Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ajude a BetterPlace.org e ganhe uma cópia gratuita do SoftMaker Office

Enviado por Lucas Timm (linuxhelperΘgmail·com):

“Após informações dos velhos amigos do IRC, fui conferir a suíte de escritório SoftMaker Office. A suíte de escritório tem versão nativa para Linux e Windows (também tem pra Windows CE). O software é proprietário e pago, mas vale a pena ser testado.

A versão pra Linux é um parágrafo a parte. Tem em RPM (e DEB/TGZ), é estável, rápida, elegante e bem integrada ao desktop. Abriu em 2 segundos no meu computador, e o visual agradou. Os menus são claros a respeito das opções, simples e intuitivos. Os diálogos são no estilo Windows 9x/Wine, mas não vejo como demérito.

Assim, a SoftMaker está com uma “promoção”: Qualquer pessoa pode se registrar gratuitamente e ganhar uma cópia gratuita do SoftMaker Office para uso perpétuo, com suporte gratuito e descontos no caso de upgrade para as próximas versões. Vale para as versões para Windows e Linux. De cada download realizado, a SoftMaker doará 10 centavos de Euro para a BetterPlace.org, organização filantrópica que colabora com vários projetos ao redor do mundo. Até momento, 3.300.40 Euros já foram doados. Ou seja, tá fazendo sucesso. :-)

Quer experimentar? Visite esse link, inscreva-se e experimente. Não há data mencionada para térmido da promoção, portanto, aproveite enquanto ainda há tempo. ;-)” [referência: timmerman.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ThOR27 (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 10:54 am

    A versão pra Linux é um parágrafo a parte. Tem em RPM (e DEB/TGZ), é estável, rápida, elegante e bem integrada ao desktop.

    Usei aqui, abri 1 arquivo ODT, funcionou bem mas ficou lento. Abri um arquivo html simples e o programa travou.

    Ele é todo cinza, não usa temas, cores nem gtk e nem qt, usa dialogos de salvar e abrir próprios e não integra em NADA com a interface do meu ambiente (Kubuntu 9.04)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 10:57 am

    Legal, mas porque eu migraria para um software proprietário, se eu já uso um software livre muito bom e que atende as minhas necessidades?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 11:22 am

    @Igor Cavalcante

    Simplesmente não use ;)

    Instalei. Gostei da boa velocidade, mas a aparência dele é horrível. Sim, OpenOffice tbm é horrível, mas pelo menos dá pra disfarçar. Esta suíte não.

    Além disso ela me cheira a wine. A Interface é MDI, como o Office, e como não o Openffice.

    Interessante esta suíte.

    Sim! Wine! A licença do Wine permite que seja incorporado à projetos de código fechado.

    Eu nunca tinha ouvido falar deste software e me pergunto se, se ele fosse de código aberto, a empresa não teria mais visibilidade e teria mais clientes. Mas isso é escolha da empresa, deixe eu ficar quieto :-)

    Renan (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 12:33 pm

    Adorei o SoftMaker. Simples, rápido e LEVE. :)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 12:53 pm

    Detalhe: a versão “gratuita” que estão distribuindo é do Softmaker Office 2008, e já está disponível para compras o novo e incrível Softmaker Office 2010.

    Graças a Deus, já passei da fase de usar abandonwares :D

    A suite não abre arquivos *.ods

    Deixa eu ver se eu entendi, eles te deixam usar a versão desatualizada, e vendem a nova e a base do software é o Wine… Nada contra. Mas não, obrigado e boa sorte.

    devnull (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 1:44 pm

    Software proprietário para algo que o Software Livre faz direito… Que coisa…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 1:44 pm

    A versão 2010 ainda é disponível apenas para Windows. Pra Linux, o mais atual é o 2008. Não julgo ser abandonware, por que provavelmente eles estão portando (ou winando, whattever) a versão 2010 pra Linux e Windows Mobile/CE. O suporte também é disponível para a versão, e salvo engano, só seria abandonware se não houvesse interesse comercial ou desenvolvimento corrente em cima deste software. O que acredito não ser o caso.

