Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acompanhando a implantação de software livre em uma empresa privada

Enviado por Elton Pereira (eltonplimaΘgmail·com):

“Estou planejando e executando a implantação de software livre na empresa onde trabalho, e vou compartilhar de acordo com o avanço do projeto como está sendo o processo, onde estarei encontrando dificuldades, onde tudo estará correndo bem, enfim, já coloquei dois posts em meu blog e conforme o projeto for avançando vou postando mais informações.

Quem quiser acompanhar acesse meu blog.” [referência: eltonplima.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vou acompanhar com a maior atenção! Experiências como esta representam queima de etapas em tentativas congêneres.

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 11/07/2009 às 6:09 pm

    Vou começar uma migração em breve, estou apenas aguardando um amigo portar um software simples para escuta de rádios que usamos no Windows, as máquinas “administrativas” não mudarão, o impacto para os usuários seria muito forte.

    jeremias (usuário não registrado) em 11/07/2009 às 6:53 pm

    acho que antes de pensar em migrar o S.O. um trabalho de migração de mentalidade deveria ser posto em prática. Impacto de usuário traduz-se como: o cara só está habituado a fazer algo assim ou assado e não está disposto a aprender nada novo. Temos aí duas coisas. A primeira resolve-se com treinamento, a segunda, a mais difícil, geralmente é deixada de lado, e tem haver com a cultura do carinha, e isso, tem sempre sido a maior causa de insucessos desta área.

    Cardoso (usuário não registrado) em 12/07/2009 às 2:52 am

    Começa errado por falar de “implantação de software livre”. É tão sem-sentido quando vender “implantação de software microsoft” ou “software Oracle”. Empresas não devem NUNCA se basear nesse tipo de rótulo e sim em soluções.

    Complica quando não fala o tamanho da empresa, qual o ambiente a ser migrado, etc, etc. Morre de vez do ponto de vista da objetividade quando escreve coisas como:

    “atual sistema oferecido pelo único fornecedor da plataforma atual é um voraz consumidor de recursos computacionais, e exigiria computadores com elevado poder de processamento que ficariam a maior parte do tempo ociosos e além disso aumentariam o consumo de energia elétrica e geraria mais lixo tecnológico para destruir o planeta.”

    Desculpa aí, mas posso citar uns 20 casos de uso de SL/Linux muito melhor apresentados/justificados do que isso.

    jereba (usuário não registrado) em 12/07/2009 às 10:48 am

    concordo, uma B.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 12/07/2009 às 1:07 pm

    O Cardoso tem razão. Migração é algo que precisa de um foco bastante objetivo.

    Subjetividades podem fazer com que no final das contas seja impossível medir o grau de acerto na escolha e ainda por cima pode trazer falasas expectativas aos usuários e administradores do ambiente migrado.

    Fora o fato de que ser software livre ou proprietário não deveria ser a finalidade em si de uma migração. Essa é uma questão filosófica e não economica e tecnológica. Deve-se fugir disso.

    miranda (usuário não registrado) em 12/07/2009 às 6:43 pm

    “O Cardoso tem razão. Migração é algo que precisa de um foco bastante objetivo.”

    E mesmo com objetivo, depois de feita a migração, ainda pode-se esbarrar em algumas dificuldades…

    Fiz um projeto para um cliente, uma empresa de revelação de fotos, com 3 terminais e um servidor todos rodando Windowa s XP.
    A queixa do cliente era a imensa quantidade de vírus que vinha que infectava o Windows através de pendrives de clientes, ocasionando constantes formatações.

    Usei o OpenSUSE 11.0 +KDE 3.5, consegui implantar ferramentas de visualização de imagens melhores ate que as ele usava no Windows, fim dos vírus de pendrives e outras prolemas relacionados a plataforma antiga.
    Depois de tudo pronto esbarrei com um problema crucial: A extrema lentidão na transferência no envio das imagens para o servidor Windows, e esse foi o motivo que jogou tudo o que eu tinha feito pro ralo.

    Uso Linux como desktop e servidor de arquivos Samba e não vejo essa “lentidão” na transferência de arquivos entre plataformas diferentes (Win/Lin), porem o fato de o cliente não ver a mesma velocidade que habitualmente ele via entre Win/Win foi o grande problema.

    Lógico, se a ABES bater na porta dele ele, ele usa Linux com lentidão e tudo.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/07/2009 às 10:11 pm

    @Miranda: Já tentou utilizar o NFS no servidor Windows, em vez do compartilhamento com Samba? Talvez fosse uma solução mais efetiva ;)

    miranda (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:27 am

    ÓTIMA dica Tércio, obrigado. Te confesso que tinha lido algo sobre isso mas não dei muito atenção. :(
    Vou fazer uns testes aqui em meu laboratório e ver se melhora o desempenho na transferência de arquivos entre Lin/Win.

    Abçs.

    paco (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 12:13 pm

    Miranda

    Qual o modelo da placa de rede da máquina com Linux? Já tive problema semelhante com o samba e ao final das contas a culpa era com os drivers da placa. Não lembro agora de cabeça o modelo, mas na época o problema era conhecido e versões mais recentes do kernel já tinham correção.

    No meu caso, por motivos diversos, simplesmente coloquei outra placa de outro modelo nessa máquina e ficou tudo resolvido.

Este post é antigo (2009-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.