mistura músicas de álbuns diferentes, pois ele fica exibindo a capa do álbum lá, e não há a opção de visualizar a lista de músicas em modo “clássico” (como no antigo Amarok, onde a lista parece uma planilha de cálculo tal como o Winamp, porém é muito eficiente)

    miranda (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 7:59 pm

    Mas é mais fácil reclamar de algo que você nunca moveu um dedo para ajudar do que se adaptar as novidades, não é mesmo?

    Bom…com certeza minha vontade era dar um coice na mesma medida, mas estou manerando no stress.

    SOFTWARE é feito para pessoas, cada pessoa tem sua individualidade, isso chama-se OPINIÃO e não burrice. Não se julge ter inteligencia sobrenatural se arrogantemente acha sua opinião melhor que a dos outros.
    Infelizmente é a mesma historia: “Você não desenvolveu, não ajudou na tradução, não contribui financeiramente então não pode falar nada”, ATENÇÃO senhores beta-testers (como eu), preparem suas armas, comprem “chumbinho”, coloquem chumbo na carabina e vamos cometer um suicidio coletivo porque realmente não prestamos pra nada nesse mundo.

    Nem julgando pelo meu amigo acima que deve ser exímio colaborador do amarok (e varios outros, acredito) mas isso deveria ser mudado na cabeça dos que desenvolvem (e dos que contribuem) para beneficio de todos que usam o SL.

    Parabens a equipe do Amarok.

    miranda (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 8:07 pm

    @Jonathan2

    Falta muito refinamente da interface, está nitidamente mal acabado, com mal aproveitamente do espaço na tela.

    Tambem tive essa impressão. Teve muita revolução sim mas tinha coisa que poderiam ter permanecido, como citei acima.

    []‘s

    Dorival (usuário não registrado) em 19/02/2009 às 10:01 pm

    Falta muito refinamente da interface, está nitidamente mal acabado, com mal aproveitamente do espaço na tela.

    Concordo, ou melhor para todos clientes e usuários que já utilizavam o amaok, todo mundo achou que o produto decaiu muito !!! Infelizmente !!!

    Clésio luiz (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 12:17 am

    O pessoal fala como se a interface do Amarok 1.4 fosse um exemplo de funcionalidade… Eu uso o Amarok desde o 1.2 eu acho, e continuo achando que a interface continua a mesma, só mudaram algumas coisas de lugar. Mostre o Amarok 1.4 pra um novato e ele nem saberá como preencher a playlist. Aconteceu comigo quando comecei no 1.2… Sempre achei o Amarok com uma interface meio tosca, mas mesmo assim suas funcionalidades sempre me pareceram melhores que todos os players que testei.

    O Amarok 2 ainda está engatinhando, mas o pessoal prefere esquecer disso e só faz chorar pelas funcionalidades que faltam… Contribuir com código que é bom… Ser acomodado e usar argumentos pra continuar sendo é mais fácil que sentar na frente de um editor de texto e fazer algo de útil.

    Alguém conseguiu achar como abro uma playlist m3u no amarok2? E existe alguma forma de importar minha coleção do amarok 1.4?

    popai (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 9:15 am

    “Contribuir com código que é bom… Ser acomodado e usar argumentos pra continuar sendo é mais fácil que sentar na frente de um editor de texto e fazer algo de útil.”

    Affff….ignora esse cara, deve ser algo biologico…sabe como é né, só sabe programar e mulher q é bom…NADA!!

    popai (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 9:17 am

    “Contribuir com código que é bom… Ser acomodado e usar argumentos pra continuar sendo é mais fácil que sentar na frente de um editor de texto e fazer algo de útil.”

    Affff….ignora esse cara, deve ser algo biologico…sabe como é né, só sabe programar e mulher q é bom…NADA!!

    “Contribuir com código que é bom… Ser acomodado e usar argumentos pra continuar sendo é mais fácil que sentar na frente de um editor de texto e fazer algo de útil.”

    Cara, todos os usuários têm o direito de opinar, até pq o software não é feito para ser usado apenas pelos desenvolvedores, nem todos são programadores, e os que são podem ter outras coisas pra fazer. Segundo que essa é uma visão inocente sobre software livre. Não adianta modificar o software para ficar do jeito que você acha melhor e mandar o patch, pq ele não será aceito, e nem deve, já que a interface tem de ser pensada para o maior número de pessoas e não para o exelente programador José.

    “Prefiro achar que é má vontade a achar que é burrice.”

    não, eu sou burro mesmo.

    só um patch para o comentário acima:

    onde se lê: “…usado apenas pelos desenvolvedores, nem todos são programadores, e os que são podem ter outras coisas pra fazer.”

    leia: “…usado apenas pelos desenvolvedores. Além disso nem todos os usuário são programadores, e os que são podem ter outras coisas pra fazer.”