    Em ambientes corporativos, o uso das últimas versões de todos os softwares também não é um hábito comum. Exceto na padaria do seu Zé da esquina, que normalmente também não costuma pagar pelos softwares que usa! Sempre existe o prazo de homologação, motivo pelo qual o Windows Seven ainda não foi adotado como desktop padrão em muitas empresas. Acredito que não venha ao caso, mas é só pra constar…

    E finalizando, muitos dizem que os brasileiros também não possuem memória, algo que concordo em parte. Afinal, os usuários Linux já de mais tempo devem se lembrar do famigerado plugin do flash, cuja versão 8 não estava disponível pra Linux (e Solaris) e ficou restrita apenas à plataforma Windows (e Mac OS). Nós, usuários Linux, precisamos aguardar (com muuuuuuuuita paciência, admito) o lançamento da versão 9, que voltou a ser multi-plataforma, pela dificuldade dos desenvolvedores da Macromedia/Adobe na época em igualar os recursos do flash em todos os SOs que ele é oficialmente suportado. Ou pelo menos deveria. :-) Ou seja, acredito que não seja desculpa para não testar, mas é claro, ninguém é obrigado a nada. Eu, particularemente, gostei demais do SoftMaker Office, e desinstalei o MS Office winado que possuía pelo fato do OpenOffice não me atender da maneira que gostaria.

    Conan (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 2:25 pm

    É tão tosco que vale mais a pena usar abiword e gnumeric.
    Para quem quer usar software proprietário, vale mais a pena usar o MS Office, mesmo sendo mais caro.

    Falando em suites para escritório, e por mera curiosidade, alguém se lembra da LOTUS SMART SUITE, fabricada em 1997 pela LOTUS (depois comprada pela IBM)? Era extremamente bonita e prática e tinha tudo para concorrer com a MICROSOFT. Alguns anos depois desapareceu!

    Caio César (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 3:28 pm

    Eu testei o programa e não achei que ele é tão feio assim como falam… também não achei o programa instável (mas não abri HTML, pois não utilizo pacotes de escritório para criar e alterar arquivos nesse formato, bem como não tive problemas com documentos de texto em OpenDocument).

    Na verdade, o Linux precisa sim de software comercial, não faz mal de vez em quando e quem falou de lentidão deveria experimentar o OpenOffice.org/BrOffice.org em um VIA C7-D 1.5 GHz (minha máquina padrão atualmente, infelizmente) e sentir o que é desconforto para editar um mísero documento simples. Lotus Symphony? Nem comento, mais feio do que o SoftMaker em plataforma Linux (basta chamar um diálogo, ou ser obrigado a maximizar o módulo de planilha de cálculo em pleno século 21 e usando 1680×1050, do contrário a barra lateral exige barras-de-rolagem irritantes) e ainda por cima, mais pesado.

    AbiWord eu nem quero pensar, instável e ainda continua fraco em recursos… pra não falar dos problemas com documentos em outros idiomas, você tecla Control + Barra de espaço para ativar o SCIM, começa a digitar em japonês, por exemplo e… o programa não detecta, você é quem precisa mudar as fontes, isso se o AbiWord não fechar antes. Release após release e continua ruim.

    Nem o suporte do fabricante (SoftMaker) pareceu pesar… disseram até que compensa mais comprar o Microsoft Office, e quem comprar, vai rodar onde? Em uma cópia também original e nada barata do Windows ou via Wine, sofrendo com problemas de compatibilidade?

    Lucas Timm, memória? Ah, muita gente nem imagina o que é isso! StarOffice? É de comer? Applixware? Luxo! O BR-Linux é de 1996, se bobear o Augusto usou o Applixware.

    elias (usuário não registrado) em 21/12/2009 às 3:44 pm

    augusto, eu acho essa deveria ser uma das noticias onde vc coloca seu posicionamento pessoal logo abaixo da mensagem de quem te enviou a noticia.

    Acho que eu não teria muito a acrescentar, Elias. Aprecio quando empresas oferecem algo a iniciativas como a betterplace.org em suas campanhas de marketing, e também aprecio quando oferecem versões dos seus softwares também para Linux.

    No caso específico, não é um aplicativo que me interessa, mas quem tem interesse em testar, está avisado. E quem tem algum tipo de restrição ideológica ao conteúdo certamente está avisado de forma bem clara, para rejeitá-lo a priori, como de costume.

    cochise (usuário não registrado) em 22/12/2009 às 12:35 pm

    Acho difícil haver wine na jogada…
    Estou baixando as duas versões, windows e linux. E enquanto a windows tem 58,9MB a linux tem 53,9. Como o wine tem (compactado) aproximadamente 12 MB não creio em um wine incluso.