    Parecido com o WMP? Ou faz muito tempo que não uso o WMP (e faz mesmo) ou eu fumei o capim errado… hauhaua

    A Interface do Amarok 2.0 não tem nada a ver com o WMP!
    Estou usando o 2.0.1 e dá pra perceber que ainda não “está lá”. Talvez, como disseram acima, o problema é o mesmo que o KDE 4, que quando saiu era muito simplão e com poucos recursos e opções se comparado ao KDE 3.5. Talvez o Amarok 2 seja só o 2.2… hauah

    Coisas que gostei: A mensagem na tela (OSD) finalmente usa transparência real quando você está usando um WM com composite (coisa que o audacious fazia há anos), um monte de serviços (finalmenet dá prazer em usar o last.fm no amarok!), jamendo, megatune (que já havia na versão anterior), dentre outros.

    A idéia do “mini-plasma” dentro do próprio amarok foi muito interessante, pois ali é possível adicionar “plasmoids” especiais, como os que buscam letras, informações do artista, vídeos, etc. Como já existe até um plasmoid que implementa um navegador web, não acredito que seja difícil implementar um navegador dentro do programa (estilo songbird).

    Na minha opinião a interface ainda não está boa, mas está no caminho certo. Ah, e lembra até o iTunes! E não é que faz boa pate do que o iTunes faz? É possível comprar músicas pelo programa, sincronizar músicas do deu mp3player (desde o mais genérico até um iphode), além de sincronizar com o last.fm e outros serviços. E porque diabos as pessoas têm medo de usar Linux?

    http://farm4.static.flickr.com/3401/3296014656_661d1c4301_b.jpg

    Ah, e uma screen obrigatória, tirada cinco minutos atrás:

    Parecido com o WMP? Ou faz muito tempo que não uso o WMP (e faz mesmo) ou …

    A Interface do Amarok 2.0 não tem nada a ver com o WMP!
    Estou usando o 2.0.1 e dá pra perceber que ainda não “está lá”. Talvez, como disseram acima, o problema é o mesmo que o KDE 4, que quando saiu era muito simplão e com poucos recursos e opções se comparado ao KDE 3.5. Talvez o Amarok 2 seja só o 2.2…

    Coisas que gostei: A mensagem na tela (OSD) finalmente usa transparência real quando você está usando um WM com composite (coisa que o audacious fazia há anos), um monte de serviços (finalmenet dá prazer em usar o last.fm no amarok!), jamendo, megatune (que já havia na versão anterior), dentre outros.

    A idéia do “mini-plasma” dentro do próprio amarok foi muito interessante, pois ali é possível adicionar “plasmoids” especiais, como os que buscam letras, informações do artista, vídeos, etc. Como já existe até um plasmoid que implementa um navegador web, não acredito que seja difícil implementar um navegador dentro do programa (estilo songbird).

    Na minha opinião a interface ainda não está boa, mas está no caminho certo. Ah, e lembra até o iTunes! E não é que faz boa pate do que o iTunes faz? É possível comprar músicas pelo programa, sincronizar músicas do deu mp3player (desde o mais genérico até um ipod), além de sincronizar com o last.fm e outros serviços. E porque diabos as pessoas têm medo de usar Linux?

    Ah, e uma screen obrigatória, tirada cinco minutos atrás:
    http://farm4.static.flickr.com/3401/3296014656_661d1c4301_b.jpg

    Augusto, não pode mais haver url em comentário?

    miranda (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 6:08 pm

    Eu disse: “Deixaram o amarok com “jeitão” de WMP, deixando apenas configurações basicas demais.
    NUNCA disse que o amarok PARECE com o wmp, me referi ao modo de tornar as coisas basicas demais igual ao wmp, e ate citei alguns itens removidos para justificar o que disse.

    Legal, é bom que ninguem vai comentar a noticia e sim comentar comentário.

    Pode sim!

    miranda (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 6:46 pm

    Eu disse: “Deixaram o amarok com “jeitão” de WMP, deixando apenas configurações basicas demais.
    NUNCA disse que o amarok PARECE com o wmp, me referi ao modo de tornar as coisas basicas demais igual ao wmp, e ate citei alguns itens removidos para justificar o que disse.

    Nossa, tentei enviar o comentário depois – pois pareciam bloqueados :-( – e de repente aparece tudo de uma vez! êita! :-)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 11:11 pm

    Desculpe os mantenedores, mas só de ouvir este nome “padoca” me deixa irritado, que nome “idiota”, sem tirar o mérito dos mantenedores, mas pq este nome!!!???

    Ficou muito melhor que o 2.0. Eu achei muito legal a possibilidade de poder mostrar a nota (estrelas) da música na lista.

    Será que daqui para o Amarok 2.4 ele irá ficar (para os usuários antigos) tão bom quanto o 1.4?

Este post é antigo (2009-02-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.