    André Caldas (usuário não registrado) em 23/12/2009 às 1:45 pm

    @Augusto,

    Seu comentário está pendente de análise anti-spam. Se ele possui mais de 2 links, considere reenviá-lo com menos URLs mencionadas.

    Por que isso acontece tanto? Meu comentário NÃO TEM NENHUM LINK!!!!

    André Caldas.

    Não sei, André. Nem sei por que tantas maiúsculas.

    O filtro antispam do BR-Linux é o Akismet, mantido pelo mesmo desenvolvedor da ferramenta que uso no papel de CMS. Não conheço direito as heurísticas dele, mas sei que uma das condições comuns para ele ser ativado é o excesso de URLs.

    Algumas das regras de postagem referenciadas no “Lembrete” também tentam ser implementadas no mesmo filtro. Será que você desrespeitou alguma delas? Se foi o caso, basta reenviar o comentário sem persistir na violação.

    Já se tiver sido o caso de erro do sensor de spam, logo a mensagem chegará ao meu e-mail e eu liberarei.

    Acho que vou editar aquela mensagem que você colou, pra evitar que mais gente tenha a mesma dúvida.

    ricardo (usuário não registrado) em 23/12/2009 às 3:04 pm

    @André Caldas, Você precisa ser mais calmo, cara. Cuidado, senão vai morrer de ataque cardíaco.

    André Caldas (usuário não registrado) em 23/12/2009 às 3:29 pm

    @ricardo,

    @André Caldas, Você precisa ser mais calmo, cara. Cuidado, senão vai morrer de ataque cardíaco.

    É verdade… :-)
    Esses dias piorou um pouco. Eu tava até melhorando…

    Um abraço,
    André Caldas.

    ricardo (usuário não registrado) em 23/12/2009 às 3:31 pm

    Achei o SoftMaker muito bom. Leve, bonito (sim, achei o visual dele muito bonito, mas gosto é gosto, né?). E não sei de onde vocês tiraram que ele usa Wine. Já vasculhei o diretório e os executáveis e não achei nada de Wine. Parece que eles usam as libs do X11 na raça, o que é bastante incomum hoje em dia e louvável :D

    André Caldas (usuário não registrado) em 23/12/2009 às 3:37 pm

    Repostando (corrigido), por que ficou bloqueado…

    @Lucas Timm,

    A versão 2010 ainda é disponível apenas para Windows. Pra Linux, o mais atual é o 2008.

    [...] os usuários Linux já de mais tempo devem se lembrar do famigerado plugin do flash, cuja versão 8 não estava disponível pra Linux (e Solaris) e ficou restrita apenas à plataforma Windows (e Mac OS).

    Será que mais alguém notou que a causa desse tratamento é justamente pelo fato de os referidos aplicativos não serem livres?
    Memória parece que vocês têm… o que tá faltando é capacidade de processamento!! =P

    Nós, usuários Linux, precisamos aguardar (com muuuuuuuuita paciência, admito) o lançamento da versão 9, que voltou a ser multi-plataforma, pela dificuldade dos desenvolvedores da Macromedia/Adobe na época em igualar os recursos do flash em todos os SOs que ele é oficialmente suportado.

    Eu diria: por causa da natureza não livre do aplicativo em questão.

    Eu compreendo totalmente você querer usar software não livre por não haver substituto livre que faça o que você precisa que seja feito. Agora, adotar um software não livre, de uma empresa que vai necessariamente tratá-lo como “segunda classe” por que você não usa MS (sem o dólar!) windows, sendo que você tem alternativas livres muito superiores… eu até entendo essa vontade de mostrar pro mundo que você é “open” e que não tá nem aí pro “livre”. Quase uma rebeldia sem causa…

    Mas nesse caso, não posso dizer outra coisa, se não: BUR RICE!!!

    Uma notícia irrelevante, na minha humilde opinião. Só postei uma resposta por que meu senso de responsabilidade não permitiu que vocês pregassem uma mensagem tão idio ta como esta.

    André Caldas.

Este post é antigo (2009-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.